Sete alunos estudarão em Cosmópolis (SP), no Espaço Promessa, no biênio 2025/2026.
Dois estudantes vindos de Moçambique, Originaldo Antônio Armando (Origem) e Amelia Dalia Saide (Melita), iniciaram sua formação no Seminário Promessista da Igreja Adventista da Promessa. Eles fazem parte da Turma 2025/2026, composta por sete seminaristas que foram apresentados à igreja no culto de domingo à noite, dia 30 de março, na igreja local da cidade, situada no Espaço Promessa, em Cosmópolis (SP).
Além dos dois moçambicanos, integram a nova turma Angélica de Sousa Canuto (Convenção Amapaense), Emilly Salgado de Oliveira (Convenção Paulistana) e Juliana Sousa da Silva (Convenção Baixo Amazonas, em parceria com a Paulistana). Entre os homens, além de Origem, foram admitidos Donizete Silva do Nascimento (Meio Norte) e Leandro de Sousa Bispo (Rio de Janeiro, em parceria com o Meio Norte).
Origem relatou, em mensagem enviada ao Promessistas.org, que seu chamado surgiu a partir de uma experiência em um centro de formação de ensino teológico em Moçambique, onde percebeu sua vocação para o ministério. O Pastor Christian França, que é missionário no país, ao notar seu gosto pelos estudos e sua aptidão para a missão, mencionou em 2022 a possibilidade de estudar no seminário em Cosmópolis.
“Mas, para mim, naquela altura, foi inacreditável. Essa possibilidade me parecia muito distante, quase impossível”, explicou. Após dois anos e a visita de uma comitiva do Brasil, a proposta foi avaliada. “Eu espero que seja um momento muito bom, propício ao aprendizado, e creio que será uma fase de transformação e capacitação para minha vida espiritual, além de uma oportunidade para conhecer a cultura dos irmãos com quem irei conviver aqui no seminário”, prospecta.
Melita também compartilhou sua surpresa com o convite. “Receber o convite foi uma grande surpresa, inacreditável, parecia uma realidade muito, muito, mas muito distante. Desde que conversei com o pastor Christian, passei uns dois meses sem acreditar”, revelou. Ela contou que, mesmo enquanto providenciava a documentação para a viagem, ainda sentia incerteza sobre sua vinda ao Brasil.
“Espero aprender mais sobre Deus e ter uma comunhão muito grande. Quero realmente ter Deus comigo, saber quem Ele é e tudo o que fez por mim. Tem muita gente que só tem a Bíblia na cabeça, mas não tem Deus. O que eu quero mesmo é saber quem é Deus de forma profunda e não apenas superficial.”
Apresentação e expectativa
O culto de apresentação contou com a pregação do vice-presidente da Convenção Geral, Pr. Eleilton Freitas. Cada um dos novos estudantes teve a oportunidade de compartilhar suas convicções e expectativas para essa nova etapa de formação.
“É uma instituição histórica. A formação que essa instituição tem proporcionado aos nossos pastores é muito significativa”, pontuou o diretor do seminário, Pr. Francisco Lima, diretor e capelão do Seminário Promessista. Ele destacou que vários líderes da igreja passaram pelo seminário desde sua fundação, em 1963.
“A gente percebe a convicção deles. Percebe que estão aqui se lançando nos braços de Deus, entregando-se a Cristo para essa jornada de dois anos e, com certeza, depois, servindo à igreja como pastores e missionárias espalhados pelo mundo”, avaliou o pastor Francisco.
“Temos uma expectativa muito grande de que todos perseverem até o fim e exerçam um ministério longo e produtivo para a glória de Deus”, acrescentou.
Na segunda-feira, 31, as aulas já tiveram início com o Pr. Eleilton Freitas, responsável pela disciplina de Novo Testamento.
ALUNOS DE OUTRAS TURMAS SE FORMAM
O Pr. Francisco também mencionou que, no dia 12 de abril, será realizada a formatura da Turma 2023/2024, composta por 47 alunos vindo de cursos presencial e semipresencial para casais. “Nossa expectativa é de um momento muito especial, após uma jornada de dois anos de estudos, pesquisa e esforço de todos. Eles estarão celebrando a conclusão de uma fase tão importante em suas vidas”, afirmou.