A mensagem foi transmitida durante a live da Gratidão da TV Viva Promessa, com base em 1ª Tessalonicenses 5:18.
Durante a live da Gratidão da TV Viva Promessa, transmitida nesta sexta-feira (20), no YouTube do canal (link abaixo), a mensagem ministrada pelo vice-presidente da Convenção Geral, Pastor Eleilton Freitas, destacou o tema da gratidão, com base em 1ª Tessalonicenses 5:18: “Em tudo, deem graças, porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”.
Ao comentar o último capítulo da carta aos irmãos de Tessalônica, o apóstolo Paulo apresenta diversos pequenos mandamentos ao povo de Deus, como: “Alegrem-se sempre”, “Orem sem cessar”, “Não apaguem o Espírito”, “Não tratem com desprezo as profecias” — entre eles, um ensino específico sobre a gratidão. A partir desse texto, o Pr. Eleilton destacou pelo menos quatro ensinos centrais sobre o tema.
LEIA MAIS: 94 anos de Promessa: conheça o selo comemorativo e baixe os materiais criados pela APC
Primeiro: o dever da gratidão
“Esse é um mandamento da parte de Deus para o seu povo. O povo dele tem que ser um povo que vive com gratidão. Gratidão tem a ver com o reconhecimento de que nós somos alvos das bênçãos de Deus”, explicou o Pastor. “Nós somos alvos dos seus benefícios. Então, o povo de Deus é ordenado nesse texto a viver com gratidão”, complementou.
Segundo: a extensão da gratidão
O ensino sobre a gratidão é amplo e envolve todas as circunstâncias da vida, já que Paulo orienta a dar graças a Deus em tudo. Segundo o Pr. Eleilton, viver dessa forma não é simples e desafia o cristão a sair da zona de conforto.
“Eu sei que é um desafio agradecer a Deus por todas as circunstâncias, mas esse ensino do apóstolo está vinculado à ideia de que nós temos um Deus que cuida de nós, um Deus soberano, que controla todas as áreas da nossa vida”, afirmou, ao conclamar os cristãos à fé diante das adversidades.
A gratidão, segundo a Palavra de Deus, é uma atitude ultracircunstancial. “Até mesmo aquelas circunstâncias que a gente não consegue entender a razão do porquê estamos passando por elas, nós devemos acreditar que é Deus que está escrevendo a nossa história”, ressaltou. E prosseguiu: “Podemos não achar razões no momento em que as situações estão acontecendo, mas devemos crer que, no tempo certo, Deus nos mostrará, nós entenderemos e descansaremos o nosso coração nele, vivendo com gratidão, mesmo diante das adversidades”.
Terceiro: a razão da gratidão
Após abordar o dever e a extensão da gratidão, o Pastor explicou que essa atitude também tem uma razão clara: “a vontade de Deus”. “Deus deseja que o seu povo viva com gratidão. Deus não quer que o seu povo viva sem contentamento, com ingratidão ou murmuração. O povo de Deus precisa ser um povo grato, porque servimos ao Deus Criador e Senhor de todas as coisas”, destacou o líder.

Quarto: o modo da gratidão
No encerramento da reflexão, o pregador ressaltou que o texto bíblico ensina que a gratidão deve ser vivida “em Cristo Jesus”. “Nós podemos viver com gratidão em razão do que Cristo fez por nós. Nós fomos unidos a Cristo, experimentamos os benefícios da cruz e fomos salvos e redimidos pelo Senhor Jesus Cristo. Então, em Cristo Jesus, a vontade de Deus é que nós vivamos sempre gratos por todas as coisas”, afirmou.
O Pastor também destacou que a mensagem deve ser guardada no coração e motivar a igreja a agradecer pelo ano que passou e a louvar ao Senhor por tudo o que Ele ainda realizará no ano novo. “Nós aqui agradecemos e louvamos a Deus por tudo o que Ele fez na igreja, por tudo o que Ele fez por meio da Agência Promessista de Comunicação, a APC, da TV Viva Promessa e da Editora Promessa, que também integra essa área da comunicação da igreja”, disse.
Ele ainda agradeceu pela atuação dos diversos ministérios do Corpo de Cristo e concluiu com um convite: “Nós convidamos você a continuar sempre louvando e agradecendo a Deus junto com a gente por tudo o que Ele tem feito na nossa vida e na sua igreja local. Enfim, vivamos em gratidão. Esta é a vontade de Deus para mim e para você. Deus abençoe a sua vida e a sua família”, finalizou o pastor Eleilton Freitas.
Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)










