Skip to content

Como a luz da aurora

Brilhar cada vez mais, num mundo corrompido pelo pecado, nem sempre é fácil, mas o espetáculo vale a pena!

Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. (Provérbios 4:18)
A Bíblia diz que nosso caminho é como a luz da aurora, o nascer do dia, brilhando mais e mais, até ser dia perfeito. Não é de repente, mas vale a pena! Para Deus, o espetáculo é lindo, porque ele está nos tornando cada dia mais brilhantes para Ele, muito embora a gente, às vezes, não entenda. Pode ser que a gente reclame, porque o caminho nem sempre é tranquilo e suave, mas o resultado – Deus sabe – será, um dia, radiante!
Ele está nos aperfeiçoando pela santificação, até que Jesus volte.
Mas como viver, neste mundo mau e perverso, sendo de fato, como a luz da aurora, brilhando mais e mais? No contexto do capítulo 4 de Provérbios, Salomão está nos dando um precioso conselho: adquira a sabedoria, o conhecimento!
“Se precisar, venda tudo e compre a sabedoria! Procure entendimento! Agarre-a com firmeza – acredite, vc não se arrependerá… ela fará sua vida gloriosa – cheia da indescritível e maravilhosa graça – enfeitará seus dias com a mais pura beleza.” (versão A Mensagem)
Tantas pessoas vem a nós, como ajudadoras no cuidado com o rebanho. Se somos mulheres sábias, teremos um bom conselho, uma boa palavra.
Quero estimular você a investir nisso! Lembre-se de que Deus está desejando produzir em você: um dia cada vez mais brilhante. Não se acomode à escuridão, queira crescer, queira conhecer mais o Senhor, saia da sua zona de conforto. Sua caminhada com Ele pode ser inesgotável, se você o buscar.
Em Provérbios 4, versículos 23 a 27, Salomão traz conselhos bem práticos para nutrir a sabedoria:
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”. Como está seu coração? Leve ou pesaroso, cheio de fé ou cheio de desânimo? Cheio de perdão ou cheio de ressentimento? Na versão A Mensagem, está escrito: “vigie sempre seus pensamentos, deles depende sua vida”.
Deus é quem tem o poder de limpar, renovar seu coração, se você quiser. Se com sua boca, colocar diante dele o que está no seu coração, Ele tem o poder de limpar, animar, renovar a fé.
“Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios”. Como andam nossas conversas? Será que temos nos alimentado de fofocas, conversas fúteis, que não promovem a sabedoria, pelo contrário, enchem nossa mente do que não é bom? Nossas conversas revelam Deus? No whatsapp, no celular, pessoalmente, na família, com o marido, com os filhos? Quando Deus nos observa, Ele se alegra com o que falamos, porque nossas conversas são sempre permeadas pelos valores eternos?
“Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti.” O que estamos colocando diante de nossos olhos são opções sábias? Estamos assimilando conteúdo relevante para nossa vida ou perdemos tempo assistindo programas na TV que nada edificam? Em nossos dispositivos móveis, o que temos assistido? Os vídeos são tão enriquecedores que queremos compartilhar ou ficamos vendo piadinhas tão discriminatórias que não queremos que Deus veja! No que temos colocado nossos olhos?
Será que temos colocado nossos olhos cobiçando algo que não é nosso? A casa, a roupa, o homem que não é nosso! Será que não temos sido tentadas pelo que estamos olhando?
Sejamos sábias no olhar. Podemos e devemos discernir o que assistimos, o que vemos, o que compartilhamos.
Salomão encerra os conselhos para adquirir a sabedoria, dizendo: “Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.” A versão AM diz : “que o chão que pisar seja bem firme”. Você já pisou em terreno escorregadio? Não sentimos firmeza, temos medo de cair. Não ande por um caminho assim. Ande pelo caminho que Deus conduz você! Esse será firme, independente da adversidade. Poderá ser difícil em algum momento, mas estará firme, porque é o caminho que Deus está guiando, não um atalho que você pegou.
“Não olhe para a direita nem para a esquerda”. Tantas coisas confrontam nossa fé, querem nos fazer desviar o olhar de Deus. O inimigo usa muitas armas para nos fazer desistir de Deus, da fé em Cristo, do ministério.
Talvez você já tenha pensado: “por que mesmo aceitei o chamado do Senhor, para passar por isso?”; “por que mesmo me dedico tanto às pessoas para receber isso em troca?”; “como parece que as pessoas à minha volta parecem mais felizes, mais completas?”
Lembre-se: seu caminho é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais, até ser dia perfeito. Deus sabe exatamente o que faz em sua vida, Ele jamais erra.
Busque a sabedoria no Senhor. Quanto mais você buscar, mais sede terá dele. Isso a fará passar pelos períodos de tribulação de forma menos difícil, porque você olhará para Ele, o autor e consumador de sua fé.

Dsa. Lilian Mendes congrega na IAP em Vila Maria a integra a equipe do Ministério de Vida Pastoral (MVP).

Notícias