A Convenção Paulistana realiza, por meio do Ministério de Proclamação Regional, o segundo dia da sua Conferência de Missões 2026, com tema: Multiplicadores.
[Em atualização]
Texto: Agência Promessista de Comunicação.
A exposição da Palavra de Deus foi feita pelo vice-superintendente da Convenção Paulistana, pastor Cristiano Farias, na Conferência de Missões 2026.
Na noite deste sábado (20), a TV Viva Promessa transmitiu o culto especial dentro da Conferência de Missões 2026, na Promessa Santo Amaro, em São Paulo (SP). A mensagem da noite expôs as características de um verdadeiro multiplicador no Reino de Deus.
A exposição da Palavra de Deus foi feita pelo vice-superintendente da Convenção Paulistana, pastor Cristiano Farias. Assista à mensagem aqui:
A mensagem teve como tema 2 Timóteo 4:2 e propõe refletir sobre as características de um verdadeiro multiplicador no Reino de Deus. Assim como Paulo orienta Timóteo a pregar a Palavra, insistir a tempo e fora de tempo, corrigir, exortar e ensinar com paciência e fidelidade, o multiplicador é aquele que tem compromisso com a verdade, perseverança no ministério, equilíbrio entre firmeza e amor e responsabilidade na formação de novos discípulos.
Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)
O Pastor Fabiano Santana fez uma análise das consequências de cristãos que apenas participam de momentos específicos da vida da igreja, mas que, quando estão longe do templo, não vivem sua fé.
Durante uma entrevista dada à TV Viva Promessa, o Pastor Fabiano Santana fez uma análise das consequências de cristãos que apenas participam de momentos específicos da vida da igreja, mas que, quando estão longe do templo, não vivem sua fé: são apenas “consumidores” e a igreja vai “parar na UTI”.
Assista à entrevista aqui:
“Os membros estão indo para a igreja: às vezes cultuam, são dizimistas e, durante a semana, não influenciam os ambientes onde estão inseridos. E isso influencia a própria igreja local”, analisou o líder do Ministério de Proclamação da Convenção Paulistana e da Promessa Santo Amaro, em São Paulo (SP), onde ocorre a Conferência de Missões 2026, com o tema “Multiplicadores”, neste sábado (20) e domingo (21).
O líder observou que esse tipo de cultura causa um mal para a igreja. “Naturalmente, percebem-se igrejas doentes, cristãos consumistas e uma geração, um grupo de igrejas que está enfermo, não quer sair dessa UTI. Porque elas entendem que a igreja tem que ser assim, do jeito delas”, analisa o Pastor. Para ele, a igreja precisa entender qual é o movimento que Deus está fazendo e compreender que Ele quer usar cada membro de uma igreja local para abençoar a vida da comunidade ao redor.
Refletindo sobre o tema da Conferência de Missões, “Multiplicadores”, Fabiano apontou um caminho com base nas palavras e na vida de Cristo. “Quando percebemos a caminhada de Jesus, há evidências de crescimento, de multiplicação. Ele chama os próprios discípulos: ‘Segue-me e vos farei pescadores de homens’. Nesse texto, Deus chama os discípulos e tem uma promessa: fazer deles pescadores de homens, ganhadores de almas.”
A partir desse texto, o teólogo observa que se trata da mentalidade que Jesus quer ver em sua igreja. Isso mostra claramente a base para os crentes em Jesus: ser multiplicadores. “Jesus foi multiplicando. Ele chamou um a um, e esses, um a um, foram chamando outros, e nós estamos aqui.”
Então, para sair da “UTI espiritual”, é preciso ter a mente dos “multiplicadores”, causar um despertamento nas igrejas, nos líderes, nos pastores, mostrar que a igreja está em movimento. “Conforme onde cada um de nós estiver, seja numa academia, onde nós colocarmos a planta dos nossos pés; no restaurante, no metrô, no ônibus, onde nós tivermos contato com as pessoas, nós somos aqueles que abençoamos a vida das outras pessoas para que elas também abençoem outras. Aí vai se multiplicando e o reino de Deus vai crescendo”, pontua.
Cobertura: Durante este final de semana, a TV Viva Promessa, o Promessistas.org e as redes sociais da igreja e da Convenção Paulistana (Conexão Promessa) estão em cobertura especial da Conferência de Missões.
Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)
Com o tema “Multiplicadores”, evento chega à sua 5ª edição e será realizado neste sábado (20) e domingo (21), na Promessa Santo Amaro, em São Paulo (SP).
Com o tema “Multiplicadores”, a Conferência de Missões da Convenção Paulistana chega à sua 5ª edição e será realizada neste sábado (20) e domingo (21), na Promessa Santo Amaro, em São Paulo (SP). Organizada pelo Ministério de Proclamação, a programação contará com cobertura especial da TV Viva Promessa no YouTube (YouTube.com/@tvvivapromessa), com entrevistas, conteúdos exclusivos e a transmissão do culto de sábado, prevista para às 19h20 (horário de Brasília).
A expectativa é reunir cerca de 300 participantes. As inscrições já foram esgotadas para o evento, que tem como objetivo capacitar, edificar e desafiar líderes, pastores e missionárias para o cumprimento da missão.
O líder do Ministério de Proclamação da Convenção Paulistana, Pastor Fabiano Santana, explicou ao Promessistas.org que houve um cuidado especial na escolha dos palestrantes, com prioridade para pessoas com experiência prática na temática proposta.
“Uma característica da conferência é convidar palestrantes que tenham experiência em revitalização e plantação de igrejas, porque nossa proposta é apresentar algo prático, não para ser simplesmente copiado, mas para que os participantes tenham referências quando retornarem às igrejas locais e possam desenvolver ações adaptadas à sua realidade”, reforçou.
Durante os dois dias de evento, a programação contará com palestras, painéis e mensagens, que proporcionarão dinamismo e aprofundamento do tema principal. Ao todo, serão realizadas quatro palestras que serão norteadas pelas temáticas de Jesus como Multiplicador; Criar uma Mentalidade de Crescimento; O Que é um Discípulo? (Discípulo x Membro); Criar uma Cultura de Influência na Cidade.
Além das palestras, a conferência terá dois painéis: Filosofia Ministerial e Plantação de Igrejas e uma mensagem especial no culto de sábado sobre as características de um verdadeiro multiplicador no Reino de Deus.
Para conhecer a programação completa, os temas e os palestrantes, acesse o site oficial da conferência: conexaopromessa.org/conferencia-de-missoes-2026
Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)
É uma forma em que os ministérios da igreja local começam a trabalhar de acordo com um plano ministerial da igreja local; entenda
O que é Filosofia de Ministério e por que ela é importante para a igreja local? A Filosofia de Ministério é uma forma prática de tornar uma pessoa nova na fé uma discípula de Cristo, em que os ministérios da igreja local começam a trabalhar de acordo com um plano ministerial da igreja local. Esse foi o conceito dado pelo Pastor da Igreja Adventista da Promessa Santo Amaro, em São Paulo, durante o Programa Reviva, da TV Viva Promessa (assista o episódio 1 abaixo).
Fabiano deixou mais claro a ideia, ao dizer que cada igreja local deve desenvolver a sua própria filosofia com base nas Escrituras Sagradas, que são as diretrizes bíblicas, e também com base na realidade, nos dons que a igreja recebeu do Espírito Santo e na zona urbana ou rural onde está localizada. Logo, a filosofia são valores que norteiam a missão da igreja local e abrange áreas como evangelização, ensino doutrinário, celebração envolvente, pequenos grupos e outros aspectos que vão do ensino bíblico ao prático.
A Promessa Santo Amaro está situada na zona sul da capital paulista, rodeada por parques, com grande movimento de pessoas praticantes de esportes e, ao seu redor, prédios, moradias e casas. “A revitalização na Promessa Santo Amaro iniciou com a construção da filosofia de ministério, que tem quatro diretrizes: amamos a Deus, amamos ao próximo, discipulamos e compartilhamos o evangelho”, complementou o líder.
Tudo começou com oração
Fabiano conta que, desde sua oração pedindo a direção do Espírito Santo até a elaboração da filosofia junto da liderança e membros locais, passaram-se cerca de dois anos, entre 2017 e 2018.
“Ao chegar à Promessa Santo Amaro, o plano ministerial, a filosofia de ministério que dá sentido para a igreja, iniciou com uma pergunta que fiz aos líderes naquele período: ‘Quando uma pessoa decide congregar em uma determinada igreja, ou exatamente em Santo Amaro, quais eram os passos que ela daria para se tornar uma discípula de Cristo?’”
Naquele momento, houve um breve silêncio na reunião, relembra Fabiano, até que um deles levantou a mão e disse: “Olha, vai para a [classe] doutrinária’.E eu perguntei: ‘Mas e durante a semana, qual é a comunicação?’ Então permaneceu aquele silêncio e eu disse: ‘Então nós vamos refletir sobre isso’. Foi então que nós começamos a desenvolver a filosofia de ministério”, complementa.
Testemunhos da mudança de mentalidade
Para Jane de Paula, que faz parte da liderança, “a filosofia de ministério veio para relembrar qual era a missão da igreja. Veio trazer clareza sobre onde realmente devíamos focar, o que nós precisávamos fazer. A clareza que veio nos mostrar era que o nosso olhar, como igreja, estava apenas para dentro. Nós não tínhamos muito esse olhar para fora”, testemunha.
Ela ressalta que houve um olhar maior de toda a igreja para os perdidos. “Isso veio nos chamar ao propósito para cumprirmos a missão. Então, a partir daí, nós entendemos e relembramos aquilo que realmente fomos chamados para fazer.”
Já para Isabel Ribeiro, que atua no Ministério de Ensino, a Filosofia Ministerial trouxe mais unidade entre os ministérios, que passaram a desempenhar suas atividades específicas unidos em um propósito.
“A nossa filosofia ministerial, amamos a Deus, amamos ao próximo, discipulamos e compartilhamos o evangelho, foi um divisor de águas na Promessa Santo Amaro”, conta ela. E aprofunda: “Veio bem no momento em que deixamos de ser departamentos isolados, cada um na sua ‘caixinha’, e passamos a trabalhar como um ministério integrado, pensando sempre pela direção do Espírito Santo.”
Sobre o Programa Reviva
O Programa Reviva é uma quinzenal da TV Viva Promessa, disponível às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), com um propósito de ajudar igrejas, pastores e líderes a viverem a missão de Deus de uma forma transformadora, contextualizada e relevante. Nele, são abordados temas como plantação de igrejas, revitalização e missão urbana, sempre com um olhar específico para aquilo que Deus está fazendo hoje.
Para se aprofundar no tema da Revitalização de Igrejas, acesse a plataforma de cursos: www.promessaglobal.com/reviva.
Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)
Fotos: Divulgação/Promessa Santo Amaro
A ação nasceu numa viagem missionária à Moçambique, com a essência do projeto Mulheres da Promessa, formação empreendedora voltada para mulheres da Promessa de Cotia.
O Projeto BagMoça é uma iniciativa de valorização, capacitação e empreendedorismo feminino em Nampula, Moçambique. A ação nasceu na viagem missionária em Moçambique em setembro de 2025, com a essência do projeto Mulheres da Promessa, uma formação de empreendedorismo voltada para mulheres da Igreja Adventista da Promessa de Cotia, na Convenção Paulistana, em São Paulo, criado por Juliana Mateusa.
Trata-se de um movimento cultural e artesanal que fortalece a mulher moçambicana por meio do trabalho com capulana (tecido característico do país), da valorização da identidade feminina e do desenvolvimento comunitário. A iniciativa foi premiada em primeiro lugar na competição em São Paulo.
Ao receber o reconhecimento, Juliana dedicou o prêmio a Deus, em primeiro lugar, e às mulheres de Moçambique:
“Esse prêmio maior, que é o primeiro lugar, eu quero dedicar às mulheres moçambicanas. Eu quero que elas vejam esse momento e reconheçam que têm valor, que podem chegar onde desejarem, que elas podem muito mais. Eu quero dedicar esse prêmio a elas. E eu dedico também ao lugar onde resido, onde também exerço liderança e ajudo muitas mulheres a empreender e gerar sustentabilidade”, declarou Juliana.
Ela também agradeceu à comunidade promessista: “Eu quero agradecer muito a comunidade promessista, porque a igreja onde desenvolvi o projeto e fui fazer missões já com a expectativa de gerar renda para a comunidade moçambicana. Tive o privilégio de, em sete dias que estivemos lá, já consegui colocar a confecção em funcionamento”, relembrou.
Para ela, a bolsa produzida pela BagMoça é mais que uma sacola de tecido. “Há todo um projeto de empreendedorismo por trás dessa sacola, de crescimento, reconhecimento cultural e valorização das pessoas. É muito mais do que simplesmente produzir um item. Estamos agora no processo de educação empreendedora. A igreja me ajudou e apoiou”.
O projeto promove valores, identidade e autonomia, transformando tradição em propósito e o tecido em ferramenta de esperança. Na noite da premiação, Juliana comentou sobre sua mudança de rumo profissional: “Além de fazer contabilidade, eu queria levar isso para as pequenas empresas, mas também praticar principalmente o lado social e o lado de governança.”
Sobre a equipe
A equipe do BagMoça é formada por: Ms. Josi (administradora, em Moçambique), Juliana Mateusa (Brasil), Sofina, Isaura, Glória, Mailuna e Nelson (costureiro), todos em Moçambique. Além deles, é parceira no projeto, a irmã Karine, da Promessa Parque Edu Chaves, em São Paulo (SP) , e a Mis. Eliane Salvador, líder do Ministério de Mulheres da Convenção Geral.
A marca está registrada e o Instagram é @bagmoçambique. O prêmio contribuirá para ampliar a visibilidade da causa. Juliana explica a proposta: “O projeto é idealizado por mim; entra dentro da comunidade para identificar o que seria ideal para gerar renda e receita.”
No dia 6 de dezembro, será lançada a segunda turma oficial na igreja de Cotia.
“O BagMoça não é um projeto solto; faz parte de um movimento de geração de renda e de crescimento espiritual e emocional para as mulheres. Sou contadora, trabalho com empreendedorismo feminino fora da igreja, e construí um projeto dentro da igreja, em modo missão, para atrair também pessoas de fora.”
Futuro
Para o futuro, a missionária empreendedora pretende mobilizar agentes da sociedade para estruturar uma sala multimídia em Moçambique, oferecendo educação a distância para jovens, além de uma sala de corte e costura. Colegas contadores também manifestaram interesse em apoiar, especialmente considerando a necessidade de estrutura para processos de importação e exportação.
Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)/Andrei Sampaio
Fotos e vídeos: Divulgação
Centenas de participantes aprenderam na teoria e na prática que a “Comunicação que impulsiona a missão”.
Líderes de ministérios de comunicação das igrejas locais da Convenção Paulistana foram capacitados para fortalecer o entendimento de que o trabalho de mídia é também missionário, que comunica o Evangelho e expressa a identidade da igreja com excelência e propósito, no Workshop de Mídia 2025, promovido pelo Ministério de Comunicação Regional.
Com tema central “Comunicação que impulsiona a missão”, o evento reuniu mais de 100 líderes de mídia, comunicadores e voluntários promessistas de diversas igrejas locais da região, e promoveu um espaço de aprendizado prático, troca de experiências e integração entre ministérios, no último sábado (08), na Igreja Adventista da Promessa de Santo Amaro, na Capital Paulista.
“Cada um de nós, com um celular, pode ser missionário. A mídia é um instrumento poderoso nas mãos da igreja”, observou Thainan Amorim, líder do Ministério de Comunicação Regional, sobre o poder das mídias sociais para a proclamação do Evangelho.
A programação
Na primeira parte, o workshop foi conduzido pela equipe do Movimento Radiação (missão urbana promessista de Campinas, SP), treinamento que focou em estratégias de conteúdo para a igreja, e abordou temas como: planejamento estratégico, identidade visual, linguagem acessível e humanização das redes sociais. “Quando entendemos que a comunicação é uma missão, buscamos excelência para servir melhor”, concluiu Matheus Santos, que colabora no movimento.
A equipe, composta por Jéssica Gomes, Matheus Sant’Anna, Mateus Luiz Rosa e Letícia Rosa, compartilhou experiências práticas e orientações sobre como comunicar o Evangelho de maneira relevante e criativa nas plataformas digitais, com destaque para o alinhamento entre mídia e a liderança pastoral.
Comunicação que impulsiona a missão
Em seguida, ocorreu o painel com o tema principal: “Comunicação que impulsiona a missão”, com a participação de Thainan Amorim, da Comunicação Paulistana; Letícia Rosa e Matheus Sant’Anna, do Movimento Radiação; Thiago Farias e Pr. Santiago Corrêa, da TV Viva Promessa. O painel destacou o uso responsável da imagem e dos direitos autorais, a necessidade de produzir conteúdos com propósito, autenticidade e coerência com a mensagem do Evangelho. “É melhor postar pouco, com qualidade, do que muito, sem propósito. Estratégia vem antes do formato”, esclareceu o Pastor Santiago Corrêa, que faz parte da equipe da TV Viva Promessa.
A programação foi conduzida por Thainan Amorim, com a colaboração das equipes convidadas do Movimento Radiação e da TV Viva Promessa, que compartilharam suas experiências e conduziram os treinamentos técnicos práticos nas áreas de transmissão, fotografia e redes sociais.
Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)
Com informações e fotos: Comunicação Regional
Painel, participação de seminaristas e pregação da Palavra de Deus marcaram a programação realizada na Promessa Santo Amaro, em São Paulo (SP).
Cerca de 400 pessoas participaram da Vigília de Missões da Convenção Paulistana. Durante a programação, houve momentos de oração, ministração da Palavra e reflexão sobre o tema missões, além de louvores a Deus. O evento, que teve como tema “Missão Global Global: começa em nós, alcança o mundo”, ocorreu na Promessa Santo Amaro, na zona sul de São Paulo (SP).
Por questões relacionadas à lei do silêncio, devido à localização da igreja, a vigília — realizada no dia 30 de agosto — teve início às 16h e se estendeu até às 22h. Promovida pelo Ministério de Proclamação Regional, a programação contou com diversos momentos em que os promessistas puderam refletir, orar e ofertar pela causa missionária.
Um painel com a participação do presidente da Convenção Geral, pastor Adelmilson Júlio Pereira, com o superintende regional, Pr. Cícero Alves e o líder de Proclamação Regional, pastor Fabiano Santana, foi conduzido pelo vice-superintendente, pastor Cristiano Farias. No painel, foi abordado o avanço da Promessa no mundo, trazendo informações relevantes sobre o desenvolvimento e crescimento da Igreja Adventista da Promessa em outros países.
Em um segundo momento, houve a participação de alguns seminaristas do Seminário Teológico Promessista (STP). Dois deles são assistidos pela Convenção Paulistana — Juliana e Emily — e os outros dois são alunos vindos da igreja em Moçambique: Originaldo (conhecido como Origem) e Amélia, que também prestigiaram e participaram da celebração.
De acordo com o pastor Fabiano Santana, “nesse momento, o foco foi falar sobre a campanha financeira de missões, dando feedback para a igreja de que o recurso financeiro tem sido utilizado para a capacitação e investimento na formação de pastores”.
Ao final, a ministração da Palavra de Deus ficou a cargo do presidente da Aliança Mundial Promessista (AMP), pastor Adelmilson Júlio. Em sua mensagem, ele abordou a missão global da denominação, tema da Vigília de Missões, e encorajou os irmãos ao discipulado e à evangelização.
Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC).
O público foi atendido gratuitamente nas áreas da saúde, jurídica, psicológica, nutricional e pastoral, por meio da participação de dezenas de profissionais voluntários.
*Atualização: foram 300 atendimentos, e não 300 pessoas atendidas como publicado anteriormente.
A Igreja Adventista da Promessa no bairro Vila Helena (IAPVH), em Sorocaba (SP), abriu as portas de seu espaço para um verdadeiro “abraço solidário” com mais de 300 atendimentos gratuitos por uma ação social que alcançou quase 100 pessoas. No domingo (20), das 9h às 16h, um público de diferentes idades — adolescentes, jovens, adultos e idosos — foi até o templo e encontrou ali atendimento nas áreas da saúde, jurídica, psicológica, nutricional e pastoral, por meio da participação de dezenas de profissionais voluntários.

O titular da igreja, Pastor Tom Dias, contou sobre a sua felicidade pela iniciativa ser realizada pela Promessa. “Estou feliz e grato a Deus pela equipe que se colocou à disposição para servir não só à igreja, mas à comunidade de Vila Helena”, expressou o líder. Ao celebrar os atendimentos, ele complementou: “Que Deus seja glorificado por isso, e que nos dê mais oportunidades de servir. Isso é evangelismo prático, objetivo, sem meias palavras. Nosso objetivo é acolher pessoas aqui”.
Leia mais: Vamos orar pela Promessa Global? Junta de Missões promove projeto de 31 dias de oração
Em entrevista ao Promessistas.org, o idealizador da iniciativa, Pr. Marcos Corrêa, que atua no quadro pastoral da igreja e também é diretor do Portal Guiame, disse que a ideia surgiu para que os promessistas da Vila Helena olhassem com mais sensibilidade às necessidades daqueles que precisam ser alcançados pelo Evangelho de Jesus Cristo de forma integral. “A igreja tem que ser importante onde ela está. A Palavra já é transformadora por si só, porém é preciso olhar as pessoas como um todo”, explicou o pastor Marcos.
Para que tudo desse certo e os atendimentos ocorressem, foi montado um núcleo gestor que recrutou os voluntários de dentro e de fora da igreja, o que garantiu um amplo atendimento à população. Estavam entre os serviços oferecidos: aferição de pressão arterial, testes de glicemia, atendimento nutricional, orientação com personal trainer, atendimentos jurídicos, psicológicos e pastorais, além de serviços de massagem, reflexologia e sessões de relaxamento.

Voluntariado que enche de gratidão
Simone Ruiz foi uma dessas voluntárias e levou uma equipe de cinco profissionais para atender durante a iniciativa. Ela, que é professora de massoterapia e reflexologia podal, em entrevista ao Guiame, ressaltou a importância de levar esses cuidados de saúde para um público maior. “Muita gente ainda acha que massagem é um artigo de luxo, mas ela é necessária para a saúde física e emocional das pessoas.”
A massoterapeuta Aline destacou que é muito importante levar sua profissão para benefício de quem precisa. “Atendi várias pessoas com dores, outras cansadas do dia a dia, e ouvi-las dizerem ‘que alívio!’ é muito gratificante”, explicou.

Oportunidade que gera impacto
Já no anúncio do Abraço Solidário, muitas pessoas do entorno do templo puderam saber da presença da igreja ali, o que mostra que seu resultado foi além da prestação de serviços — evidenciando a relevância da igreja e incentivando o anúncio do Evangelho de Cristo. “Houve um impacto muito grande na vida dos voluntários. Os irmãos da igreja se sentiram motivados pela ação. Assim, fomos juntando peças e deu certo”, testemunha Marcos. Ele também reforçou a importância de aliar pregação com ação, fé com obras: “Jesus, além de ensinar, fazia milagres. A igreja tem que trazer impacto à região onde está. A igreja tem que ter uma ação social e espiritual fortes para gerar impacto.”
Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC).
Com informações: Portal Guiame.
Fotos: Divulgação/Promessa Vila Helena.
A celebração especial reuniu cerca de 180 pessoas que louvaram a Deus pelo avanço da obra.
A Igreja Adventista da Promessa de Jardim Santa Emília, localizada no município de Embu das Artes (SP), teve um motivo duplo de celebração diante do Senhor no último sábado (26): os 50 anos de existência da congregação e a inauguração de seu novo templo. Uma casa dedicada ao Senhor: moderna, atualizada e cheia de novas perspectivas, resultado do esforço dos promessistas ao longo de pouco mais de dois anos, desde o início da reforma.
Cerca de 180 pessoas estiveram presentes e participaram das comemorações. Entre os convidados estavam membros da Diretoria da Convenção Paulistana, que, junto à igreja local, louvaram a Deus com cânticos, testemunhos, glorificações e ouviram a ministração da Palavra conduzida pelo tesoureiro regional, Pastor Geraldino Pereira.
A Missionária Vilma Oliveira, que atualmente pastoreia a igreja, falou sobre a responsabilidade das gerações em manter viva a história da comunidade:
“Eu avalio as duas festas como um marco na história da igreja local. Esta igreja conseguiu honrar e manter o legado dos primeiros irmãos, que lutaram com muita dificuldade para construí-la. A nós coube reformá-la e adequá-la para este tempo, trabalho que foi feito com muito carinho e gratidão.”
UM NOVO TEMPLO
Em um vídeo gentilmente cedido pela direção da igreja, é possível ver registros do templo antigo, com fotos de 2010, 2017 e 2022, além das etapas da reforma que se estenderam de 2023 até a conclusão em 2025.
Durante a celebração, a irmã Terezinha, uma das pioneiras da comunidade, concedeu uma entrevista (assista o vídeo abaixo) na qual compartilhou sua experiência de fé. Membro da igreja desde os 10 anos de idade, ela, hoje com 73 anos, relembrou os primeiros passos da congregação: No início, se reunia nas casas durante a semana, e aos finais de semana, iam à Promessa de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo.
Ela citou nomes de pastores históricos como Godofredo Wanderley e José Ramos, que atenderam ao apelo para evangelizar a cidade, especialmente porque, na época, ela vivia ali com os filhos pequenos, o que dificultava as viagens para Santo Amaro. Com a chegada de um irmão chamado Sebastião ao bairro, os primeiros cultos passaram a ser realizados localmente, durante cerca de cinco meses.
As primeiras visitas foram marcadas por cultos caseiros em sistema de rodízio, prática que se manteve por cerca de quatro anos. Com o tempo, novos irmãos se uniram à missão. Entre idas a Santo Amaro e evangelizações locais, veio o impulso de alugar um salão e iniciar, oficialmente, a obra no bairro. O espaço inicial comportava apenas oito pessoas. Depois, com ajuda da membresia, foi possível adquirir um terreno maior, onde se ergueu o templo atual.
“Não foi fácil, foi bem difícil, mas graças a Deus até aqui nós chegamos”, relatou a irmã Terezinha.
Diante da data especial, ela também deixou um conselho para as novas gerações: “A perseverança é a maior qualidade que os antigos membros deixaram. As novas gerações precisam continuar a obra. Continuem a luta, porque nós só paramos quando morremos. Mesmo na velhice, a gente não pode ir, mas pode orar para que os jovens continuem anunciando a Palavra de Deus.”
Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC).
Fotos e vídeos: Divulgação/igreja local.
Ao todo, 110 pessoas estiveram presentes em um parque em frente à Promessa Santo Amaro.
Com o propósito de incentivar os discípulos de Cristo à prática de exercícios físicos e levar o Evangelho às pessoas não cristãs que frequentam um parque em frente ao templo da Promessa Santo Amaro, na zona sul da capital paulista, nasceu a iniciativa “Conecta Parque”. Na primeira edição da ação, realizada no último domingo (01), 110 pessoas — entre crianças, jovens, adultos e idosos — participaram de momentos de exercícios para o corpo, um gostoso café da manhã e o testemunho da fé no Salvador.
“A ideia ali é se conectar com as pessoas que estão no parque”, explicou o responsável pela igreja, Pastor Fabiano Sousa Santana, que também é um assíduo praticante de esportes. “Nós fomos com um grupo de irmãos da igreja, e ali, algumas pessoas [de fora] começaram a treinar com a gente; nós começamos a convidá-las e elas começaram a ir”.
Além de atentar para a importância do cuidado com o corpo e do contato com áreas de lazer da cidade, Fabiano enxerga a iniciativa como uma forma de compartilhar a Palavra de Deus com os moradores do bairro. “A ideia é cumprir a missão de uma forma leve, e o propósito foi cumprido”, completou.
Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC).
Fotos: Promessa Santo Amaro/Divulgação.
O secretário da Convenção Paulistana e Pastor da Promessa Vila Falch, em Mauá (SP), Jailton Sousa, foi entrevistado na TV Viva Promessa.
“A igreja pode estar invisível à comunidade. É uma via de mão dupla, né? Quando a igreja não enxerga a comunidade e, portanto, a comunidade é invisível aos olhos da igreja, ela também se torna invisível aos olhos da cidade, da comunidade.” A afirmação é do secretário regional e Pastor da Igreja Adventista da Promessa de Vila Falch, em Mauá (SP), Jailton Sousa, durante entrevista à TV Viva Promessa na Conferência de Missões 2025, com o tema “A Dimensão da Missão”, realizada na Promessa de Santo Amaro, em São Paulo, Convenção Paulistana.
Jailton ressaltou que a igreja local deve ser uma comunidade que faz a diferença onde está, quando vive a missão que Deus lhe confiou. “A igreja aprende, dia após dia, a se doar. É uma comunidade que se doa para alcançar as pessoas, e ela se doa de muitas maneiras. Há muitas situações práticas que podem ser utilizadas para se alcançar as pessoas: âmbitos educacionais, acadêmicos, sociais, relacionados ao aconselhamento… Enfim, temos muitas estratégias hoje que podem ser utilizadas pela igreja dentro do seu contexto, que possibilitam o alcance de pessoas vulneráveis.”
O pastor pontuou que os cristãos não devem estar alheios às necessidades da rua, do bairro e da cidade onde estão plantados, pois só assim, se envolvendo com a realidade ao redor, será possível “brilhar” a luz do Evangelho naquele lugar. “Infelizmente, isso acontece, e precisa acender um alerta, né? Para a igreja, para essa comunidade, o que indica que ela precisa, sim, mudar sua postura, mudar sua iniciativa em relação a isso.” E reforçou: “A igreja vive para atender à comunidade local. Se ela não faz isso, então tem que se questionar onde está a sua relevância.”
No início da entrevista, concedida ao apresentador Pr. Gustavo Rocha, Jailton explicou que a igreja vive uma fase em que tem voltado ao assunto de missões. “A igreja vive um momento muito especial em relação a um despertamento missionário. E aqueles que têm o privilégio de participar de uma conferência que trata de um tema tão relevante como esse, sem dúvida alguma saem daqui com um pensamento diferente.”
Ele também afirmou que a missão não é um assunto teórico, mas uma vivência prática. “A missão na igreja não é teórica. A missão tem que ser prática. Então, quando nós entendemos missão no senso de uma atividade prática, a nossa visão sobre isso muda, e as nossas atitudes também”, pontuou Jailton.
Para conferir outras entrevistas do evento, acesse o canal da TV Viva Promessa no YouTube: @tvvivapromessa
Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC).
Dormiu no Senhor, nessa quarta-feira, 14 de maio de 2025, o Pastor David Salviano de Souza, aos 64 anos. Amado por muitos promessistas, ele foi integrante do Ministério de Vida Pastoral (MVP) da Convenção Geral, sempre ao lado de sua esposa, Diaconisa Aparecida Rocha de Souza, conhecida como Cida, além de ter sido superintendente da Convenção Paulistana.
Com a temática da família, ele deixou uma marca profunda na Igreja Adventista da Promessa: celebrou mais de 430 casamentos, realizou mais de 500 apresentações de crianças e conduziu incontáveis batismos. Subiu ao púlpito milhares de vezes para compartilhar mensagens profundamente centradas no Evangelho, com ênfase nos valores da família cristã.
Vida Familiar
O Pr. David Salviano nasceu em 8 de agosto de 1960, na cidade de Glória de Dourados (MS), era filho de José Salviano Sobrinho e Madalena de Souza. Foi casado por 41 anos com a Diaconisa Aparecida Rocha de Souza, falecida em 2 de março de 2024, com quem construiu uma família abençoada: os filhos Daiana, Irineu e Ana Deise, e os netos Felipe, Lucas, Giovani, Amélia e Pedro.
História ministerial
Seu ministério foi longo, frutífero e marcante. Pastoreou mais de 40 igrejas em diversas localidades — a maioria em São Paulo —, onde deixou um legado de fé, dedicação e serviço cristão. Influenciou gerações com seu exemplo de humildade, firmeza e amor à Palavra de Deus.
Como citado, exerceu funções na liderança da igreja, celebrou casamentos e apresentou muitas crianças. Nos últimos anos, congregava assiduamente na Promessa de São Caetano do Sul, onde também pastoreou entre 2000 e 2004.
Na cidade, desenvolveu um ministério ativo de visitação aos irmãos enfermos, levando consolo e esperança. Atuava ainda na capelania hospitalar do município, sendo figura conhecida e respeitada por moradores e profissionais da saúde locais. Além de pastor, era psicólogo de formação e prestou aconselhamento e cuidado a centenas de pessoas — na maioria das vezes, de forma voluntária — com escuta compassiva e orientação sábia.
Entre as coisas que mais gostava de fazer, destacavam-se tocar violão e cantar. Uma de suas canções favoritas, que marcou sua trajetória e tantas vezes entoou com emoção, foi Divino Companheiro, cuja parte da letra diz: “Fica, Senhor, já se faz tarde. Tens meu coração para pousar. Faz em mim morada permanente. Fica, Senhor. Fica, Senhor! Meu Salvador!”
Agora, o Pr. David descansa no Senhor, aguardando a ressurreição prometida (1 Co 15:20).
Informações do velório
O velório será realizado no Cemitério Jardim Vale da Paz, das 8h às 12h, e o sepultamento ocorrerá em seguida no mesmo local: Avenida dos Pereiras, 600 – Eldorado, Diadema, SP.
Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC).
Com informações de Nadir Maria Braz Mendes, Francisco Covre, Leandro Almeida e Marco Murta.
A programação também teve o propósito de mostrar as igrejas locais da Convenção Paulistana, como devem comunicar, recepcionar e acolher os visitantes.
“Best friends”, que significa “melhores amigos”, foi o tema de um encontro evangelístico que reuniu aproximadamente 210 pessoas, em sua maioria adolescentes e jovens, promessistas e convidados, para ouvirem a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo. Além disso, o evento buscou servir de exemplo para as igrejas da Convenção Paulistana, de como uma celebração pode focar na comunicação, recepção e acolhimento para alcançar os visitantes. O resultado foi alcançado com três jovens que decidiram entregar suas vidas a Cristo.
“Toda a linguagem foi pensada para o não-cristão, de forma que o culto se tornasse uma ponte para que as pessoas pudessem ter um encontro com Jesus”, explicou o Pastor Fabiano Santana, líder da Promessa Santo Amaro, que sediou o evento. “E foi isso que aconteceu: tivemos três decisões”, completou.
A celebração, organizada pelo Ministério de Proclamação Regional, ocorreu na Promessa Santo Amaro, em São Paulo, no último sábado (14). A pregação, que teve o mesmo tema do evento, foi conduzida pelo Pastor Santiago Correa, líder da Agência Promessista de Comunicação (APC), que pregou com base em João 16:13-15.
O Líder Geral avaliou positivamente a programação.“O propósito era apresentar Jesus e Seu evangelho de forma simples e compreensível para os visitantes, e isso gerou frutos”, ressaltou. “Foi emocionante ver vários adolescentes e jovens, convidados pelos membros da igreja, se rendendo à mensagem de Cristo e ao Seu amor.”
Texto: APC Jornalismo.
A Promessa de Santo Amaro recebeu 180 pessoas, das quais três aceitaram Jesus. A igreja também oferece uma série especial de mensagens sobre questões da alma aos sábados e domingos de setembro.
A Igreja Adventista da Promessa de Santo Amaro reuniu 180 pessoas em uma ação especial que promoveu a saúde emocional. O evento, realizado no último domingo (8), ofereceu atendimento psicológico, cuidados com a saúde física, alimentação e lazer para as crianças. Três pessoas aceitaram Jesus durante o culto.
Entre os serviços disponíveis, destacaram-se sessões de massoterapia, escalda-pés, aferição de pressão arterial por enfermeiros, além do atendimento realizado por três psicólogas. A programação também incluiu um almoço comunitário, brincadeiras como pula-pula, piscina de bolinhas e distribuição de algodão doce.
A ação social e evangelística teve um impacto significativo, com 40% dos participantes sendo não cristãos. De acordo com o pastor Fabiano Santana, líder da igreja, o objetivo é também alcançar o bairro onde estão presentes. “Essa ação busca não apenas contextualizar o Evangelho, mas também alcançar a comunidade, já que muitos dos presentes são moradores da região”, explicou.
SÉRIE DE MENSAGENS
Além da ação missional, a igreja está promovendo uma série especial de mensagens aos sábados e domingos de setembro, abordando temas de saúde emocional com base na Bíblia, pregados por teólogos e psicólogos. Intitulada “Juntos pela Vida”, a série traz os seguintes temas:
SÁBADOS
Domingos
As mensagens estão disponíveis no canal oficial da igreja no YouTube:
https://www.youtube.com/@promessa_santo_amaro
Texto: APC Jornalismo.
Fotos: Reprodução/Promessa Santo Amaro.
Dormiu no Senhor, nesta quinta-feira (29), aos 68 anos, na cidade de Miracatu (SP), a Diaconisa Rute Nunes. Serva dedicada na obra de Deus e profundamente comprometida com a família, foi casada com o Presbítero Gedeon Nunes. Deixa três filhos, Raquel, Rafael e Gideão, duas noras, Aline e Edicléia, um genro, Vanderson, e dois netos, Augusto, Cecília, e a terceira que ainda nascerá, Liz. Todos são membros da Igreja Adventista da Promessa.
Nascida em 15 de setembro de 1955, Rute de Oliveira Nunes iniciou sua caminhada cristã na Promessa, incentivada pela irmã Percilia, onde congregou na cidade de Iturama (MG) por cinco anos. Após se casar, mudou-se para São Paulo, onde passou a congregar na igreja de Vila Cristina, em Carapicuíba. Em 1984, passou a frequentar a Promessa Itapevi (SP), onde serviu como diaconisa até 2022. Nos últimos anos, ela e o esposo congregavam na igreja de Manoel da Nóbrega (SP). Rute era conhecida por sua dedicação à música, gostava de louvar junto de seu marido e filhos durante os cultos.
Em uma nota divulgada pela Promessa de Itapevi, Rute Nunes foi um exemplo de humildade, fé, serviço, obediência, oração e amor a Deus. Ela serviu tanto a Deus quanto às pessoas de maneira exemplar, com um amor transbordante por Cristo, pelo evangelho e pela obra de Deus. Seu zelo pela evangelização e discipulado marcou a vida de muitos, sempre com dedicação e entrega. Sua vida foi um testemunho genuíno do Evangelho de Cristo.
INFORMAÇÕES SOBRE O VELÓRIO:
O velório ocorrerá na noite desta quinta-feira, 29 de agosto, na Funerária Vale da Paz, localizada na Rua Heitor Bertacim, 40 – Centro, Miracatu – SP, 11850-000. O sepultamento será na sexta-feira, 30, às 10h, no Cemitério de Miracatu.
Neste momento de dor, ore pelos familiares e irmãos em Cristo enlutados, para que o consolo do Espírito seja abundante e a fé progressiva até a volta do Senhor Jesus Cristo, que ressuscitará os que morreram crendo em Seu nome (2 Timóteo 4:8).
Texto: APC Jornalismo.