Skip to content

Billy Graham

Um legado de esperança para gerações

Há alguns anos, em uma de suas obras, Billy Graham[1] afirmou: “Anos atrás eu nunca teria sonhado que chegaria a mais de 80 anos de idade, mas a vida costuma nos surpreender, e nenhum de nós pode prever quão longa será nossa jornada. […]sabendo que algum dia nossa jornada irá terminar e que embarcaremos em uma nova — que durará para sempre.”
Em novembro deste ano, ele completaria um centenário. Mas, aprouve a Deus interromper sua jornada terrena, na manhã desta quarta-feira (21), assegurando o que ele continuamente expressava com plena esperança que, ao fim desta, uma nova e eterna jornada o aguardara. Ele adaptou a fala de Dwight Lyman Moody (um de seus evangelistas preferidos – um verdadeiro herói para ele) e sempre afirmava: “Algum dia você vai ler ou ouvir que Billy Graham está morto. Você não acredite em nada disso. Eu ficarei mais vivo do que eu agora. Eu apenas mudei meu endereço. Eu irei à presença de Deus.”[2] Sobretudo, “talvez o legado duradouro de Graham fosse sua capacidade de apresentar o evangelho no idioma da cultura. Ele fez isso brilhantemente, fazendo uso inovador de tecnologias emergentes – rádio, televisão, revistas, livros, uma coluna de jornal, filmes, transmissões de satélite, Internet – para espalhar sua mensagem”.[3]
Segundo Ed Stetzer,[4] Billy Graham disse: “Eu vou pregar até que não haja falta no meu corpo. Fui chamado por Deus, e até que Deus me peça para me aposentar, não posso. Seja qual for a força que tenho, seja qual for o tempo que Deus me deixa, será dedicado a fazer o trabalho de um evangelista, enquanto eu viver. […] Descobri que, quando eu apresento a mensagem simples do Evangelho de Jesus Cristo, com autoridade, citando a própria Palavra de Deus, Ele leva essa mensagem e a faz sobrenatural para o coração humano”.
O destaque é que apesar de sua relevância, reconhecido pelas autoridades mais importantes do mundo, como um embaixador de Deus, Billy Graham, afirma: “Ele faz”. Para ele, os milhões que foram alcançados pela sua pregação, o foram porque Deus o fez. Com humildade e sempre bem humorado – mesmo enfermo há alguns anos,sempre se apresentava bem disposto, a despeito de sua idade avançada, para partilhar o evangelho da Graça, de forma profunda, porém, simples, conforme a cultura de seus ouvintes. Podemos considerá-lo um verdadeiro herói da fé, o qual acrescenta seu exemplo a tão grande nuvem de testemunhas de Cristo que nos rodeia, encorajando-nos a livrarmo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, para continuarmos correndo com perseverança a corrida que nos é proposta (cf. Hb 11 – 12:1).
De fato, Billy Graham nos deixa um legado de esperança para gerações. Como Davi, ele serviu ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado e seu corpo também irá decompor-se (cf. At 13:36). Mas, o evangelho que ele pregou é o evangelho de Jesus Cristo, aquele a quem Deus ressuscitou e não sofreu decomposição (At 13:37). Foi a Ele que Billy Graham dedicou sua fidelidade e esperança e é por ele que devemos viver. Se quisermos ser fiéis a Jesus, temos de ser e fazer discípulos no poder do Espírito Santo de todas as gentes, como o Senhor do evangelho nos comissionou, em Mateus 28:18-20. Billy Graham aceitou este chamado, é dele a frase: “A Salvação é de graça, mas o discipulado custa tudo o que temos.”[5] Você está disposto a este custo?
Utilizando todos os recursos possíveis que temos a nossa disposição, que também possamos servir ao reino de Deus em nossa geração, para ensinar as boas novas de salvação em Cristo, com clareza e integridade, ao máximo de pessoas possível. Assim, viveremos com fidelidade ao propósito de Deus para nossa vida, para a cultura atual. Caso você ainda não seja um discípulo de Jesus, experimente! Custa tudo, mas não há preço que o pague.

Pr. Mateus Silva de Almeida é responsável pela IAP em Piracicaba e Rio Claro (SP).


NOTAS
1. Graham, Billy. A jornada: como conquistar a fé que nos guiará pelo resto denossas vidas / Billy Graham; tradução de Alexandre Martins. – Rio deJaneiro: Thomas Nelson Brasil, 2007.
2. http://www.christianitytoday.com/ct/2018/february-web-only/billy-graham-viral-quote-on-death-not-his-d-l-moody.html (Acesso: 22/02/18).
3. http://www.christianitytoday.com/ct/2018/billy-graham/died-billy-graham-obituary.html (Acesso: 22/02/18).
4. http://www.christianitytoday.com/edstetzer/2018/february/reflections-on-passing-of-rev-billy-graham-one-of-greatest-.html (Acesso: 22/02/18).
5. https://frasescristas.wordpress.com/2012/05/09/frases-de-billy-graham/ (Acesso: 23/02/18).

Notícias