“Nasci de novo!”: sete jovens foram batizados em Gravataí (RS)

O batismo foi realizado no último domingo (7) pela Promessa União.

Vestidos com camisetas estampadas com a frase “Nasci de novo”, sete jovens foram batizados em uma cerimônia realizada pela Promessa União, em Gravataí (RS), na tarde do último domingo (7). Ester da Silva, Pedro dos Santos, Rafael da Silva, Nicoly Gonçalves, Gustavo Brizolla, Matheus Vitorino e Thyago dos Santos testemunharam publicamente sua fé no Salvador diante da igreja de Cristo. A cerimônia foi conduzida pelo superintendente regional, pastor Alessio Gomes de Oliveira.

Os novos discípulos de Cristo fazem parte do Projeto Zoe, iniciativa que busca levar a vida de Jesus a crianças, adolescentes e jovens, incentivando-os a crescer na fé, conhecer a Palavra de Deus e desenvolver um relacionamento com Cristo.

O projeto começou no formato de célula, em um condomínio da cidade, e hoje muitos participantes do pequeno grupo são membros da igreja local. A iniciativa cresceu e deu origem a outras frentes de atuação, como o Ministério de Louvor Zoe, além de eventos, como o AcampaDentro, e diversas ações evangelísticas.

 

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)
Fotos e vídeos: Divulgação/Convenção Rio Grande do Sul

 

Comissão Eleitoral divulga nomes dos candidatos e regras de divulgação para eleição de vice-superintendente da Convenção Sul-Mato-Grossense

Ao todo, três editais foram publicados com regras eleitorais para os participantes da eleição, que será realizada em 12 de julho de 2026.

 

A Comissão Eleitoral da Convenção Geral divulgou mais três editais sobre o processo eleitoral para o cargo de vice-superintendente da Convenção Regional Sul-Mato-Grossense após reunião no sábado (06) do Colégio Eleitoral. No Edital nº 003/2026, que pode ser baixado aqui (clique), estão disponíveis os nomes dos candidatos e suas propostas. Já o Edital nº 004/2026 (baixe aqui) traz o Ato Oficial de Autorização para Divulgação Institucional de Conteúdo Oficial. Por fim, o Edital nº 005/2026 apresenta um Manual Orientativo aos Candidatos, com detalhes sobre o que pode e o que não pode ser divulgado durante o processo eleitoral: clique e baixe.

 

No Edital nº 003/2026, foram divulgados os três candidatos e um anexo com suas propostas para a eleição, que será realizada em 12 de julho de 2026. O candidato 01 é o Pastor Felipe Rocha da Cruz, o candidato 02 é o Pr. Jesaías Campos do Carmo e o candidato 03 é o Pr. Valdecir Alves de Melo.

As propostas podem ser consultadas no edital mencionado acima e refletem exclusivamente o conteúdo apresentado pelos próprios candidatos, sem qualquer juízo de valor, interpretação ou endosso por parte da Comissão Eleitoral.

 

O Edital nº 004/2026, intitulado “Ato Oficial de Autorização para Divulgação Institucional de Conteúdo Oficial”, regulamenta, em caráter excepcional, a replicação literal do conteúdo oficial produzido e publicado pela Comissão Eleitoral pelos candidatos regularmente habilitados, exclusivamente por meio da republicação integral e sem qualquer modificação dos conteúdos oficiais.

Já o Edital nº 005/2026, “Manual Orientativo aos Candidatos: Divulgação Permitida e Condutas Vedadas”, tem o objetivo de orientar os candidatos quanto às condutas permitidas e proibidas em matéria de divulgação, como O que é permitido (desde que exatamente como publicado) e o item O que é expressamente proibido.

Todos os editais podem ser baixados por meio dos links disponíveis no primeiro parágrafo desta notícia.

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)

Como saber se sou chamado ao ministério integral?

A missionária Natalia Nascimento aponta alguns sinais e fala da importância do Seminário Teológico Promessista (STP), em Cosmópolis (SP), como parte relevante da formação.

 

Para a missionária Natalia Nascimento, que foi seminarista da turma 2021/2022 do Seminário Teológico Promessista (STP), pela Convenção Paulistana Leste, Deus usa vários meios para confirmar o chamado integral na vida de mulheres e homens vocacionados: A Palavra de Deus, pessoas ao redor, o amor em servir à Casa de Deus e os frutos da vida cristã são alguns dos indícios e sinais desse chamado, segundo ela.

 

Natalia, que entre vários trabalhos, serve a Deus como tradutora da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em programas da TV Viva Promessa e serviços para Agência Humanitária Promessista (AHP), também lembrou que o chamado não é uma emoção, mas uma certeza. “Tem uma frase do pastor Hernandes Dias Lopes. Ele falou: ‘São várias portas, mas você enxerga apenas a porta do ministério pastoral’. Então veio essa convicção pela Palavra, veio paz no meu coração”, relembra.

Durante o programa Sala Pastoral, da TV Viva Promessa (link abaixo), Natalia compartilhou seu testemunho de chamado, que ocorreu aos 15 anos, em um culto missionário.

Ela também ressaltou a importância do Seminário Teológico Promessista (STP) para o preparo ministerial. “Eu nem sei como que eu vou chegar lá crua”, relembrou ela sobre o período antes de ingressar no seminário. “Aí veio uma voz dizendo assim: ‘Mas é para isso que você vai lá! Você vai para aprender’.”

 

Segundo ela, o STP, que recentemente abriu vagas para a turma 2027/2028 (clique aqui), é um lugar para aqueles que são chamados e precisam ser forjados para o ministério. “Deus já estava me preparando porque eu ia para aprender. Se eu já estivesse pronta, não precisava. Não fazia sentido. E aí eu falei: ‘Ai Deus, obrigado por essa oportunidade!’”

Foram dois anos de formação intensa em regime de internato, em Cosmópolis (SP), repletos de momentos desafiadores, já que os alunos deixam suas casas, convivem com pessoas diferentes e enfrentam uma carga horária intensa de aprendizado. “Eu acredito que, quando você vem para o seminário, você abre o seu coração, você expõe ali as suas fragilidades. Elas ficam muito mais evidentes. E, quando você expõe, aí Deus vai trabalhando”, testemunha.

NOVA TURMA

O STP, em Cosmópolis (SP), anunciou a abertura de vagas para a formação da Turma 2027/2028. As vagas são destinadas a moças e rapazes solteiros a partir de 17 anos, em uma estrutura que comporta até 16 alunos, proporcionando um acompanhamento mais próximo durante a formação. Os candidatos devem ter o ensino médio concluído e vocação confirmada.

As inscrições estão abertas desde o mês de maio de 2026, e as aulas terão início em março de 2027. Para obter mais informações, envie um e-mail para: seminarioteologico@promessistas.org. Siga o STP no Instagram: www.instagram.com/seminarioteologicopromessista.

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)

 

Pais também devem estudar as Lições de Crianças e Adolescentes com seus filhos, reforça líder do MCA

Diaconisa Valquíria Ramos destacou o estudo em casa como suporte para um ensino mais efetivo na Escola Bíblica.

 

Para a líder do Ministério de Crianças e Adolescentes da Convenção Geral (MCA), diaconisa Valquíria Ramos, os pais e responsáveis devem estudar a lição destinada a esse público em casa, além do contato com o material nas classes da Escola Bíblica.

“A lição é uma ferramenta para o professor e também para os pais. Porque os pais podem pegar essa lição e, junto com eles [os filhos], acompanhar em casa. Nós precisamos ter esse tempo de estudo com eles”, explicou a psicopedagoga.

A fala de Valquíria foi dada no mais novo episódio do programa quinzenal Sala de Leitura, da TV Viva Promessa (link abaixo). Ela reforçou: “Então, é importante tanto lá na igreja quanto em casa ela ter esse contato, com essa criança e adolescente, com a Palavra de Deus.”

 

FASE DESAFIADORA

Durante o programa, que dedicou dois episódios sobre as Lições de Crianças e Adolescentes publicadas pela Editora Promessa, a líder do MCA Geral também explicou que a faixa etária dos 9 aos 14 anos é um período desafiador. Ela respondeu a algumas perguntas feitas pelo apresentador do programa, pastor Wellington Varjão: “Quais são os desafios dessa fase? Como esse material da nossa igreja pode ajudar professores e líderes que trabalham com esses alunos?”

 

Valquíria destacou que, nessa etapa, a criança sai da simbologia para uma fase mais lógica. “Agora, aos 9 anos, vai entrar ali já a lógica. Ela vai entender causa e consequência. Ela já vai entender o pecado, o que me tira da vontade de Deus”, analisou. “Então, o desafio é o professor começar a fazer as perguntas certas. Por que isso aconteceu? O adolescente já vai entrar em uma outra fase. O pensamento abstrato vai começar a ser construído.”

Segundo a educadora, o adolescente passará a compreender conceitos mais profundos, como a graça, “só que ele não vai receber isso assim, resposta pronta. É a fase de questionar, é a fase, às vezes, de resistência à autoridade. Isso é normal, gente. Isso é uma necessidade biológica dele. Ele precisa disso. De perguntar, porque ele está ali procurando a sua identidade”.

 

Ela concluiu afirmando que o desafio do professor é permanecer próximo desse aluno que, durante a construção da própria identidade, apresenta muitos questionamentos. Também orientou sobre como lidar com essas situações: “‘Nossa, que pergunta estranha que você tá fazendo’. Não!’”. Ao invés de se assustar, professores devem questionar: “Por que você chegou a essa conclusão? Como você chegou a essa conclusão?’, para ele ter as respostas também para a vida dele”, finalizou.

Assista ao episódio 01 sobre as Lições de Crianças e Adolescentes:

 

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)

“Na convocação do Senhor, todos os convocados receberão uma coroa”, reflete Pr. Edmilson Mendes

Durante o programa Promessas de Esperança, da TV Viva Promessa, o apresentador utilizou uma metáfora esportiva para refletir sobre o chamado de Deus ao Seu povo.

 

Há poucos dias, o Brasil “parou” para acompanhar a convocação da Seleção Brasileira. O assunto tomou conta das redes sociais e despertou o interesse de muitos em relação à próxima Copa do Mundo. Diante da repercussão, o apresentador do programa Promessas de Esperança, Pr. Edmilson Mendes, fez uma reflexão: “Lá nos Estados Unidos, somente uma seleção vai erguer a taça, mas, na convocação do Senhor, todos os convocados receberão uma coroa”.

Utilizando a metáfora de uma convocação para um grande evento, ele abordou um momento histórico e espiritual narrado em 2 Crônicas 5:2-5:

“Congregou Salomão os anciãos de Israel e todos os cabeças das tribos, os príncipes das famílias dos israelitas, em Jerusalém, para fazerem subir a arca da Aliança do Senhor, da Cidade de Davi, que é Sião, para o templo. Todos os homens de Israel se congregaram junto ao rei, na ocasião da festa, que foi no sétimo mês. Vieram todos os anciãos de Israel, e os levitas tomaram a arca e a levaram para cima, com a tenda da congregação e também os utensílios sagrados que nela havia; os levitas sacerdotes é que os fizeram subir.”

Assista ao programa:

 

O texto relata a convocação do povo para a inauguração do Templo de Salomão, um dos momentos mais marcantes da história de Israel. A partir desse episódio, o Pr. Edmilson destacou lições para a vida cristã. As reflexões espirituais podem ser assistidas no vídeo entre os minutos 21:54 e 24:58. Segundo o apresentador, assim como o povo de Israel foi convocado para participar daquele acontecimento histórico, cada pessoa também é chamada por Deus para cumprir um propósito.

Esse chamado exige transformação de hábitos, escolhas e prioridades. Quem crê em Jesus Cristo também recebe essa convocação. “Um dia eu e você fomos convocados. Um dia, na sua vida, você questionou os seus hábitos, o seu vocabulário, percebeu um monte de coisas que te afastavam de Deus. E, agora, nessa convocação em que você disse ‘sim’, entendeu que Ele é o seu Técnico, que Ele é o seu Capitão, que Ele pode te levar à vitória”, refletiu ao falar sobre a conversão por meio do Evangelho.

Lições para os cristãos

Somos o templo

No Novo Testamento, Deus não habita em construções feitas por mãos humanas, mas no corpo dos fiéis, que se tornaram templo do Espírito Santo. Essa verdade é reforçada por Paulo em 1 Coríntios 3:16-17.

A arca está em nós

A lei de Deus não está mais escrita em tábuas de pedra, mas nos corações daqueles que creem. Pela ação do Espírito Santo, os princípios divinos são gravados na vida dos seguidores de Cristo (Hb 10:15-18).

Há uma promessa de glorificação

Segundo a reflexão, aquele que é convocado por Deus também recebe a promessa de glorificação. O Senhor sustenta Seus filhos em meio às dores, desafios e lutas da caminhada cristã.

“Se Deus te convocou, convocou a tua casa, há uma promessa de glorificação. Ele tem poder para fazer cair sobre você a Shekinah, a glória do Senhor, porque é somente com a glória do Senhor que a gente consegue caminhar nesta vida, nesta terra”, concluiu.

 

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)

Edição: Texto a partir de IA do YouTube com mediação jornalística

Lançamento da Editora Promessa, ‘Nossa mesa de cada dia’ resgata valor das refeições em família

Organizado pela colaboradora da editora, Márcia Gallis Pilão, a obra reúne receitas, testemunhos, reflexões bíblicas e histórias afetivas que atravessam gerações

 

No mês dedicado à família e num tempo em que se assentar ao redor da mesa com pais e filhos se torna um momento raro, a Editora Promessa lança o livro Nossa mesa de cada dia – Entre o alimento e o abraço, a presença de Deus. A obra reúne receitas, testemunhos, reflexões bíblicas e histórias afetivas que atravessam gerações, e já está disponível na loja virtual da publicadora: www.editorapromessa.com.br

“Cada receita carrega uma história, uma memória e uma demonstração de afeto. Queremos incentivar famílias a desacelerarem e voltarem a viver momentos significativos ao redor da mesa”, afirma a organizadora da obra, Márcia Gallis Pilão, que colabora com a editora e congrega na Igreja Adventista da Promessa de Vila Medeiros, em São Paulo (SP). 

Marcia contou que o projeto surgiu a partir das lembranças das receitas de sua mãe e ganhou novas dimensões com a participação de colaboradores de diferentes regiões do Brasil e até de outros países: são teólogos, nutricionista, missionárias, escritores e colaboradores cristãos, que criaram um conteúdo que une gastronomia, fé e convivência familiar. 

 

 

Sobre o livro

Na introdução da obra, o nutricionista Douglas Saldanha, da Promessa São Caetano, na grande São Paulo, destaca que o livro também funciona como um convite ao resgate das refeições compartilhadas em um tempo marcado pela correria e pelo excesso de tecnologia no cotidiano familiar.

O prefácio é assinado pelo Chef Isaías Soares, referência internacional em gastronomia, que reforça o valor afetivo da culinária e da tradição familiar. Para ele, a verdadeira excelência na cozinha não está apenas na técnica, mas na intenção e no amor de quem prepara o alimento.

Com linguagem acolhedora e forte apelo emocional, Nossa mesa de cada dia convida o leitor a redescobrir o significado das refeições compartilhadas e a transformar a rotina da casa em um ambiente de comunhão, gratidão e fé.

 

Ficha técnica

Título: Nossa mesa de cada dia – Entre o alimento e o abraço, a presença de Deus

Organizadora: Márcia Gallis Pilão

Editora: Editora Promessa

Categoria: Gastronomia, espiritualidade e família

Dimensões: 16 x 23 cm

Edição: 1ª edição (2026)

Páginas: 144 páginas | miolo colorido | papel couché 90 g

Preço de capa: R$ 69,90

Pedidos: Editora Promessa: www.editorapromessa.com.br 

 

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)

Com informações: Editora Promessa

Em pré-inauguração do templo da Igreja Adventista da Promessa em Santiago, 10 pessoas se entregaram ao Senhor

Após longos anos, o templo da igreja volta a funcionar na capital chilena.

 

Uma grande festa ao Senhor foi realizada pela Igreja Adventista da Promessa em Santiago, no Chile, na noite de sábado (23), durante a pré-inauguração do templo da cidade, que passou anos desativado, mas agora retorna como lugar de adoração a Deus e proclamação do Evangelho.

A celebração que ocorreu na terra também resultou em festa no céu: oito pessoas se reconciliaram com Jesus e duas se renderam ao Salvador, e como diz o evangelho: há festa celestial quando um pecador se arrepende! (Lc 15:7); durante a programação, 82 pessoas  participaram do culto.

O Pastor do campo, Pr. João Batista, informou que representantes de três igrejas da Promessa do sul do Chile participaram do momento: Nacimiento, Santa Fé e Curanilahue. Ao todo, 22 pessoas desta última comunidade estiveram presentes, incluindo o ministério de louvor responsável pela parte musical, tornando a comemoração um importante momento de comunhão entre os santos.

A celebração foi dirigida pelo Pr. João Batista. A pregação ficou por conta do Pr. Cícero Alves, enquanto a oração final e o apelo foram conduzidos pelo Pr. Adelmilson. Ao final, promessistas e convidados participaram de um momento de confraternização, compartilhando uma refeição e a alegria pelo retorno da igreja.

Em um vídeo compartilhado com o Promessistas.org (assista abaixo), é possível ver as várias mãos envolvidas nesse novo momento da igreja chilena. Um verdadeiro exército de cooperadores ajudou na construção da casa pastoral, visando reduzir custos com aluguel, além da reforma completa do templo.

São 34 anos da igreja no país, mas agora um recomeço simbólico acontece por meio do novo templo e das vidas que se voltaram para Cristo.

Para que esse novo momento fosse possível, houve união entre homens e mulheres locais, além de lideranças do país e de outras nações que, juntos em favor da causa do Evangelho, pelo poder do Espírito Santo e com contribuições financeiras, ajudaram a reerguer o local da obra de Deus.

 

Reunião especial

Na manhã de sábado (23), a Aliança Mundial Promessista (AMP) também realizou uma reunião especial em Santiago. A comitiva reforçou estratégias para o avanço da obra de Cristo na América do Sul. 

O encontro contou com a presença do presidente da Convenção Geral do Brasil e líder da aliança, Pr. Adelmilson, e sua esposa, Angélica; do diretor da Convenção Paulista, Pr. Cícero Alves, e sua esposa, Sônia; do presidente da Convenção Paraguai, Pr. Gilberto Marengo, e sua esposa, Felipa; além da presidente da Convenção Argentina, Missionária Liliana Arruda, e seu esposo, Pr. Eliézer.

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)

Para o avanço da Igreja, lideranças da Aliança Mundial Promessista se reúnem em Santiago do Chile

Com pautas voltadas à expansão do Reino de Deus, entre os compromissos da AMP esteve a pré-inauguração do templo da Igreja Adventista da Promessa no país.

 

Com foco em pautas voltadas ao avanço da Igreja Adventista da Promessa na América do Sul, como a plantação de novas igrejas, a revitalização de igrejas no Projeto 2032 e a inauguração do novo espaço da Promessa Santiago, lideranças da Aliança Mundial Promessista (AMP) estiveram em Santiago do Chile, de sexta-feira (22) até este domingo (24).

Com uma temática enraizada na Grande Comissão de Jesus Cristo: Santiago do Chile“Vayan y hagan discípulos de todas las naciones…” (Mateo 28:19), os presidentes participaram de um momento de comunhão e alinhamento estratégico para reforçar a necessidade de avançar na obra do Senhor no continente. Estiveram presentes o Pastor Gilberto Marengo, do Paraguai; o Pr. Gregório Caires, do Chile; o Pr. Adelmilson Júlio Pereira, do Brasil; e a Missionária Liliana Arruda, da igreja na Argentina.

 

O QUE É  A AMP?

Fundada em 15 de dezembro de 2021, em Cosmópolis (SP), a Aliança Mundial Promessista (AMP) é uma instituição que tem por fim ser uma expressão da unidade essencial que existe entre os discípulos de Jesus que abraçam a Confissão de Fé Promessista em todo o mundo, composta por Convenções Gerais que são independentes (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile). 

Acesse o portal da AMP e conheça cursos sobre plantação, revitalização e missão urbana: www.promessaglobal.com

 

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)

Foto: Divulgação. 

“Somente Cristo”: Convenção Eurásia prepara congresso 2026

Site especial reúne todas as informações: congressoeuroasia.promessaglobal.org.

 

Pelo segundo ano consecutivo, a Igreja Adventista da Promessa na Europa prepara o Congresso Eurásia, que ocorrerá nos dias 31 de outubro e 1 de novembro de 2026, no templo da Promessa Setúbal, em Portugal, com o tema “Somente Cristo”. Um site especial foi preparado pela Agência Promessista de Comunicação (APC), ele reúne todas as informações sobre programação, preletores, inscrições e valores de investimento. 

Acesse o site aqui: congressoeuroasia.promessaglobal.org

 

O Congresso é um encontro oficial da Convenção Eurásia, uma instituição transcontinental que abrange os continentes europeu e asiático, além de supervisionar o trabalho em Angola, na África. Ela atua com pastoreio contextualizado e plantação de igrejas em países como Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Índia, Nepal e Angola. Também acompanha o discipulado de cristãos em nações como Itália, França, Irlanda, Suíça, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Burundi e Malawi.

A programação

No sábado, 31 de outubro, a manhã contará com a palestra “A supremacia de Cristo sobre todas as coisas”, ministrada pelo Pastor Irgledson Galvão. Na parte da tarde, serão realizadas trilhas temáticas para mulheres, jovens e evangelização.

A líder do Ministério de Mulheres da Convenção Geral, Missionária Eliane Salvador, falará sobre o tema “Cristo no centro da vida e da família”, com ênfase em espiritualidade, discipulado e influência cristã no lar e na igreja.

O líder do Ministério Jovem Geral, Pr. Jeferson Bagagim, ministrará a palestra “Seguir a Cristo em um mundo sem Cristo”, abordando a fé em contexto secular, a identidade cristã e a missão da nova geração.

Por último, outra trilha será ministrada pelo integrante da liderança da Eurásia e Missionário em Liverpool, na Inglaterra, Pr. Márcio Joansen. Ele falará sobre “Cristo no centro da igreja”, com o propósito de forjar uma liderança cristocêntrica, fidelidade ao Evangelho e uma igreja missionária.

À noite, a mensagem será pregada pelo superintendente da Convenção Paranaense e integrante da Junta de Missões, Pr. Silvio Gonçalves, com o tema: “Cristo, a única esperança do mundo”.

 

Serviço

Evento: Congresso Eurásia 2026
Data e local: 31 de outubro a 1 de novembro, em Setúbal, Portugal
Informações e inscrições: congressoeuroasia.promessaglobal.org 

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)

Um testemunho vivo do Plantando Esperança Global

A história de Origem, seminarista de Moçambique, mostra como a iniciativa da Igreja Adventista da Promessa transforma realidades pela graça de Deus.

 

Ele precisava percorrer longas distâncias para estudar na escola mais próxima de sua casa, em Moçambique. Mas, com a estruturação do Projeto Plantando Esperança no país, Originaldo Armando, o Origem, testemunha que foi por meio da iniciativa da Igreja Adventista da Promessa, por meio da Junta de Missões, com a colaboração financeira e as orações de milhares de promessistas brasileiros, que aquele menino pôde estudar mais perto de casa e construir um novo futuro. “A primeira vez que eu pude ter material escolar foi no projeto Plantando Esperança”, relembra Origem.

 

Atualmente, Origem é seminarista da Promessa Moçambique no Seminário Teológico Promessista (STP), em Cosmópolis (SP), que recentemente abriu vagas para a turma 2027/2028. Durante entrevista na Assembleia Regional da Convenção Norte (assista aqui: instagram.com/p/DYnWrh2hR3I/), ele testemunhou como sua vida colheu os frutos dessa iniciativa global da igreja. “Eu não tinha chinelos e ia a pé nessa distância todos os dias. Então, eu tinha que percorrer 12 km para ir e 12 km para voltar. E foi no projeto Plantando Esperança que eu pude ter material escolar pela primeira vez.”

Foi a partir desse amparo dos santos que o menino, na época, ampliou sua cosmovisão e passou a olhar para a vida de forma diferente tendo um suporte educacional, com materiais para estudo e alimentação adequada. “Aquilo me motivou a querer estudar, e tive a oportunidade de não sair dali do nosso ambiente para estudar. Eu pude concluir o ensino médio e, assim, passei a ter pensamentos diferentes, sonhos diferentes. Minha cosmovisão já estava aberta”, explicou. 

 

Lançamento: um portal para uma grande iniciativa

Recentemente, a Convenção Geral lançou um portal que reúne todos os detalhes do Plantando Esperança Global. O endereço de acesso é: www.plantandoesperanca.org. Nele são apresentados números que mostram como o amor de Cristo, vivido e compartilhado por meio de doações e ações missionárias, é capaz de transformar realidades. 

Página principal do portal. Foto: Reprodução.

São 15 anos de impacto humanitário contínuo em dois continentes (África e Ásia), com mais de 600 crianças recebendo suporte escolar e nutricional integral, além de dezenas de poços artesianos, centros em funcionamento e incentivo à agricultura familiar.

 

Contribuição financeira como sementes de vida

No portal, há diversas formas de se envolver com a causa e impactar vidas por meio de doações (clique ao lado): www.plantandoesperanca.org/doar

No espaço, é possível cooperar e se tornar um “Semeador da Esperança – Adoção Estudantil”; contribuir com o “Fundo de Infraestrutura – Poços, centros e logística”; realizar uma “Oferta de Impacto – Doação pontual”; ou colaborar com a “Sustentabilidade – Agricultura e segurança alimentar”. Assim você se torna um “plantador de esperança”

Texto: Andrei Sampaio/APC

Fotos: Divulgação/Convenção Norte

 

 

A participação da liderança na temática da inclusão é estratégica, afirma líder da Secretaria da Inclusão

Para a diaconisa Juliana Duque, líderes como pastores e missionárias podem ajudar a mudar a mentalidade da igreja de forma mais consistente.

 

De acordo com a líder da Secretaria de Inclusão, Juliana Duque, falar sobre a igreja local como um espaço para a Pessoa com Deficiência (PCD) é algo que deve começar pela liderança, como pastores e missionárias, além dos líderes de ministérios e demais ordenados. Para a líder geral, “é um movimento muito importante, fundamental para a igreja. É um ponto estratégico para a gente pensar no tema da inclusão com este público”.

Ela avaliou essa questão durante entrevista ao Promessistas.org, ao relembrar a Trilha “Espaços de Ensino Inclusivo na Igreja”. Os slides podem ser baixados no link abaixo, junto com o material da maioria dos conteúdos ministrados no 2º Congresso de Educação Cristã (conteúdo disponível abaixo), realizado no dia 2 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT). “Ter essas pessoas, que são estratégicas para movimentar e mudar a mentalidade da igreja, porque a inclusão começa com mudança de mentalidade, foi muito positivo”, relembrou.

 

A líder também definiu que a inclusão é, acima de tudo, uma postura de vida. Segundo ela, como a liderança influencia a igreja, foi importante ter esse público no evento. A entrevistada explicou que havia em sua trilha pastores, presbíteros, missionárias, professores e professoras da Escola Bíblica e do ministério infantil. “Muito bacana tê-los para a gente conversar sobre isso.”

 

A igreja como espaço de inclusão

Ju avaliou que, apesar de o tema parecer difícil, a igreja precisa ser uma centro de referência para pcd’s, numa visão mais ampla, até mesmo para o bairro. “Porque nós temos igrejas da Promessa construindo até espaços específicos. É importante a igreja local, de fato, assumir essa pauta. A igreja é a maior célula de transformação social do mundo”, afirmou a líder, que destaca a importância da comunidade local.

Para ela, como a igreja é um reflexo de Jesus, ela precisa ter espaços de ensino inclusivos. “O Mestre era assim. Quando Jesus falava para alguns públicos, ele usava parábolas, para públicos mais simples. Quando ele falava com os fariseus e doutores da lei, havia debate teológico. Quando ele curava o surdo, ele usava sinais para ‘falar’, gestos”, ponderou.

 

Jesus fala a todos os públicos. A igreja deve falar também

A líder da SI lembrou que, em Marcos 7:37, quando Jesus cura um surdo, ele falou “Efatá” (aramaíco que significa “abre-se”), olhou para o céu e curou o homem. “Jesus é esse mestre que fala para todos os públicos. Assim, a igreja precisa refletir esse caráter de Jesus no ensino, pois ela é um ponto do reino aqui neste mundo. Ela é esse lugar que impacta a sociedade, que gera mudança, que oferece essa transformação.”

Em sua avaliação, num mundo caído, cheio de exclusão e com pessoas esquecidas, “é na igreja que a gente encontra essa convergência do reino, onde todos são importantes, onde todos têm o seu lugar, onde todos têm a sua dignidade garantida, porque nós fomos restaurados e inseridos nesse projeto do reino pelo nosso mestre Jesus”, finalizou.

 

Momento de preparação – A Secretaria de Inclusão está preparando o Fórum Presencial Casa Cheia, um encontro nacional que reforça o compromisso missionário da igreja com a inclusão. O evento ocorrerá de 25 a 27 de setembro de 2026, no Espaço Promessa, em Cosmópolis (SP), e contará com trilhas formativas, oficinas, devocionais e momentos de adoração, reunindo ministros, líderes, voluntários e membros que desejam viver a inclusão como parte essencial da missão da igreja.

O investimento é de R$ 810,00 (PIX) ou R$ 850,00 (em até 10x no cartão), incluindo hospedagem, alimentação completa, Kit Inclusão e certificado. As inscrições já estão abertas, e o link está disponível no Instagram da SI (link abaixo) ou pelo WhatsApp: https://forms.gle/SBxtn1cxFHV3Ymo57

Siga a Secretaria de Inclusão no Instagram: @inclusaopromessista

Texto: Andrei Sampaio/APC

A convocação para Liverpool, Inglaterra, em um intercâmbio com refugiados e a missão de Deus

Em julho de 2026, cinco voluntárias saem em missão pela Agência Humanitária Promessista (AHP); entenda

Apaixonada por missões desde a adolescência, a jovem Adyefisa Beníficio, da Convenção Goiás, aceitou a convocação da Agência Humanitária Promessista (AHP) para participar de um intercâmbio em Liverpool, na Inglaterra, de 01 a 27 Julho de 2026. O propósito da imersão é conhecer de perto e servir em um projeto com refugiados e uma comunidade promessista no país, além de trazer um relatório que sirva de base para abertura de iniciativas com imigrantes no Brasil.

“Senhor, assim como o Senhor me resgatou e trouxe vida para mim, eu quero fazer isso com as outras pessoas. Eu quero levar as Boas-Novas para que elas tenham salvação, assim como eu tive”, explicou Adyefisa ao Promessistas.org. Além do testemunho em Mineiros, Goiás, cidade onde mora, ela terá a oportunidade de participar desta imersão junto com outras convocadas voluntárias: Julia Cichoki, da Convenção Paranaense; Katia Bentes, da Convenção Paulistana Central; Celia Schneider, da Convenção Sul e Ana Gioanna da Convenção Paulistana Leste. Elas estarão divididas em tarefas que buscam conhecer como a iniciativa funciona, como é sua gestão, além de aplicar suas habilidades no local. 

“Sempre fui apaixonada desde a minha adolescência, só que eu entendi que fazer missões é onde a gente está: na nossa escola, no nosso trabalho, na nossa família. Quando eu aceitei Jesus, eu falei assim: ‘Deus, eu descobri sobre missões. Eu quero ser missionária. Se for da sua vontade, eu sei que o Senhor vai abrir a porta’”, relatou, ao entender que essa é uma porta aberta para a missão estrangeira e transcultural.

Ao se inscrever no edital, ela se colocou em oração para que seu nome fosse convocado. “A gente orou. Foi uma bênção essa vigília. Não demorou algumas semanas, veio o meu nome. Aí eu fui para a preliminar e depois passei pelo processo. Estou com uma expectativa muito grande.”

Para ela, fazer missão tanto na igreja local quanto na expedição é uma confirmação de que Deus faz grandes coisas, pois ouviu muito, na adolescência, palavras que tentavam dizer que não chegaria a lugar algum. “As pessoas me diziam que eu ia ser drogada, que eu não ia entrar numa faculdade, que eu não prestava. E Deus abriu a porta e estava falando assim: ‘As pessoas dizem isso sobre você, mas eu sei quem você é’. O Senhor tem reconstituído a minha identidade nele.”

Formada em Psicologia,  Adyefisa Beníficio de 25 anos pretende usar seu conhecimento para levar o amor do Senhor e sua experiência na área para a missão na qual foi escalada.

 

Os propósitos das convocadas

O diretor da AHP, Pastor José Bento de Oliveira, explicou em entrevista ao Promessistas.org sobre o intercâmbio em Liverpool. Segundo ele, as cinco voluntárias selecionadas a partir de um edital lançado na Convenção Nacional 2025 (CON’25) serão supervisionadas pelo Pastor Márcio e a Missionária Karen, missionários da Igreja Adventista da Promessa em Liverpool, principalmente, na iniciativa que acolhe imigrantes.

“A intenção é que elas entendam a dinâmica desse projeto, como funciona desde a chegada do refugiado, passando pelas oficinas e pelos serviços que eles oferecem. Também terão aulas de inglês em uma escola anexa ao projeto”, explicou o diretor.

Será uma agenda diária e intensa para servir nas áreas com as quais mais se identificam, além de visitas a uma igreja. “No final de semana do dia 18 de julho, elas irão para Londres, onde hoje nós já temos uma comunidade de promessistas. Elas vão sair na sexta de Liverpool, passar o sábado e o domingo e, na segunda, voltam para Liverpool.”

Além das próprias experiências ao conhecer o projeto, as voluntárias apresentarão um relatório para a AHP de acordo com a área em que atuarem. José Bento revelou com exclusividade ao Promessistas.org: “A ideia é, futuramente, termos um centro de acolhimento de refugiados na cidade de São Paulo. Com esse conhecimento que elas vão trazer, a gente pretende dar início a esse projeto, um Centro de Refugiados de São Paulo.”

Texto: Andrei Sampaio/APC

Fotos: APC/Divulgação AHP

“Identidade Redimida”: Ministério de Mulheres divulga tema e informações principais do Encontro Nacional 2027

As inscrições já podem ser feitas no site especial para o evento: www.identidaderedimida.promessistas.org.

Um rosto estampado na cruz compondo a expressão “Identidade Redimida”. Este foi o logotipo revelado, desenvolvido pela Agência Promessista de Comunicação (APC), que compõe a identidade visual com tema do Encontro Nacional 2027 do Ministério de Mulheres da Convenção Geral. O evento será realizado de 9 a 11 de abril do ano que vem, na emblemática Estância Árvore da Vida, em Sumaré (SP). 

As inscrições já podem ser feitas no site especial para o evento: www.identidaderedimida.promessistas.org, que disponibiliza informações sobre o Propósito, a Jornada, a Programação, o Local, os Valores e tira Dúvidas das mulheres interessados em participar deste momento transformador. 

 

Todas essas informações foram veiculadas em uma live especial transmitida nessa sexta-feira (15), pelo canal da TV Viva Promessa no YouTube (vídeo acima). Na avaliação da líder do ministério, Missionária Eliane Salvador, “o encontro é maior que o evento. Então eu creio que vai ser um lugar de comunhão, de despertamento espiritual, um lugar de nos motivar, de nos impulsionar para a gente continuar servindo ao Senhor. Porque será um lugar de encontro com Deus, com nossas irmãs e parentes.” Para além disso, Eliane acredita que, além de cura e restauração, a programação reforçará o papel das mulheres promessistas na missão de Deus.

O encontro terá condições especiais com lotes promocionais, benefícios para caravanas que levarem mulheres distantes do Evangelho e 200 vagas para homens que desejam acompanhar suas esposas, entre outras novidades.

 

Grandes mensagens

Será um final de semana com quatro ministrações, com temáticas conectadas ao tema principal. No sábado pela manhã, o tema será: “Identidade: Quem sou eu, afinal?”; no período da tarde: “Restauração: Identidade Redimida e Sexualidade”; no sábado à noite: “O Grande Redentor”; e no domingo pela manhã: “Mulher Redimida em Missão”.

A colaboradora do Ministério, Diaconisa Lu Clemente, relembrou que a Estância é um lugar afetivo para os promessistas, com lembranças de grandes eventos como assembleias e congressos, onde a cena de irmãos e irmãs caminhando até o local principal da programação é marcante. Segundo ela, no Encontro Nacional serão construídas novas memórias: “Viveremos novos momentos em Cristo, o encontro de amigas, o encontro familiar, será tremendo, assim do jeito que mulher gosta”, pontuou.

Ela também justificou o formato de ajuntamento com todas reunidas: “Dessa vez não teremos trilhas separadas, e todos os temas estarão disponíveis para todas as mulheres. Estaremos juntinhas o tempo todo. Nós entendemos que cada ministração traz algo necessário e interessante para que todas estejam juntas”, explicou Lu Clemente.

 

Serviço:

Encontro Nacional de Mulheres

Data: 09 a 11 de abril de 2027

Local: Estância Árvore da Vida, Sumaré (SP)

Para inscrições e informações: www.identidaderedimida.promessistas.org

 

Texto: Andrei Sampaio/Agência Promessista de Comunicação (APC)

Foto: Reprodução/Tv Viva Promessa

Em live especial, Ministério de Mulheres lança Encontro Nacional 2027

A transmissão especial começa às 20h (horário de Brasília), no canal do YouTube da TV Viva Promessa.

 

Nesta sexta-feira, 15 de maio, a partir das 20h (horário de Brasília), a TV Viva Promessa transmite a live de lançamento do Encontro Nacional, que ocorrerá de 9 a 11 de abril de 2027, realizado pelo Ministério de Mulheres. Nas redes sociais do ministério da Convenção Geral, a líder, Missionária Eliane Salvador, disse que, na ocasião, serão revelados o local e o tema da programação, o valor das inscrições, além de sorteios e outras novidades.

 

No vídeo divulgado nas redes sociais, a líder fez um convite importante para o público feminino promessista: “Você, mulher, não pode perder. Chame suas amigas, suas irmãs, as irmãs de sua igreja para que elas possam participar”.

Entre aceitações e reconciliações, 27 pessoas se entregam ao Senhor na Bolívia

Diretores da Junta de Missões fizeram viagem missionária a Santa Cruz de la Sierra para acompanhar de perto o progresso da obra no país.

 

A Igreja Adventista da Promessa em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, está vivendo um tempo de desenvolvimento missionário, com vários sinais do crescimento dado pelo Espírito Santo. Entre esses sinais, está a celebração do aniversário de 17 anos da denominação no país, ocasião em que 27 pessoas se entregaram a Jesus, entre aceitações e reconciliações, ao longo das duas noites comemorativas.

Essa foi uma das grandes notícias trazidas de uma viagem missionária ocorrida entre os dias 5 e 11 de maio a uma das maiores cidades bolivianas. A viagem foi realizada pelos diretores da Junta de Missões da Convenção Geral: o diretor, Pastor Denilson Ferreira, e o vice-diretor, Pr. Ageu Bentes, que foram acompanhar o projeto missionário conduzido pelo Pr. Diego, pela missionária Maise e seu filho Miguel.

Os principais objetivos da viagem foram: acompanhar os trabalhos de implantação das bases missionárias; fortalecer e encorajar a liderança local; participar do aniversário de 17 anos da Promessa na Bolívia; e regularizar uma importante negociação de terreno para a igreja.

 

O terreno para um grande templo

Um dos momentos mais marcantes da viagem foi a concretização da troca de um terreno. A irmã Geovanna, sensibilizada com o avanço da obra, decidiu trocar um terreno seu, localizado em uma área mais valorizada e central, por outro mais distante. Mesmo sendo um terreno de maior valor, ela optou por realizar a troca, deixando a diferença como uma significativa doação para a igreja.

A negociação foi concluída com sucesso, devidamente registrada em cartório, abrindo agora o caminho para um novo sonho: a construção de um grande templo no local.

 

Celebração do aniversário da igreja

Durante a estadia da equipe missionária, também foi celebrado o aniversário da igreja, em um momento especial de gratidão a Deus. A programação ocorreu no sábado (09) e domingo (10), com uma participação média de 200 pessoas em cada culto. Como fruto desse mover de Deus, 12 pessoas aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador, além de 15 reconciliações ao longo das duas noites.

A programação dos 17 anos da Promessa no país contou com apresentações de coreografias, momentos de louvor e participação de igrejas convidadas. No sábado, a ministração da Palavra foi conduzida pelo Pr. Ageu Bentes e, no domingo, o encerramento ficou por conta do Pr. Denilson Ferreira.

Após as celebrações, houve um momento especial de comunhão, com sorteio de brindes e um coquetel para os presentes, fortalecendo ainda mais os laços entre os irmãos. A JM manifestou as seguintes palavras: “Louvamos a Deus pelo que Ele tem realizado na Bolívia e pela dedicação do Pr. Diego e sua família. Seguimos confiantes de que o Senhor continuará abençoando e expandindo essa obra missionária”.

 

Sobre a igreja na Bolívia

Os diretores da JM constataram que a obra de Deus em solo boliviano avança. Atualmente, o projeto já conta com cerca de 160 pessoas matriculadas, distribuídas em quatro bases missionárias.

As bases funcionam em lares e têm sido espaços de intensa atividade evangelística, com muitas visitas, discipulado e pessoas entregando suas vidas a Jesus Cristo. O movimento missionário é constante e crescente.

Doe e apoie a obra de Deus por meio da Junta de Missões, chave PIX (e-mail): contato@juntademissoes.com.br.

 

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)
Com informações: Junta de Missões
Fotos: Divulgação/JM

 

Encontro ministerial aproxima experiências promessistas globais de pastores da Convenção Paulista

A iniciativa foi promovida pela Convenção Geral e pela Convenção Paulista no Espaço Promessa e no templo de Jardim Amanda, em Hortolândia (SP).

Um encontro ministerial transcultural promovido pela Convenção Geral e pela Convenção Regional Paulista reuniu pastores da região e líderes da Índia, Nepal e Moçambique. A programação ocorreu nesta quarta-feira (13), na Igreja Adventista da Promessa, no Espaço Promessa, em Cosmópolis (SP), durante o dia, e no culto à noite, na Promessa de Jardim Amanda, em Hortolândia (SP).

O momento foi marcado por comunhão, visão missionária e esperança no avanço do Reino de Deus entre os povos. Em um ambiente de troca de experiências e fortalecimento da missão, os participantes puderam perceber como o Evangelho continua alcançando diferentes culturas, línguas e nações, reafirmando a unidade da Igreja de Cristo em meio à diversidade, como Jesus designou em sua Grande Comissão.

 

Na oportunidade, o superintendente regional, Pastor Arley Dias, destacou o texto de Apocalipse 7:9, que apresenta a visão de uma grande multidão “de todas as nações, tribos, povos e línguas” reunida diante do Cordeiro. A reflexão ressaltou que encontros como esse representam um pequeno vislumbre do futuro: povos de diferentes culturas unidos pela mesma fé e adorando ao mesmo Senhor. A mensagem reforçou que a Igreja ultrapassa fronteiras geográficas, étnicas e culturais, e já manifesta hoje sinais do Reino que serão completamente revelados na eternidade.

Na sequência, o presidente da Convenção Geral, Pastor Adelmilson Julio Pereira, conduziu uma rodada de interação entre pastores da região e os líderes dos países representados: Pr. Ravi (Nepal), Pr. Ananto (Índia) e os pastores moçambicanos Manoel e Selágio. Durante esse diálogo, os participantes puderam fazer perguntas sobre os desafios enfrentados na missão transcultural e estrangeira, ouvir relatos sobre perseguição ao Evangelho, resistência cultural à fé cristã e até mesmo hostilidade dentro do próprio contexto familiar de muitos convertidos. 

Os líderes compartilharam experiências sobre as dificuldades e oportunidades em seus países e mostraram como o Evangelho avança mesmo em contextos marcados por limitações, oposição religiosa e barreiras culturais.

Percepção dos missionários

O encontro também permitiu que os líderes estrangeiros expressassem suas percepções sobre a igreja brasileira. Eles destacaram características, potencialidades e desafios observados no contexto do Brasil. Esse intercâmbio fortaleceu a consciência missionária e ampliou a visão dos participantes acerca da realidade espiritual e cultural de diferentes partes do mundo.

 

Panorama mundial

O presidente geral apresentou, durante o encontro, um panorama missionário mundial a partir de um mapa populacional. Ele mostrou o grande desafio missionário existente em regiões extremamente populosas do mundo, especialmente em partes da Ásia e da África, onde vivem bilhões de pessoas e ainda há uma presença muito pequena da Igreja da Promessa. Em contraste, foi lembrado que o Brasil concentra atualmente a maior parte dos promessistas, com cerca de 70 mil membros, enquanto em algumas dessas regiões existem apenas poucos representantes da denominação.

A partir dessa análise, foi reforçada a visão de que Deus continua chamando a igreja brasileira para participar ativamente da expansão missionária global. O desafio apresentado não foi apenas de crescimento numérico, mas de mobilização espiritual, envio e compromisso para que a mensagem do Evangelho alcance povos ainda pouco alcançados e para que a Promessa se coloque como proclamadora entre as nações.

DOE: Para colaborar com missões mundiais promessistas, contribua pelo PIX (e-mail): promessaglobal@promessistas.org

 

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)

Com informações: Convenção Paulista

Fotos: Divulgação/Convenção Paulista