Skip to content

As arquibancadas de Tóquio e as arquibancadas da fé

As arquibancadas de Tóquio não puderam receber o público tão esperado, devido a pandemia de Covid-19. Porém, sob os olhares de juízes, delegações, jornalistas e através dos meios de comunicação, cada modalidade tem o seu público  nos Jogos Olímpicos, em Tóquio, no Japão.  

É possível, que ao notar a ausência de público, você tenha sentido a diferença dessa Olimpíada remota. Afinal, arquibancadas foram feitas para terem torcedores vibrantes, apaixonados e via de regra, incentivadores. 

Imagine, então, você. Na pista de corrida, na piscina ou na pista de skate. Depois de anos de treinos, de competições e campeonatos conquistados. Chegou sua vez de competir nos jogos olímpicos da vida cristã. Os holofotes, as atenções e a torcida estão sobre você. 

Os gritos são os melhores: a “voz” do testemunho de Moisés, faz você entender que é possível o mar se abrir. Com a sunamita diante de Eliseu, você entende que mortos voltam a viver. Com o rei Davi, você supera escândalos pessoais e cumpre o propósito na sua geração. Com Raabe, você arrisca a própria vida, para ver todo o povo de Deus vencer. 

Esses são alguns dos exemplos bíblicos, que segundo o autor de Hebreus, formam a “arquibancada da fé”. Todos descansam no Senhor, mas suas vidas, testemunharam o que Deus fez, através das escrituras. Eles enfrentaram de tudo e morreram acreditando na promessa de vida eterna (Hb 11:33-38). 

Você então, corre a corrida proposta por Deus. Sendo incentivados pelos testemunho dos heróis da fé. Sabendo que eles não receberam a recompensa: visto que Deus havia providenciado algo melhor a nosso respeito, para que, sem nós, eles não fossem aperfeiçoados (Hb 11:40). 

Ao perceber todas as providências divinas, deixa o desânimo de lado e segue rumo ao alvo. Estádio lotado, grande nuvem de testemunhas,  elimina tudo que o impede de prosseguir e o pecado que o assedia (Hb 12:1). Uma corrida longe de ser solitária, mas em parceria, um revezamento que todos desejam chegar  ao fim, você está em competição. 

Não bastasse esses incentivos. Você olha para o telão do estádio e uma cruz vazia é exibida. Quem estava lá, é considerado o Campeão em todas as modalidades. Seguido da imagem, surge a mensagem: fixando os olhos em Jesus, o Autor e Consumador da nossa fé, o qual, por causa da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da vergonha que sofreu, e está assentado à direita do trono de Deus (Hb 12.2).

A mensagem é clara: Jesus é o maior exemplo a seguir! Esteve na cruz mas ressuscitou. Diferente dos heróis, provou a morte, mas a derrotou. Por isso, não desista da corrida cristã. Junte-se com seus irmãos e irmãs que Deus te deu, por meio do Salvador, e lembre-se: depois de enfrentar tudo que tem passado, um dia você se reunirá com todos os que creram no Salvador e receberão o prêmio da soberana vocação em Cristo, pelos méritos do Herói dos heróis (Fp 3:14).

 

Por: Ministério de Comunicação

Foto: R7/Reprodução.

Notícias