Skip to content

Batismo e Ceia em Moçambique

PLANTANDO ESPERANÇA EM MOÇAMBIQUE


Viagem dos pastores José Lima, Osmar Pedro, Gilberto Fernandes, Gelson Pereira e José Carlos a Moçambique.
Objetivo Principal
Iniciar o Projeto Plantando Esperança
A Chegada
Graças a Deus chegamos com a grande bênção de Deus. Saímos no dia 07 às 18hs00 de São Paulo e chegamos as 14hs20, do dia 08,em Nampula. Adiferença de horário é de cinco horas a mais – horário de Brasília-Brasil.
No aeroporto fomos recebidos pelo amado missionário Marcelino e parte dos membros da IAP em Nampula, sempre num ambiente de muita esperança e alegria.
As Primeiras Atividades
Logo vimos alguns irmãos bastante enfermos, sobretudo crianças com malárias, entre as quais, a Kátia, filha do Mis. Marcelino. Providenciamos alimentação para todos os membros da IAP em Nampula, uma vez que o dia seguinte, sábado, dia 09, seria de festa, com batismo e ceia do Senhor.
Sábado, Água, Pão e Vinho:
Com a graça de Deus e o esforço do Mis. Marcelino, conseguimos um excelente lugar para batismo, com água corrente. No dia do Senhor, no início da tarde, 17 irmãos e irmãs desceram às águas batismais, para a glória de Cristo Jesus, nosso Salvador e Senhor. Muita emoção espiritual e mover do Espírito Santo em nossas vidas.
No final do dia, 26 irmãos lavaram os pés uns dos outros. O pastor José Carlos de Almeida não podia conter as suas lágrimas enquanto lavava os pés do Mis. Marcelino. O pastor Gelson, tocado por Deus, glorificava a Deus emocionado. O pastor Gilberto adorava o Senhor e registrava algumas cenas desse momento maravilhoso, enquanto o pastor Osmar se esforçava para compartilhar esse momento com os promessitas, pela internet.
Logo em seguida, os irmãos comeram do pão e beberam do vinho, na Ceia do Senhor, enquanto a noite foi chegando muito rápida. Rostos fixos nos elementos da Ceia, almas quebrantadas diante de Deus, corações contritos a receber o pedaço de pão e o cálice, certos de que Jesus Cristo entregou a sua vida para salvá-los.
E nós ali, vivendo essa graça imerecida. A melhor coisa a fazer é baixar a cabeça e dizer: “Bendito seja o teu nome, Senhor?”
Grande Alegria
A primeira grande alegria foi testemunhar o renascimento da IAPem Nampula. Háum ano e meio, quando aqui estivemos, a congregação estava fechada. Agora, conquanto esteja em grande aflição física, a igreja está animada, está cheia de esperança e alegria espiritual.
Não há estrutura física. Há igreja viva! Fisicamente, tudo é extremamente precário, frágil. O Projeto Plantando Esperança visa fortalecer a vida espiritual dos irmãos, mas, também, contribuir para que tenham estrutura física que lhes dê dignidade.
Realidade
Vivos imagens fortes hoje, sábado. Centenas de crianças, acompanhadas de suas famílias, saindo de uma Mesquita. O Islamismo se prepara para dominar através das novas gerações. Vimos e levamos um choque. Muita reflexão em nossa alma. Pensamentos e preocupações que doem o peito.
Há milhares de crianças perambulando por aqui. Centenas sem pai e mãe. Na IAP moçambicana, há criança para todos os lados. Não temos o direito de ver a realidade dramática e virar as costas. Isso seria uma traição ao nosso Senhor.
Precisamos agir rápido, mas com inteligência espiritual. O Plantando Esperança pode ser esse instrumento. Todavia, sejamos conscientes: as mudanças por aqui, exigem muito trabalho, muito suor, muitas lágrimas, muito sacrifício físico, emocional, espiritual, econômico, mas, sobretudo, exige fé e perseverança na graça e poder de Deus. Ou seja, é serviço para a vida toda, até a volta de Cristo.
Expectativas
Se Deus nos permitir, amanhã, bem cedo, iramos a Anchilo, vilarejo a20 Kmde Nampula, onde há uma IAP que funciona em baixo de uma árvore. Nos reuniremos com os irmãos para acertos da construção da igreja, a partir da próxima segunda feira, dia 11 de junho, sob a responsabilidade dos pastores Gilberto e José Carlos.
No mesmo dia, eu e os pastores Osmar e Gelson estaremos indo para Malema, a250 kmde Nampula (mas que leva de8 a9 horas de viagem devido a precariedade da estrada). Por lá devem ser realizadas partes substanciais do projeto.
Até Logo
Bom, conforme o Espírito Santo for nos dirigindo, a gente conta para vocês o que Ele faz para salvar as pessoas das mais miseráveis situações que esta vida, sob o domínio do diabo, lhes impõe.
Recebam abraços afetuosos de todos os componentes de viagem.
Dependendo sempre das orações de vocês.
Pastor José Lima de Farias Filho