O que é Filosofia de Ministério e por que ela é importante para a igreja local?

É uma forma em que os ministérios da igreja local começam a trabalhar de acordo com um plano ministerial da igreja local; entenda

 

O que é Filosofia de Ministério e por que ela é importante para a igreja local? A Filosofia de Ministério é uma forma prática de tornar uma pessoa nova na fé uma discípula de Cristo, em que os ministérios da igreja local começam a trabalhar de acordo com um plano ministerial da igreja local. Esse foi o conceito dado pelo Pastor da Igreja Adventista da Promessa Santo Amaro, em São Paulo, durante o Programa Reviva, da TV Viva Promessa (assista o episódio 1 abaixo).

 

Fabiano deixou mais claro a ideia, ao dizer que cada igreja local deve desenvolver a sua própria filosofia com base nas Escrituras Sagradas, que são as diretrizes bíblicas, e também com base na realidade, nos dons que a igreja recebeu do Espírito Santo e na zona urbana ou rural onde está localizada. Logo, a filosofia são valores que norteiam a missão da igreja local e abrange áreas como evangelização, ensino doutrinário, celebração envolvente, pequenos grupos e outros aspectos que vão do ensino bíblico ao prático. 

A Promessa Santo Amaro está situada na zona sul da capital paulista, rodeada por parques, com grande movimento de pessoas praticantes de esportes e, ao seu redor, prédios, moradias e casas. “A revitalização na Promessa Santo Amaro iniciou com a construção da filosofia de ministério, que tem quatro diretrizes: amamos a Deus, amamos ao próximo, discipulamos e compartilhamos o evangelho”, complementou o líder. 

 

Tudo começou com oração 

Fabiano conta que, desde sua oração pedindo a direção do Espírito Santo até a elaboração da filosofia junto da liderança e membros locais, passaram-se cerca de dois anos, entre 2017 e 2018.

“Ao chegar à Promessa Santo Amaro, o plano ministerial, a filosofia de ministério que dá sentido para a igreja, iniciou com uma pergunta que fiz aos líderes naquele período: ‘Quando uma pessoa decide congregar em uma determinada igreja, ou exatamente em Santo Amaro, quais eram os passos que ela daria para se tornar uma discípula de Cristo?’”

Naquele momento, houve um breve silêncio na reunião, relembra Fabiano, até que um deles levantou a mão e disse: “Olha, vai para a [classe] doutrinária’.E eu perguntei: ‘Mas e durante a semana, qual é a comunicação?’ Então permaneceu aquele silêncio e eu disse: ‘Então nós vamos refletir sobre isso’. Foi então que nós começamos a desenvolver a filosofia de ministério”, complementa. 

 

Testemunhos da mudança de mentalidade

Para Jane de Paula, que faz parte da liderança, “a filosofia de ministério veio para relembrar qual era a missão da igreja. Veio trazer clareza sobre onde realmente devíamos focar, o que nós precisávamos fazer. A clareza que veio nos mostrar era que o nosso olhar, como igreja, estava apenas para dentro. Nós não tínhamos muito esse olhar para fora”, testemunha.

 

Ela ressalta que houve um olhar maior de toda a igreja para os perdidos. “Isso veio nos chamar ao propósito para cumprirmos a missão. Então, a partir daí, nós entendemos e relembramos aquilo que realmente fomos chamados para fazer.”

Já para Isabel Ribeiro, que atua no Ministério de Ensino, a Filosofia Ministerial trouxe mais unidade entre os ministérios, que passaram a desempenhar suas atividades específicas unidos em um propósito.

“A nossa filosofia ministerial, amamos a Deus, amamos ao próximo, discipulamos e compartilhamos o evangelho, foi um divisor de águas na Promessa Santo Amaro”, conta ela. E aprofunda: “Veio bem no momento em que deixamos de ser departamentos isolados, cada um na sua ‘caixinha’, e passamos a trabalhar como um ministério integrado, pensando sempre pela direção do Espírito Santo.”

 

Sobre o Programa Reviva

 

O Programa Reviva é uma quinzenal da TV Viva Promessa, disponível às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), com um propósito de ajudar igrejas, pastores e líderes a viverem a missão de Deus de uma forma transformadora, contextualizada e relevante. Nele, são abordados temas como plantação de igrejas, revitalização e missão urbana, sempre com um olhar específico para aquilo que Deus está fazendo hoje.

Para se aprofundar no tema da Revitalização de Igrejas, acesse a plataforma de cursos: www.promessaglobal.com/reviva.

 

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)

Fotos: Divulgação/Promessa Santo Amaro

Projeto de empreendedorismo nascido na Igreja Adventista da Promessa é premiado em São Paulo (SP)

A ação nasceu numa viagem missionária à Moçambique, com a essência do projeto Mulheres da Promessa, formação empreendedora voltada para mulheres da Promessa de Cotia.

 

O Projeto BagMoça é uma iniciativa de valorização, capacitação e empreendedorismo feminino em Nampula, Moçambique. A ação nasceu na viagem missionária em Moçambique em setembro de 2025, com a essência do projeto Mulheres da Promessa, uma formação de empreendedorismo voltada para mulheres da Igreja Adventista da Promessa de Cotia, na Convenção Paulistana, em São Paulo, criado por Juliana Mateusa.

Trata-se de um movimento cultural e artesanal que fortalece a mulher moçambicana por meio do trabalho com capulana (tecido característico do país), da valorização da identidade feminina e do desenvolvimento comunitário. A iniciativa foi premiada em primeiro lugar na competição em São Paulo.

Ao receber o reconhecimento, Juliana dedicou o prêmio a Deus, em primeiro lugar, e às mulheres de Moçambique:
 “Esse prêmio maior, que é o primeiro lugar, eu quero dedicar às mulheres moçambicanas. Eu quero que elas vejam esse momento e reconheçam que têm valor, que podem chegar onde desejarem, que elas podem muito mais. Eu quero dedicar esse prêmio a elas. E eu dedico também ao lugar onde resido, onde também exerço liderança e ajudo muitas mulheres a empreender e gerar sustentabilidade”, declarou Juliana.

 

 

Ela também agradeceu à comunidade promessista: “Eu quero agradecer muito a comunidade promessista, porque a igreja onde desenvolvi o projeto e fui fazer missões já com a expectativa de gerar renda para a comunidade moçambicana. Tive o privilégio de, em sete dias que estivemos lá, já consegui colocar a confecção em funcionamento”, relembrou.

Para ela, a bolsa produzida pela BagMoça é mais que uma sacola de tecido. “Há todo um projeto de empreendedorismo por trás dessa sacola, de crescimento, reconhecimento cultural e valorização das pessoas. É muito mais do que simplesmente produzir um item. Estamos agora no processo de educação empreendedora. A igreja me ajudou e apoiou”.

O projeto promove valores, identidade e autonomia, transformando tradição em propósito e o tecido em ferramenta de esperança. Na noite da premiação, Juliana comentou sobre sua mudança de rumo profissional: “Além de fazer contabilidade, eu queria levar isso para as pequenas empresas, mas também praticar principalmente o lado social e o lado de governança.”

 

Sobre a equipe

A equipe do BagMoça é formada por: Ms. Josi (administradora, em Moçambique), Juliana Mateusa (Brasil), Sofina, Isaura, Glória, Mailuna e Nelson (costureiro), todos em Moçambique. Além deles, é parceira no projeto, a irmã Karine, da Promessa Parque Edu Chaves, em São Paulo (SP) , e a Mis. Eliane Salvador, líder do Ministério de Mulheres da Convenção Geral. 

A marca está registrada e o Instagram é @bagmoçambique. O prêmio contribuirá para ampliar a visibilidade da causa. Juliana explica a proposta: “O projeto é idealizado por mim; entra dentro da comunidade para identificar o que seria ideal para gerar renda e receita.” 

No dia 6 de dezembro, será lançada a segunda turma oficial na igreja de Cotia.
 “O BagMoça não é um projeto solto; faz parte de um movimento de geração de renda e de crescimento espiritual e emocional para as mulheres. Sou contadora, trabalho com empreendedorismo feminino fora da igreja, e construí um projeto dentro da igreja, em modo missão, para atrair também pessoas de fora.”

 

Futuro

Para o futuro, a missionária empreendedora pretende mobilizar agentes da sociedade para estruturar uma sala multimídia em Moçambique, oferecendo educação a distância para jovens, além de uma sala de corte e costura. Colegas contadores também manifestaram interesse em apoiar, especialmente considerando a necessidade de estrutura para processos de importação e exportação.

 

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)/Andrei Sampaio

Fotos e vídeos: Divulgação

Comunicadores da Convenção Paulistana participam de Workshop de Comunicação em São Paulo (SP)

Centenas de participantes aprenderam na teoria e na prática que a “Comunicação que impulsiona a missão”.

 

Líderes de ministérios de comunicação das igrejas locais da Convenção Paulistana foram capacitados para fortalecer o entendimento de que o trabalho  de mídia é também missionário, que comunica o Evangelho e expressa a identidade da igreja com excelência e propósito, no Workshop de Mídia 2025, promovido pelo Ministério de Comunicação Regional.

Com tema central “Comunicação que impulsiona a missão”, o evento reuniu mais de 100 líderes de mídia, comunicadores e voluntários promessistas de diversas igrejas locais da região, e promoveu um espaço de aprendizado prático, troca de experiências e integração entre ministérios, no último sábado (08), na Igreja Adventista da Promessa de Santo Amaro, na Capital Paulista. 

“Cada um de nós, com um celular, pode ser missionário. A mídia é um instrumento poderoso nas mãos da igreja”, observou Thainan Amorim, líder  do Ministério de Comunicação Regional, sobre o poder das mídias sociais para a proclamação do Evangelho. 

 

A programação

Na primeira parte, o workshop foi conduzido pela equipe do Movimento Radiação (missão urbana promessista de Campinas, SP), treinamento que focou em estratégias de conteúdo para a igreja, e abordou temas como: planejamento estratégico, identidade visual, linguagem acessível e humanização das redes sociais. “Quando entendemos que a comunicação é uma missão, buscamos excelência para servir melhor”, concluiu Matheus Santos, que colabora no movimento. 

A equipe, composta por Jéssica Gomes, Matheus Sant’Anna, Mateus Luiz Rosa e Letícia Rosa, compartilhou experiências práticas e orientações sobre como comunicar o Evangelho de maneira relevante e criativa nas plataformas digitais, com destaque para o alinhamento entre mídia e a liderança pastoral.

Comunicação que impulsiona a missão

Em seguida, ocorreu o painel com o tema principal: “Comunicação que impulsiona a missão”, com a participação de Thainan Amorim, da Comunicação Paulistana; Letícia Rosa e Matheus Sant’Anna, do Movimento Radiação; Thiago Farias e Pr. Santiago Corrêa, da TV Viva Promessa. O painel destacou o uso responsável da imagem e dos direitos autorais, a necessidade de produzir conteúdos com propósito, autenticidade e coerência com a mensagem do Evangelho. “É melhor postar pouco, com qualidade, do que muito, sem propósito. Estratégia vem antes do formato”, esclareceu o Pastor Santiago Corrêa, que faz parte da equipe da TV Viva Promessa.

 

A programação foi conduzida por Thainan Amorim, com a colaboração das equipes convidadas do Movimento Radiação e da TV Viva Promessa, que compartilharam suas experiências e conduziram os treinamentos técnicos práticos nas áreas de transmissão, fotografia e redes sociais.

 

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)

Com informações e fotos: Comunicação Regional

Cerca de 400 pessoas participaram da Vigília de Missões da Convenção Paulistana

Painel, participação de seminaristas e pregação da Palavra de Deus marcaram a programação realizada na Promessa Santo Amaro, em São Paulo (SP).

 

Cerca de 400 pessoas participaram da Vigília de Missões da Convenção Paulistana. Durante a programação, houve momentos de oração, ministração da Palavra e reflexão sobre o tema missões, além de louvores a Deus. O evento, que teve como tema “Missão Global Global: começa em nós, alcança o mundo”, ocorreu na Promessa Santo Amaro, na zona sul de São Paulo (SP).

Por questões relacionadas à lei do silêncio, devido à localização da igreja, a vigília — realizada no dia 30 de agosto — teve início às 16h e se estendeu até às 22h. Promovida pelo Ministério de Proclamação Regional, a programação contou com diversos momentos em que os promessistas puderam refletir, orar e ofertar pela causa missionária.

Um painel com a participação do presidente da Convenção Geral, pastor Adelmilson Júlio Pereira, com o superintende regional, Pr. Cícero Alves e o líder de Proclamação Regional, pastor Fabiano Santana, foi conduzido pelo vice-superintendente, pastor Cristiano Farias. No painel, foi abordado o avanço da Promessa no mundo, trazendo informações relevantes sobre o desenvolvimento e crescimento da Igreja Adventista da Promessa em outros países.

Em um segundo momento, houve a participação de alguns seminaristas do Seminário Teológico Promessista (STP). Dois deles são assistidos pela Convenção Paulistana — Juliana e Emily — e os outros dois são alunos vindos da igreja em Moçambique: Originaldo (conhecido como Origem) e Amélia, que também prestigiaram e participaram da celebração.

De acordo com o pastor Fabiano Santana, “nesse momento, o foco foi falar sobre a campanha financeira de missões, dando feedback para a igreja de que o recurso financeiro tem sido utilizado para a capacitação e investimento na formação de pastores”.

Ao final, a ministração da Palavra de Deus ficou a cargo do presidente da Aliança Mundial Promessista (AMP), pastor Adelmilson Júlio. Em sua mensagem, ele abordou a missão global da denominação, tema da Vigília de Missões, e encorajou os irmãos ao discipulado e à evangelização.

 

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC).

Em ação social, promessistas de Sorocaba realizam mais de 300 atendimentos à população

O público foi atendido gratuitamente nas áreas da saúde, jurídica, psicológica, nutricional e pastoral, por meio da participação de dezenas de profissionais voluntários.

*Atualização: foram 300 atendimentos, e não 300 pessoas atendidas como publicado anteriormente. 

 

A Igreja Adventista da Promessa no bairro Vila Helena (IAPVH), em Sorocaba (SP), abriu as portas de seu espaço para um verdadeiro “abraço solidário” com mais de 300 atendimentos gratuitos por uma ação social que alcançou quase 100 pessoas. No domingo (20), das 9h às 16h, um público de diferentes idades — adolescentes, jovens, adultos e idosos — foi até o templo e encontrou ali atendimento nas áreas da saúde, jurídica, psicológica, nutricional e pastoral, por meio da participação de dezenas de profissionais voluntários.

Foto: Divulgação/Promessa Vila Helena.

 

O titular da igreja, Pastor Tom Dias, contou sobre a sua felicidade pela iniciativa ser realizada pela Promessa. “Estou feliz e grato a Deus pela equipe que se colocou à disposição para servir não só à igreja, mas à comunidade de Vila Helena”, expressou o líder. Ao celebrar os atendimentos, ele complementou: “Que Deus seja glorificado por isso, e que nos dê mais oportunidades de servir. Isso é evangelismo prático, objetivo, sem meias palavras. Nosso objetivo é acolher pessoas aqui”.

Leia mais: Vamos orar pela Promessa Global? Junta de Missões promove projeto de 31 dias de oração 

 

Em entrevista ao Promessistas.org, o idealizador da iniciativa, Pr. Marcos Corrêa, que atua no quadro pastoral da igreja e também é diretor do Portal Guiame, disse que a ideia surgiu para que os promessistas da Vila Helena olhassem com mais sensibilidade às necessidades daqueles que precisam ser alcançados pelo Evangelho de Jesus Cristo de forma integral. “A igreja tem que ser importante onde ela está. A Palavra já é transformadora por si só, porém é preciso olhar as pessoas como um todo”, explicou o pastor Marcos.

Para que tudo desse certo e os atendimentos ocorressem, foi montado um núcleo gestor que recrutou os voluntários de dentro e de fora da igreja, o que garantiu um amplo atendimento à população. Estavam entre os serviços oferecidos: aferição de pressão arterial, testes de glicemia, atendimento nutricional, orientação com personal trainer, atendimentos jurídicos, psicológicos e pastorais, além de serviços de massagem, reflexologia e sessões de relaxamento.

Foto: Divulgação/Promessa Vila Helena.

 

Voluntariado que enche de gratidão

Simone Ruiz foi uma dessas voluntárias e levou uma equipe de cinco profissionais para atender durante a iniciativa. Ela, que é professora de massoterapia e reflexologia podal, em entrevista ao Guiame, ressaltou a importância de levar esses cuidados de saúde para um público maior. “Muita gente ainda acha que massagem é um artigo de luxo, mas ela é necessária para a saúde física e emocional das pessoas.”

A massoterapeuta Aline destacou que é muito importante levar sua profissão para benefício de quem precisa. “Atendi várias pessoas com dores, outras cansadas do dia a dia, e ouvi-las dizerem ‘que alívio!’ é muito gratificante”, explicou.

Foto: Divulgação/Promessa Vila Helena.

 

Oportunidade que gera impacto

Já no anúncio do Abraço Solidário, muitas pessoas do entorno do templo puderam saber da presença da igreja ali, o que mostra que seu resultado foi além da prestação de serviços — evidenciando a relevância da igreja e incentivando o anúncio do Evangelho de Cristo. “Houve um impacto muito grande na vida dos voluntários. Os irmãos da igreja se sentiram motivados pela ação. Assim, fomos juntando peças e deu certo”, testemunha Marcos. Ele também reforçou a importância de aliar pregação com ação, fé com obras: “Jesus, além de ensinar, fazia milagres. A igreja tem que trazer impacto à região onde está. A igreja tem que ter uma ação social e espiritual fortes para gerar impacto.”

 

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC). 

Com informações: Portal Guiame. 

Fotos: Divulgação/Promessa Vila Helena. 

Promessa Jardim Santa Emília comemora 50 anos e reinaugura templo com festa

A celebração especial reuniu cerca de 180 pessoas que louvaram a Deus pelo avanço da obra.

 

A Igreja Adventista da Promessa de Jardim Santa Emília, localizada no município de Embu das Artes (SP), teve um motivo duplo de celebração diante do Senhor no último sábado (26): os 50 anos de existência da congregação e a inauguração de seu novo templo. Uma casa dedicada ao Senhor: moderna, atualizada e cheia de novas perspectivas, resultado do esforço dos promessistas ao longo de pouco mais de dois anos, desde o início da reforma.

Cerca de 180 pessoas estiveram presentes e participaram das comemorações. Entre os convidados estavam membros da Diretoria da Convenção Paulistana, que, junto à igreja local, louvaram a Deus com cânticos, testemunhos, glorificações e ouviram a ministração da Palavra conduzida pelo tesoureiro regional, Pastor Geraldino Pereira.

A Missionária Vilma Oliveira, que atualmente pastoreia a igreja, falou sobre a responsabilidade das gerações em manter viva a história da comunidade:

“Eu avalio as duas festas como um marco na história da igreja local. Esta igreja conseguiu honrar e manter o legado dos primeiros irmãos, que lutaram com muita dificuldade para construí-la. A nós coube reformá-la e adequá-la para este tempo, trabalho que foi feito com muito carinho e gratidão.”

UM NOVO TEMPLO

Em um vídeo gentilmente cedido pela direção da igreja, é possível ver registros do templo antigo, com fotos de 2010, 2017 e 2022, além das etapas da reforma que se estenderam de 2023 até a conclusão em 2025.

 

Durante a celebração, a irmã Terezinha, uma das pioneiras da comunidade, concedeu uma entrevista (assista o vídeo abaixo) na qual compartilhou sua experiência de fé. Membro da igreja desde os 10 anos de idade, ela, hoje com 73 anos, relembrou os primeiros passos da congregação: No início, se reunia nas casas durante a semana, e aos finais de semana, iam à Promessa de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo.

Ela citou nomes de pastores históricos como Godofredo Wanderley e José Ramos, que atenderam ao apelo para evangelizar a cidade, especialmente porque, na época, ela vivia ali com os filhos pequenos, o que dificultava as viagens para Santo Amaro. Com a chegada de um irmão chamado Sebastião ao bairro, os primeiros cultos passaram a ser realizados localmente, durante cerca de cinco meses.

 

Uma história de perseverança

As primeiras visitas foram marcadas por cultos caseiros em sistema de rodízio, prática que se manteve por cerca de quatro anos. Com o tempo, novos irmãos se uniram à missão. Entre idas a Santo Amaro e evangelizações locais, veio o impulso de alugar um salão e iniciar, oficialmente, a obra no bairro. O espaço inicial comportava apenas oito pessoas. Depois, com ajuda da membresia, foi possível adquirir um terreno maior, onde se ergueu o templo atual.

“Não foi fácil, foi bem difícil, mas graças a Deus até aqui nós chegamos”, relatou a irmã Terezinha.

Diante da data especial, ela também deixou um conselho para as novas gerações: “A perseverança é a maior qualidade que os antigos membros deixaram. As novas gerações precisam continuar a obra. Continuem a luta, porque nós só paramos quando morremos. Mesmo na velhice, a gente não pode ir, mas pode orar para que os jovens continuem anunciando a Palavra de Deus.”

 

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC). 

Fotos e vídeos: Divulgação/igreja local. 

Igreja em São Paulo conecta exercícios físicos com evangelização

Ao todo, 110 pessoas estiveram presentes em um parque em frente à Promessa Santo Amaro.

 

Com o propósito de incentivar os discípulos de Cristo à prática de exercícios físicos e levar o Evangelho às pessoas não cristãs que frequentam um parque em frente ao templo da Promessa Santo Amaro, na zona sul da capital paulista, nasceu a iniciativa “Conecta Parque”. Na primeira edição da ação, realizada no último domingo (01), 110 pessoas — entre crianças, jovens, adultos e idosos — participaram de momentos de exercícios para o corpo, um gostoso café da manhã e o testemunho da fé no Salvador.

“A ideia ali é se conectar com as pessoas que estão no parque”, explicou o responsável pela igreja, Pastor Fabiano Sousa Santana, que também é um assíduo praticante de esportes. “Nós fomos com um grupo de irmãos da igreja, e ali, algumas pessoas [de fora] começaram a treinar com a gente; nós começamos a convidá-las e elas começaram a ir”.

Além de atentar para a importância do cuidado com o corpo e do contato com áreas de lazer da cidade, Fabiano enxerga a iniciativa como uma forma de compartilhar a Palavra de Deus com os moradores do bairro. “A ideia é cumprir a missão de uma forma leve, e o propósito foi cumprido”, completou.

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC).

Fotos: Promessa Santo Amaro/Divulgação.

A igreja que não enxerga a comunidade ao seu redor se torna invisível, afirma pastor promessista

O secretário da Convenção Paulistana e Pastor da Promessa Vila Falch, em Mauá (SP), Jailton Sousa, foi entrevistado na TV Viva Promessa.

“A igreja pode estar invisível à comunidade. É uma via de mão dupla, né? Quando a igreja não enxerga a comunidade e, portanto, a comunidade é invisível aos olhos da igreja, ela também se torna invisível aos olhos da cidade, da comunidade.” A afirmação é do secretário regional e Pastor da Igreja Adventista da Promessa de Vila Falch, em Mauá (SP), Jailton Sousa, durante entrevista à TV Viva Promessa na Conferência de Missões 2025, com o tema “A Dimensão da Missão”, realizada na Promessa de Santo Amaro, em São Paulo, Convenção Paulistana.

Jailton ressaltou que a igreja local deve ser uma comunidade que faz a diferença onde está, quando vive a missão que Deus lhe confiou. “A igreja aprende, dia após dia, a se doar. É uma comunidade que se doa para alcançar as pessoas, e ela se doa de muitas maneiras. Há muitas situações práticas que podem ser utilizadas para se alcançar as pessoas: âmbitos educacionais, acadêmicos, sociais, relacionados ao aconselhamento… Enfim, temos muitas estratégias hoje que podem ser utilizadas pela igreja dentro do seu contexto, que possibilitam o alcance de pessoas vulneráveis.”

Acender um alerta

O pastor pontuou que os cristãos não devem estar alheios às necessidades da rua, do bairro e da cidade onde estão plantados, pois só assim, se envolvendo com a realidade ao redor, será possível “brilhar” a luz do Evangelho naquele lugar. “Infelizmente, isso acontece, e precisa acender um alerta, né? Para a igreja, para essa comunidade, o que indica que ela precisa, sim, mudar sua postura, mudar sua iniciativa em relação a isso.” E reforçou: “A igreja vive para atender à comunidade local. Se ela não faz isso, então tem que se questionar onde está a sua relevância.”

No início da entrevista, concedida ao apresentador Pr. Gustavo Rocha, Jailton explicou que a igreja vive uma fase em que tem voltado ao assunto de missões. “A igreja vive um momento muito especial em relação a um despertamento missionário. E aqueles que têm o privilégio de participar de uma conferência que trata de um tema tão relevante como esse, sem dúvida alguma saem daqui com um pensamento diferente.”

Ele também afirmou que a missão não é um assunto teórico, mas uma vivência prática. “A missão na igreja não é teórica. A missão tem que ser prática. Então, quando nós entendemos missão no senso de uma atividade prática, a nossa visão sobre isso muda, e as nossas atitudes também”, pontuou Jailton. 

Para conferir outras entrevistas do evento, acesse o canal da TV Viva Promessa no YouTube: @tvvivapromessa

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC).

Dormiu no Senhor o Pastor David Salviano de Souza

Dormiu no Senhor, nessa quarta-feira, 14 de maio de 2025, o Pastor David Salviano de Souza, aos 64 anos. Amado por muitos promessistas, ele foi integrante do Ministério de Vida Pastoral (MVP) da Convenção Geral, sempre ao lado de sua esposa, Diaconisa Aparecida Rocha de Souza, conhecida como Cida, além de ter sido superintendente da Convenção Paulistana. 

Com a temática da família, ele deixou uma marca profunda na Igreja Adventista da Promessa: celebrou mais de 430 casamentos, realizou mais de 500 apresentações de crianças e conduziu incontáveis batismos. Subiu ao púlpito milhares de vezes para compartilhar mensagens profundamente centradas no Evangelho, com ênfase nos valores da família cristã.

 

Vida Familiar

O Pr. David Salviano nasceu em 8 de agosto de 1960, na cidade de Glória de Dourados (MS),  era filho de José Salviano Sobrinho e Madalena de Souza. Foi casado por 41 anos com a Diaconisa Aparecida Rocha de Souza, falecida em 2 de março de 2024, com quem construiu uma família abençoada: os filhos Daiana, Irineu e Ana Deise, e os netos Felipe, Lucas, Giovani, Amélia e Pedro.

 

História ministerial

Seu ministério foi longo, frutífero e marcante. Pastoreou mais de 40 igrejas em diversas localidades — a maioria em São Paulo —, onde deixou um legado de fé, dedicação e serviço cristão. Influenciou gerações com seu exemplo de humildade, firmeza e amor à Palavra de Deus.

Como citado, exerceu funções na liderança da igreja, celebrou casamentos e apresentou muitas crianças. Nos últimos anos, congregava assiduamente na Promessa de São Caetano do Sul, onde também pastoreou entre 2000 e 2004.

Na cidade, desenvolveu um ministério ativo de visitação aos irmãos enfermos, levando consolo e esperança. Atuava ainda na capelania hospitalar do município, sendo figura conhecida e respeitada por moradores e profissionais da saúde locais. Além de pastor, era psicólogo de formação e prestou aconselhamento e cuidado a centenas de pessoas — na maioria das vezes, de forma voluntária — com escuta compassiva e orientação sábia.

Entre as coisas que mais gostava de fazer, destacavam-se tocar violão e cantar. Uma de suas canções favoritas, que marcou sua trajetória e tantas vezes entoou com emoção, foi Divino Companheiro, cuja parte da letra diz: “Fica, Senhor, já se faz tarde. Tens meu coração para pousar. Faz em mim morada permanente. Fica, Senhor. Fica, Senhor! Meu Salvador!”

Agora, o Pr. David descansa no Senhor, aguardando a ressurreição prometida (1 Co 15:20).

 

Informações do velório

O velório será realizado no Cemitério Jardim Vale da Paz, das 8h às 12h, e o sepultamento ocorrerá em seguida no mesmo local: Avenida dos Pereiras, 600 – Eldorado, Diadema, SP.

 

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC).

Com informações de Nadir Maria Braz Mendes, Francisco Covre, Leandro Almeida e Marco Murta.

 

Em celebração evangelística, três jovens se rendem ao Salvador

A programação também teve o propósito de mostrar as igrejas locais da Convenção Paulistana, como devem comunicar, recepcionar e acolher os visitantes.

 

“Best friends”, que significa “melhores amigos”, foi o tema de um encontro evangelístico que reuniu aproximadamente 210 pessoas, em sua maioria adolescentes e jovens, promessistas e convidados, para ouvirem a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo. Além disso, o evento buscou servir de exemplo para as igrejas da Convenção Paulistana, de como uma celebração pode focar na comunicação, recepção e acolhimento para alcançar os visitantes. O resultado foi alcançado com três jovens que decidiram entregar suas vidas a Cristo.

“Toda a linguagem foi pensada para o não-cristão, de forma que o culto se tornasse uma ponte para que as pessoas pudessem ter um encontro com Jesus”, explicou o Pastor Fabiano Santana, líder da Promessa Santo Amaro, que sediou o evento. “E foi isso que aconteceu: tivemos três decisões”, completou.

A celebração, organizada pelo Ministério de Proclamação Regional, ocorreu na Promessa Santo Amaro, em São Paulo, no último sábado (14). A pregação, que teve o mesmo tema do evento, foi conduzida pelo Pastor Santiago Correa, líder da Agência Promessista de Comunicação (APC), que pregou com base em João 16:13-15. 

O Líder Geral avaliou positivamente a programação.“O propósito era apresentar Jesus e Seu evangelho de forma simples e compreensível para os visitantes, e isso gerou frutos”, ressaltou. “Foi emocionante ver vários adolescentes e jovens, convidados pelos membros da igreja, se rendendo à mensagem de Cristo e ao Seu amor.”

Texto: APC Jornalismo.

Setembro Amarelo: igreja promove ação de saúde emocional na cidade de São Paulo (SP)

A Promessa de Santo Amaro recebeu 180 pessoas, das quais três aceitaram Jesus. A igreja também oferece uma série especial de mensagens sobre questões da alma aos sábados e domingos de setembro.

 

A Igreja Adventista da Promessa de Santo Amaro reuniu 180 pessoas em uma ação especial que promoveu a saúde emocional. O evento, realizado no último domingo (8), ofereceu atendimento psicológico, cuidados com a saúde física, alimentação e lazer para as crianças. Três pessoas aceitaram Jesus durante o culto.

Entre os serviços disponíveis, destacaram-se sessões de massoterapia, escalda-pés, aferição de pressão arterial por enfermeiros, além do atendimento realizado por três psicólogas. A programação também incluiu um almoço comunitário, brincadeiras como pula-pula, piscina de bolinhas e distribuição de algodão doce.

A ação social e evangelística teve um impacto significativo, com 40% dos participantes sendo não cristãos. De acordo com o pastor Fabiano Santana, líder da igreja, o objetivo é também alcançar o bairro onde estão presentes. “Essa ação busca não apenas contextualizar o Evangelho, mas também alcançar a comunidade, já que muitos dos presentes são moradores da região”, explicou.

SÉRIE DE MENSAGENS

Além da ação missional, a igreja está promovendo uma série especial de mensagens aos sábados e domingos de setembro, abordando temas de saúde emocional com base na Bíblia, pregados por teólogos e psicólogos. Intitulada “Juntos pela Vida”, a série traz os seguintes temas:

 

SÁBADOS

  • 07/09 | Ansiedade (Filipenses 4:4-9) – Deise Quintino
  • 14/09 | Burnout (Salmos 31) – Rubenita Souza
  • 21/09 | Depressão (Salmos 42) – Rose Pires
  • 28/09 | Inteligência Emocional (Efésios 4:30-32) – Dsa. Abizai

Domingos

  • 08/09 | Suicídio (Salmos 116:1-13) – Pr. Beto Soares
  • 15/09 | Cansaço e Exaustão (Isaías 40:31) – Kelly Rodrigues
  • 22/09 | Relacionamentos que Curam (Gálatas 6:2) – MS. Célia Beltran
  • 29/09 | Tema Livre – Pr. Fabiano Santana

As mensagens estão disponíveis no canal oficial da igreja no YouTube:
https://www.youtube.com/@promessa_santo_amaro

 

Texto: APC Jornalismo. 

Fotos: Reprodução/Promessa Santo Amaro.

Dormiu no Senhor aos 68 anos a Diaconisa Rute Nunes

Dormiu no Senhor, nesta quinta-feira (29), aos 68 anos, na cidade de Miracatu (SP), a Diaconisa Rute Nunes. Serva dedicada na obra de Deus e profundamente comprometida com a família, foi casada com o Presbítero Gedeon Nunes. Deixa três filhos, Raquel, Rafael e Gideão, duas noras, Aline e Edicléia, um genro, Vanderson, e dois netos, Augusto, Cecília, e a terceira que ainda nascerá, Liz. Todos são membros da Igreja Adventista da Promessa.

 

Nascida em 15 de setembro de 1955, Rute de Oliveira Nunes iniciou sua caminhada cristã na Promessa, incentivada pela irmã Percilia, onde congregou na cidade de Iturama (MG) por cinco anos. Após se casar, mudou-se para São Paulo, onde passou a congregar na igreja de Vila Cristina, em Carapicuíba. Em 1984, passou a frequentar a Promessa Itapevi (SP), onde serviu como diaconisa até 2022. Nos últimos anos, ela e o esposo congregavam na igreja de Manoel da Nóbrega (SP). Rute era conhecida por sua dedicação à música, gostava de louvar junto de seu marido e filhos durante os cultos.

Em uma nota divulgada pela Promessa de Itapevi, Rute Nunes foi um exemplo de humildade, fé, serviço, obediência, oração e amor a Deus. Ela serviu tanto a Deus quanto às pessoas de maneira exemplar, com um amor transbordante por Cristo, pelo evangelho e pela obra de Deus. Seu zelo pela evangelização e discipulado marcou a vida de muitos, sempre com dedicação e entrega. Sua vida foi um testemunho genuíno do Evangelho de Cristo.

 

INFORMAÇÕES SOBRE O VELÓRIO: 

O velório ocorrerá na noite desta quinta-feira, 29 de agosto, na Funerária Vale da Paz, localizada na Rua Heitor Bertacim, 40 – Centro, Miracatu – SP, 11850-000. O sepultamento será na sexta-feira, 30, às 10h, no Cemitério de Miracatu.

Neste momento de dor, ore pelos familiares e irmãos em Cristo enlutados, para que o consolo do Espírito seja abundante e a fé progressiva até a volta do Senhor Jesus Cristo, que ressuscitará os que morreram crendo em Seu nome (2 Timóteo 4:8).

 

Texto: APC Jornalismo. 

11 pessoas recebem o Salvador com mensagem de livro da Editora Promessa

A iniciativa foi realizada pela Promessa Santo Amaro (SP) em uma clínica de recuperação.

 

Uma ação evangelística promovida pela Promessa Santo Amaro, na Convenção Paulistana, terminou com 11 pessoas se rendendo a Jesus. Pessoas em recuperação na Clínica Luna, de São Bernardo do Campo (SP), puderam ouvir a mensagem bíblica de direcionamento e conforto espiritual do livro “Após a vitória, vem a luta”, da Editora Promessa, no último sábado, 27 de julho. 

Na mensagem, o autor do livro, Pr. Fabiano Santana, que também pastoreia a comunidade local, trabalhou questões relacionadas à angústia e medo sentidas pelo profeta Elias. “Ministramos a Palavra e eles aceitaram a Jesus. Percebemos que eles fizeram isso com bastante consciência; a alegria nos rostos deles era notória”, testemunhou o líder ao Promessistas.org

A iniciativa, chamada “igreja nas casas”, ocorre sempre no último sábado de cada mês e reúne vários promessistas de Santo Amaro. A igreja, em parceria com a clínica, faz um monitoramento espiritual mensal dos internados. Desta vez, com o apoio da Editora Promessa, foi possível a distribuição de 31 livros e 3 Bíblias Sagradas. Fabiano falou com felicidade sobre a publicação chegar a esse público:

 

“O livro tem um conteúdo curto e objetivo, mas uma mensagem muito profunda. É um livro voltado para pessoas que lidam com seus dilemas, como circunstâncias difíceis da vida, ansiedade, e períodos depressivos”, explicou. “Como autor, fico feliz em poder ver o livro nas mãos de pessoas que precisam de algo que contribua na vida delas, como é o caso da publicação.”

 

Livros do autor

Além do livro “Após a vitória, vem a luta”, o Pr. Fabiano é autor de outro livro publicado pela Editora Promessa. O último lançamento foi “Metamorfose”. Ambos podem ser encontrados na loja virtual da editora e acessados nos links abaixo:

APÓS A VITÓRIA, VEM A LUTA 

METAMORFOSE 

 

ASSISTA NA TV:

 

TEXTO: APC Jornalismo.

Fotos: Promessa Santo Amaro/Reprodução.

Em Conferência de Missões, Pastor dá dicas como tornar a pregação relevante

O Pr. Caio Batista explanou sobre os desafios de pregar o Evangelho na atualidade diante das pressões culturais e da influência da Internet. 

A Conferência de Missões 2024, promovida pela Promessa Santo Amaro, na Convenção Paulistana, na cidade de São Paulo, continua neste domingo, 18 de maio. São mais de 300 participantes no local, refletindo sobre a “Contextualização na Missão”. Na palestra “Pregação Contextualizada”, o Pr. Caio Batista, que é da Igreja Presbiteriana Independente (IPI), abordou os desafios de pregar o Evangelho na atualidade, enfrentando as pressões culturais e a influência da Internet com seus temas virais.

A TV Viva Promessa faz cobertura com  bastidores do evento:

 

Um dos pontos mais fortes da palestra, que ocorreu no sábado, 18,  o Pr. Caio abordou sobre o cuidado de responder às perguntas da Internet sem esquecer de responder às perguntas da comunidade local, deve-se ter cuidado. Segundo ele, deve-se ter cuidado com a pressão cultural que sugere muitos temas (tags). “As urgências das tags da cultura nos atrapalham na pregação do evangelho”

O excesso de informação é outro desafio. São muitas janelas que os fiéis abrem durante uma celebração, por isso, ele aconselhou que o pregador seja assertivo, incluindo ter cuidado com o tempo e com os assuntos tratados em uma mensagem. O púlpito deve centralizar a pregação do Evangelho de Jesus, sem desviar para assuntos paralelos.

 

DESAFIOS da IGREJA

A palestra também abordou os desafios que a igreja enfrenta em questões práticas, como datas e calendários que engessam a pregação contextualizada. Os discípulos de uma igreja hoje demoram a conhecer seu conteúdo confessional (da denominação) e as relações eclesiásticas precisam ser ajustadas. A igreja precisa quebrar conceitos e visões de que é para si mesma, e as necessidades de uma igreja local não podem atrapalhar a pregação do Evangelho.

 

Como tornar a pregação relevante? 

Ao final da ministração, o Pr. Caio Batista elencou sete dicas para tornar a pregação relevante.

 

PREGUE EXPOSITIVAMENTE:

“Precisamos voltar a estudar as Escrituras e, a partir delas, proclamar o Evangelho, sem dar nossa opinião.”

 

FAÇA UMA COMUNICAÇÃO VERDADEIRA:

Nossa cultura tem olhado para a Igreja com certo preconceito. O pastor precisa pregar sem impostação de voz, com naturalidade, criando conexão. Precisamos nos despojar da caricatura e da religiosidade.”

 

CRIE IDENTIFICAÇÃO:

O pregador precisa mostrar uma face mais humana a quem proclama a mensagem. “Ele deve demonstrar que enfrenta desafios cotidianos. O Evangelho nos convida a sermos pessoas verdadeiras”.

 

DIMENSIONE O SEU PÚLPITO:

O pregador deve saber quem é seu público local, e não somente quem a igreja alcança por meio de transmissões on-line. Pregamos para uma comunidade que divide a vida conosco. O púlpito não é para as pautas da Internet, mas para pregar às pessoas que enfrentam desafios na vida cotidiana.”

 

COMPREENDA COMO VIVEM AS PESSOAS DA SUA COMUNIDADE:

“O pregador deve conhecer os males enfrentados pelas pessoas da sua comunidade: enfermidades, depressão, burnout, ansiedade, etc.”

 

ESTABELEÇA PONTOS DE CONTATO COM A CULTURA:

“É importante que o local onde a comunidade acontece tenha conexão com o púlpito, refletindo a vida simples, não apenas a da Internet.”

 

PREGUE O EVANGELHO:

O Pr. Caio Batista finalizou explicando que discussões irrelevantes não devem tomar conta da pregação, e sim, o que a Escritura centraliza. “Pregamos sobre restauração, vidas perdoadas e o que Deus pode fazer pelo seu Espírito. Devemos pregar sobre arrependimento e o que Deus pode fazer na vida das pessoas. O Evangelho é Deus vindo ao nosso encontro através de Jesus, e é esse Evangelho que precisa ser proclamado.”

 

Texto: APC Jornalismo. 

‘A liturgia da sua igreja local está a serviço da missão ou do tradicionalismo?’ Questiona pastor em conferência

Pr. Alexandre Jorge da Silva palestrou na Conferência de Missões 2024, que ocorre desde o início da tarde deste sábado, 18, na Promessa Santo Amaro, em São Paulo. 

 

Neste sábado e domingo, 18 e 19 de maio, ocorre na Promessa Santo Amaro em São Paulo, a Conferência de Missões 2024 com o tema “Contextualização na Missão”. A conferência, que conta com mais de 300 participantes no local, é promovida pelo segundo ano, e seu foco são equipes pastorais e líderes ministeriais das igrejas locais da Igreja Adventista da Promessa na Convenção Paulistana. 

A TV Viva Promessa faz cobertura com  bastidores do evento:

O primeiro palestrante da tarde deste sábado foi o Pr. Alexandre Jorge, que abordou o tema “Liturgia Missional”. Por meio de perguntas, ele conduziu o público presente a refletir sobre a diversidade presente nas igrejas locais, como, por exemplo, o uso da música tradicional, certos instrumentos musicais e a estrutura física do templo. 

“Seja qual for a liturgia da sua igreja, essa liturgia está a serviço da missão ou a serviço da tradição?” perguntou o palestrante. “Temos o desafio de admitir que, às vezes, nós temos apego excessivo a determinados formatos, sem abertura para que esses formatos sofram pequenos ajustes a serviço da missão.”

 

Segundo o Pr. Alex, a liturgia da igreja local reflete muitos aspectos da cultura e da personalidade das pessoas que congregam em determinada comunidade. Ele destacou que, em vez de prescrever detalhes, a Bíblia orienta limites sobre o culto cristão. “Boa parte do que fazemos nas igrejas cristãs não está prescrita nas Escrituras”.

Em sua análise, a Bíblia não trata de detalhes sobre o culto, como formalidade ou informalidade, o grau de previsibilidade na liturgia, o tempo de duração da celebração, o tipo ou estilo de música, as expressões emocionais. Somos nós que estabelecemos essas coisas. Alex pontuou que liturgias envelhecem, pois são reflexo de quem cultua. 

“É necessário contextualizar! Às vezes estamos tão acostumados com o nosso jeitão de ser, que não percebemos que as coisas que fazemos não fazem nenhum sentido às pessoas que não estão familiarizadas com o evangelho.”

 

O QUE NÃO É CONTEXTUALIZAÇÃO?

O palestrante ainda explicou o que não é contextualizar. Ele deu exemplos de que ter uma liturgia que seja compreensível ao público contemporâneo não quer dizer que a igreja vai falar o que as pessoas querem ouvir, com o objetivo de agradar e convencer essas pessoas a se tornarem cristãs. 

Ele reforçou que a contextualização de que fala não é abrir mão de valores bíblicos, afinal, “o culto é uma iniciativa de Deus, e não nossa. Cada vez que vamos a um culto, estamos aceitando o convite de Deus para o culto.” 

Então, contextualização não tem a ver com frouxidão moral ou massagear o ego, mas tem a ver com clareza. É conseguir comunicar de maneira eficaz o evangelho bíblico a uma cultura, e não se adaptar a ela.

Texto: APC Jornalismo

Edição: Arildo Gomes e Andrei Sampaio Soares.

Com ênfase no discipulado, 5 pessoas são batizadas na Convenção Paulistana

Darkson, Lucas, Marine, Lucas e Maurício atenderam ao chamado do Espírito e testemunharam publicamente de Cristo.

 

Com um discipulado intenso e marcado por profundo conteúdo bíblico, 5 pessoas foram batizadas pelas Igrejas da Promessa de Horizonte Azul e Santa Emília, na zona sul de São Paulo (SP). Darkson, Lucas, Marine, Lucas e Maurício atenderam ao chamado do Espírito e testemunharam publicamente de Cristo, numa cerimônia realizada no dia 23 de março.

Dos candidatos ao batismo, 3 eram crianças de 8, 10 e 11 anos. “No ano passado, eles estudaram a doutrina da salvação na Escola Bíblica, aceitaram Jesus e pediram para ser batizados”, testemunhou a Missionária Vilma Lúcia, que faz parte do Ministério de Mulheres da Convenção Geral e é responsável pastoralmente pela igreja.

Ela enfatizou que cada candidato passou por um aprofundamento bíblico e contou com discipuladores: “A professora Noemi discipulou as crianças; o Arisson, que levou o jovem Lucas, não vê a hora de levar outra pessoa ao batismo, ele é novo na igreja, mas já está crescendo dentro da mentalidade do cumprimento da missão; e o Marcos é um apoiador do Maurício neste início de jornada, que foi discipulado por mim”, explicou a líder.

 

História de batismo

A Missionária contou ao Promessistas.org que um dos batizados, Darkson, de 10 anos, perdeu o pai há um ano, que morreu em decorrência de um câncer, mas instruiu o menino a seguir a Cristo. “Uma das recomendações que o pai fez a ele, antes de falecer, é que nunca se afastasse do caminho do Senhor, e assim tem sido, ele é muito dedicado”, testemunha.

Missionária Vilma, com batizados e seu esposo, Pb. Ismael.

 

O culto, com a cerimônia especial, foi dirigido pelo Diácono André,  teve a pregação da Ms. Vilma e a realização do batismo pelo Pb. Ismael, esposo da líder, foi um momento de glorificação e louvor ao Senhor. 

 

Texto por: APC Jornalismo. 

Fotos por: Reprodução/Arquivo pessoal.

 

Assista na TV: