Skip to content

Confira a apresentação da nova série de Lições Bíblicas “Jesus: o Servo em Ação”

O Promesssitas.org traz com exclusividade a apresentação da nova revista, bem como a nova área com materiais relacionados aos estudos. 

 

A partir do dia 5 de abril, os promessistas estudarão na Escola Bíblica das igrejas locais, a nova série de Lições Bíblicas do 2 trimestre de 2025 com tema: “Jesus: o Servo em Ação”. O Promesssitas.org traz com exclusividade a apresentação da nova revista, bem como a nova área com materiais relacionados aos estudos, disponível neste endereço: https://promessistas.org/lb351/. Onde você encontra: o estudo 1 em pdf, cartazes, capas e posts para redes sociais. Em breve, outros recursos serão disponibilizados aos estudantes e professores. 

A seguir, confira a apresentação escrita pelo diretor da Editora Promessa, Pr. Eleilton Freitas: 

“Nos quatro evangelhos – Mateus, Marcos, Lucas e João –, Jesus é o principal personagem. Contudo, em cada um deles, Cristo é apresentado em perspectivas diferentes. No evangelho escrito por Marcos – material que utilizaremos como base para esta série de estudos –, a característica do Senhor Jesus Cristo que se sobressai é a de Servo. Essa é a razão de o tema geral ser Jesus: o Servo em ação. Marcos é o mais breve e simples dos quatro evangelhos. O autor não se delonga com extensos comentários. A narrativa fala por si só. Ao lermos suas páginas, ficamos encantados com seu personagem principal: Jesus Cristo, que, conforme dissemos, é apresentado como um Servo ativo, rápido e incansável. É o Servo em ação.”

 

DATA E PROPÓSITO

“O evangelho de Marcos foi o primeiro a ser escrito – provavelmente, no início da década de 60 do primeiro século. Mas com que propósito foi escrito? Recordemos suas primeiras palavras: Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus (Mc 1:1). Então, do que ele vai tratar? Do evangelho. E o que é o evangelho? É a boa notícia sobre Jesus. A boa notícia de que Deus vai restaurar todas as coisas por meio do seu Filho. Logo, dito de modo simples, o propósito desse evangelho parece ser, acima de qualquer coisa, pôr diante do público a pessoa e a obra de Cristo. 

Marcos deseja apresentar por escrito o testemunho dos apóstolos sobre a vida, a morte e a ressurreição de Jesus. O Marcos que escreveu esse evangelho é o mesmo João Marcos, filho de uma mulher rica de Jerusalém (At 12:12), dona da casa para onde Pedro fugiu depois de ter sido solto milagrosamente da prisão e onde os cristãos, reunidos, oravam. O apóstolo Pedro o chama de filho, por ser seu discipulador (1 Pe 5:13). Por isso, é praticamente consenso entre os estudiosos que boa parte das informações que Marcos traz em seu evangelho procede do apóstolo.” 

 

DESTINATÁRIOS

“Por fim, vale lembrar que os primeiros cristãos a receberem esse evangelho possivelmente viviam na cidade de Roma. Em poucos anos, eles seriam duramente perseguidos por Nero. É que, em 64 d.C., metade de Roma seria queimada pelo fogo. A crescente suspeita de ser Nero o responsável pela tragédia o levaria a colocar a culpa nos impopulares cristãos, fazendo do cristianismo uma religião ilícita. Nesse contexto, os cristãos já teriam o evangelho do Servo em mãos, isto é, a boa nova sobre o Filho de Deus que venceu e estava com eles. O evangelho de Marcos é altamente encorajador! Oramos para que o estudo deste evangelho traga um tempo de muito crescimento a você, querido estudante. Que Deus abençoe também todos os professores que ministrarão estas lições. A Jesus Cristo, o Servo, toda honra e toda glória!”

Edição: Agência Promessista de Comunicação (APC).

 

Notícias