O consolo de Jesus, que foi oferecido à Marta e Maria, certamente estará também sobre a vida de todos os que choram a ausência do Da. Valter
Não conheci o Dá. Valter até ouvir falar que ele era o diretor do Departamento de Música da Convenção Geral. Depois vi sua foto no Portal IAP, como líder desse departamento importantíssimo para a igreja. Então escrever sobre ele para mim, é difícil, mas imagino que se ele estava como líder de um Departamento geral, era porque Deus tinha algo a fazer por meio dele.
Era sábado, 02 de junho de 2012, estávamos assentados na mesa depois do almoço na IAPem Parque Edu Chaves(SP), num clima bem descontraído de alegria, depois de uma Ceia do Senhor abençoada, até que o Pr. Magno recebeu uma ligação e, com ela, a terrível e inesperada notícia do falecimento do Dá. Valter. As expressões do Pr. Magno eram de surpresa, bem como de todos os presentes. Até que se confirmasse a morte do Dá. Valter, as lágrimas rolaram nos olhos do Pr. Magno e de sua esposa, Dsa. Eliane. Todos ficaram comovidos pelas lágrimas ali derramadas.
Percebi então que se tratava não simplesmente de um líder departamental, mas de um servo de Deus e amigo, que conviveu com o pastor Magno e sua esposa, durante o pastoreio deles na IAPem Santo Amaro. ADsa. Eliane me relatou a disposição do Dá. Valter em servir ao Senhor, juntamente com sua esposa e seus filhos. E disse dos momentos bons e difíceis superados pela graça de nosso Senhor Jesus Cristo.
Houve comoção geral naquele momento. Nas lágrimas deste casal, pudemos sentir o tamanho da perda. Isso me lembra de um episódio da Bíblia, que desejo destacar, quando da morte de Lázaro: “Ao chegar ao lugar onde Jesus estava e vê-lo, Maria lançou-se aos seus pés e disse: Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Ao vê-la chorando, e também os judeus que a acompanhavam, Jesus comoveu-se profundamente no espírito e, abalado, perguntou-lhes: Onde o pusestes? Responderam-lhe: Senhor, vem e vê. Jesus chorou. Então os judeus disseram: Vede como o amava.” (Jo 11:32-36 AS21).
Neste trecho tão conhecido do Evangelho de João, vemos que Jesus, quando vai ao encontro de Marta e Maria, é recebido com suas lágrimas de dor e desespero, afinal o irmão delas havia morrido. Jesus, vendo o sofrimento, comoveu-se e sofreu juntamente com elas. E vendo os judeus o choro de Jesus por Lázaro, percebem o quanto o amava, o quanto considerava este amigo.
As lágrimas desses amigos que choraram pelo amigo Valter me ensinaram o quanto ele era amado. E também em seu funeral, com mais de 500 pessoas presentes, onde foi impossível realizar o culto fúnebre, devido a grande emoção dos presentes, segundo relatos. Assim, todos estamos comovidos, tristes e pensativos sobre o que ocorreu. E sabemos que Jesus, “o Deus que sofre”, pode ajudar. Ele não está distante e assim como acompanhou Marta e Maria, no momento difícil de suas vidas, há de acompanhar Adriana (esposa do Dá. Valter) e seus filhos (Bianca e Miguel), seus amigos e todo o restante da igreja de Cristo, até que “(…) ouvida a voz do arcanjo e ressoada a trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu com grande brado, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com essas palavras.” (1 Ts 4:16-18 AS21).
Andrei C. S. Soares congrega na IAPem Edu Chaves(SP) e é colaborador do Departamento de Educação Cristã (DEC) da IAP.
- Início
- Quem somos
Quem somos
A DENOMINAÇÃO
NOSSA HISTÓRIA
DIRETORIA EXECUTIVA
- Ministérios
Ministérios
Secretarias
- Notícias
- Lições Bíblicas
- Downloads
- TV Viva Promessa