Skip to content

Comissão Eleitoral da Igreja Adventista da Promessa faz primeira reunião para eleições 2023

A reunião aconteceu neste sábado e domingo, 11 e 12 de fevereiro, no Centro Administrativo Promessista (CAP), em Cosmópolis (SP), para iniciar seus preparativos para o processo eleitoral de 2023.

 

A Comissão Eleitoral da Igreja Adventista da Promessa reuniu-se neste sábado e domingo, 11 e 12 de fevereiro, no Centro Administrativo Promessista (CAP), em Cosmópolis (SP), para iniciar seus preparativos para o processo eleitoral de 2023. No pleito deste ano, serão escolhidos os dirigentes para os cargos das Convenções Geral e Regionais, que conduzirão a igreja durante o período de 2024 a 2027.

 

De acordo com informações do relator, Pb. Marco Murta, a Comissão Eleitoral tratou de diversos assuntos, entre os quais a análise das principais mudanças normativas aprovadas na última Assembleia Geral, que impactam nas eleições de 2023, a elaboração do Calendário Eleitoral, destacando as etapas e os prazos mais importantes e, ainda, a elaboração da lista de requisitos do sistema de votação eletrônica. Também foram nomeadas as subcomissões que se dedicarão às volumosas tarefas previstas para este ano, até a conclusão do processo.

 

O presidente da Comissão Eleitoral, Pb. Joazir Fonseca, ponderou que o processo de escolha dos dirigentes é um momento importante para os promessistas, visto que acontece apenas uma vez a cada quatro anos e oportuniza a renovação e até mesmo o surgimento de novas lideranças. Por essa razão, todos devem orar a Deus e pedir a ele que abençoe os que estão envolvidos na preparação, os que irão às urnas para escolher as lideranças e também aqueles que se colocarão à disposição da igreja de Cristo para servir em diferentes cargos, em nível Regional ou Geral.

 

O presidente explicou que a eleição é regida pelos documentos normativos da igreja, os quais definem regras sobre quem são as pessoas aptas a votar. “De acordo com os nossos documentos, o Colégio Eleitoral da Convenção Geral é formado pelos ordenados ativos, pastores e missionárias, líderes dos ministérios e diretores das instituições da Convenção Geral e das Convenções Regionais, diretorias administrativas das igrejas locais – pastor ou missionária, diretor(a) financeiro(a) e secretário(a) –, e um membro não ordenado, escolhido em Assembleia Geral da Igreja local, para cada grupo de 50 (cinquenta) cadastrados ou fração”, disse o Pb. Joazir.

 

Ele explicou que, no caso das eleições para as Convenções Regionais, o Colégio Eleitoral é ligeiramente diferente, uma vez que é formado, em sua maioria, por eleitores da respectiva região. “São considerados eleitores aptos para o processo de escolha dos dirigentes regionais: a Diretoria da Convenção Geral em exercício e a eleita, ordenados ativos da respectiva Convenção Regional, pastores e missionárias da respectiva Convenção Regional, líder de cada ministério e diretor(a) de cada instituição da Convenção Regional, diretorias administrativas das igrejas locais – pastor ou missionária, secretário(a) e diretor(a) financeiro(a) –, e mais um membro não ordenado para cada 50 cadastrados ou fração”, esclareceu.

 

O relator da Comissão Eleitoral explicou que a lista de eleitores será obtida a partir dos dados armazenados no aplicativo Promessa+. “Atualmente, essa é a principal fonte de informações cadastrais da igreja, é dessa base de dados que a Comissão Eleitoral extrairá a relação de eleitores aptos. Por essa razão, pedimos desde já a todos os secretários das igrejas locais e das Convenções Regionais que mantenham os registros atualizados, com atenção aos prazos que serão divulgados mais adiante”, disse o Pb. Marco Murta.

 

Para garantir a transparência e acessibilidade do processo eleitoral, a Agência Promessista de Comunicação (APC) fará ampla cobertura das eleições e divulgará informações através dos veículos de comunicação da Convenção Geral: a TV Viva Promessa (youtube.com/promessistasbrasil), redes sociais oficiais da igreja (Facebook, Instagram e Twitter; os canais da denominação no Telegram e WhatsApp) e no site oficial, o promessistas.org. Esta abrangência permitirá que todos os membros da igreja tenham acesso a informações relevantes e acompanhem tudo com atenção.

 

Integrantes da Comissão Eleitoral:

Presidente:

Joazir Nunes Fonseca (Convenção Paulistana Central)

Relator:

Marco Murta (Convenção Paulistana)

 

Membros:

Alexandro Jorge (Convenção Paulista)

Alsemir Castro (Convenção Matogrossense)

Cleonice Andrade da Costa (Convenção Paulistana Central)

Edson Dias dos Reis (Convenção Matogrossense)

Elizangela Cristina Castanha (Convenção Litoral e Leste Paulista)

Felipe José (Convenção Paulistana Central)

Jailton Sousa (Convenção Paulistana)

José Bento (Convenção Sul)

José Wagner (Convenção Sul)

Juraci Sales (Convenção Paulistana Central)

Kennedy Matos (Convenção Paulistana Central)

Nestor Freschi Ferreira (Convenção Paranaense)

Viviane Dias (Convenção Paulistana Central)

 

Por: APC Jornalismo e Comissão Eleitoral

Foto por: APC

Notícias