Skip to content

Conheça prováveis princípios bíblicos que Silvio Santos utilizou durante sua vida

O Pr. Daniel Freschi analisou algumas características do apresentador, que faleceu no último sábado, 17 de agosto.

 

O apresentador mais icônico da TV brasileira, Silvio Santos, faleceu devido a uma broncopneumonia decorrente de uma infecção pelo vírus H1N1, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP), no último sábado, 17 de agosto. Senor Abravanel, nome de registro do apresentador, veio de uma família de imigrantes judeus e, certamente, aprendeu em seu lar muitos princípios bíblicos.

Embora não tenha vivido uma vida isenta de erros, o Pastor Daniel Freschi, apresentador do programa Mais Valor, da TV Viva Promessa, fez uma análise dos prováveis princípios bíblicos que Silvio Santos pode ter seguido ao longo de sua vida. Essa análise foi apresentada no episódio mais recente do programa, exibido na última segunda-feira, 19. “Eu não sei se ele aplicou esses princípios conscientemente, mas o fato é que, quando aplicamos os princípios da Palavra de Deus em nossa vida, os resultados aparecem”, enfatizou o Pr. Daniel na abertura do programa.

Silvio Santos começou como camelô e sua história é marcada por “superação, persistência e trabalho duro”, disse Daniel. Por ter se declarado judeu, o “homem do baú” provavelmente aplicou muitos valores das Escrituras, especialmente em relação aos seus negócios.

 

Confira 5 lições da vida de Silvio Santos:

  1. Visão e Perseverança

Provérbios 29:18: “Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é bem-aventurado.”

Deus tem bons pensamentos para nós, conforme expressa em Jeremias 29:11. Por isso, devemos ter essa mesma perspectiva sobre a vida, comentou o Pr. Daniel. “Silvio Santos, desde cedo, sabia onde queria chegar. Ele começou de baixo, mas tinha algo grande em mente.” Daniel completou destacando a importância de termos uma visão, planejamento e um objetivo a alcançar.

  1. Trabalho Diligente

Provérbios 12:24: “A mão diligente dominará, mas a remissa será sujeita a trabalhos forçados.”

Freschi questionou se temos vivido de forma diligente, dedicando-nos e fazendo o melhor em nosso trabalho. “Silvio Santos é conhecido por sua trajetória de trabalho árduo, e mesmo depois de alcançar muitos dos seus sonhos e objetivos, ele nunca parou de trabalhar, de empreender e de inovar.”

  1. Gestão Sábia dos Recursos

Provérbios 21:5: “Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva leva à pobreza.”

O apresentador do Mais Valor explicou que “o apressado é aquele que não planeja, porque planejar dá trabalho”. Ele afirmou que “a Palavra nos ensina que planos bem elaborados levam à fartura”. E acrescentou: “Silvio Santos foi um bom gestor dos seus recursos. Ele era uma pessoa financeiramente equilibrada, que chegou longe, vindo de uma família judaica que veio para o Brasil sem nada. Precisamos planejar bem os recursos que Deus nos deu.” Segundo Daniel, tanto os recursos intelectuais quanto os espirituais devem ser administrados de forma que se multipliquem, para a glória de Deus.

  1. Generosidade

Provérbios 11:24: “A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais; ao que retém mais do que é justo, será em pura perda.”

A generosidade nos faz prosperar. “Silvio Santos era conhecido por seu serviço filantrópico. Os depoimentos de seus funcionários eram impactantes, pois ele valorizava o trabalho de cada um”, relembrou Freschi. Valorizar as pessoas ao nosso redor faz parte da personalidade de alguém generoso. A mesquinhez, de acordo com o pastor, deve ser deixada de lado por quem deseja ser verdadeiramente próspero, afinal, é melhor dar do que receber.

  1. Fé e Resiliência

Filipenses 4:13: “Tudo posso naquele que me fortalece.”

Sequestros, empresas falidas e outras adversidades levaram o apresentador a demonstrar grande resiliência. “Silvio Santos não era ligado à igreja ou à religiosidade, mas, mesmo assim, vemos nele a resiliência. O mundo pode nos oprimir e nos abalar, mas quem tem fé no Senhor pode vencer as dificuldades pessoais e se manter firme”, ressaltou o Pr. Daniel.

Segundo Daniel Freschi, esses cinco princípios podem ser aplicados na vida de qualquer pessoa que deseje viver segundo os ensinamentos milenares da Palavra de Deus. Para assistir ao episódio completo, veja o programa no link acima.

Texto: APC Jornalismo.

Notícias