Skip to content

Ansiedade nossa de cada dia

O medo de perder algo, ou deixar de ganhar, tira nossas forças

Você é ansioso? Você se sente assim por vezes? Eu sim, e cada vez mais tenho aprendido e preciso descansar em Jesus, confiando a ele toda a minha vida.
A ansiedade como outro qualquer mal estar emocional tem sido o que mais dá lucro à indústria farmacêutica. Uma pesquisa muito recente mostra que a Indústria farmacêutica lucrou 12% a mais este ano, por conta disso.
E o que é ansiedade senão um medo de perder algo ou deixar de ganha-lo? Perdemos o que temos e deixamos de ganhar aquilo que não temos. As pessoas, neuroticamente, ficam com pensamentos acelerados antevendo que podem perder sempre, preocupam-se se vão ou não passar no vestibular, ser acometido por uma doença, estar fadado a ficar sempre sozinho sem uma companheira ou um companheiro.
Ansiedade, no original grego, nesse contexto, significa “estrangulamento”, sufocar, tirar as nossas forças.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 50% das pessoas que passam pelos hospitais são vítimas da ansiedade.
O tempo é um mal estar social que pode conduzir a ansiedade. Ao esperar o metrô, no meu caso no Metrô Butantã, em São Paulo, tem um reloginho que conta em forma decrescente 2;00, 1:59, 1:58m para o trem vir . Um aplicativo diz que horas o ônibus encosta no ponto; os semáforos vermelhos vão ficando paulatinamente verdes, formas que os homens encontram
de lidar com a ansiedade, sem saber que isso os faz ainda mais ansiosos.
A proposta de solução de Jesus, em Mateus 6. 25-34 é “Observai” – (Vs 26) olhar ao redor, ver o que está acontecendo, ver os movimento da vida e o que Deus tem feito ao redor.
Deus cuida de nós. Vivi uma época que em casa chegamos a dividir um ovo para três pessoas, lembro que colocávamos farinha de mandioca para dar mais “sustança” e passávamos aquele dia. Hoje, eu já diria como Paulo, estou treinado em qualquer circunstância, sei comer, sei passar necessidade. Mas o que importa de tudo isso é que Deus nunca nos deixou.
Hoje Deus quer pacificar o seu coração e a sua alma, então viva um dia de cada vez. Afrouxe o cinto, respire fundo e permita-se ser amparado e amparada pelo cuidado de Deus sobre a sua vida.
Um outro ponto é que Jesus diz que ansiedade é um problema de fé e espiritualidade (v. 32) . A ênfase que Jesus dá nesse texto é que ficamos ansiosos não por causa de pessoas, mas por coisas.
De 1950 para cá, está provado, consumimos 5 vezes mais. O consumismo pode ser uma chaga mortífera. 70% dos assuntos que nos deixam ansiosos NUNCA irão acontecer, isso está provado estatisticamente.
É o dinheiro que deixa você ansioso? Eu aprendi uma coisa – sempre doar, nem que seja 1 real, mas exercite assim, evitando a mesquinharia e a ansiedade em ter mais.
Eu acredito claramente que precisamos mudar a nossa mente, nossa trajetória, dar um giro de 180º e voltar para onde era melhor, voltar para Cristo.
Que o Senhor nos ajude.

Marcio Albuquerque, Psicanalista em São Paulo, Publicado originalmente em
http://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/ansiedade-a-luz-de-jesus-no-sermao-do-monte-mt-6-25-34

Notícias