Skip to content

“Coordenadores e professores devem estar conscientes da missão que receberam da parte de Deus”, afirma Líder da Secretaria da Escola Bíblica, Ms. Célia Beltran

O Promessistas.org entrevistou a Líder da Secretaria de Escola Bíblica da Convenção Geral.

 

A partir desse sábado, 6 de julho de 2024, promessistas em todo o mundo vão estudar a nova série de Lições Bíblicas, intitulada: “Um povo. Uma missão. Múltiplas formas.” Disponível em versão impressa na loja virtual da Editora Promessa e em versão digital na Amazon, a nova revista é o principal instrumento de educação da igreja local na Escola Bíblica, espaço fundamental da Educação Cristã em uma igreja. Diante disso, o Promessistas.org entrevistou a Líder da Secretaria de Escola Bíblica da Convenção Geral, a Missionária Célia Beltran.

Além de missionária, Célia é teóloga e professora com vasta experiência na Educação Cristã Promessista, sendo a última como Diretora do Centro de Estudos Teológicos Adventista da Promessa (CETAP), agora à frente da nova secretaria, afirma: “Nosso propósito principal é que haja um despertamento e um crescimento na área de Educação”. 

A líder destacou que professores e coordenadores devem se engajar mais do que nunca para tornar a Escola Bíblica relevante. “Devemos divulgar a Escola Bíblica, falar sobre ela em todas as oportunidades que tivermos, mas especialmente visitar as pessoas que não estão frequentando e alertá-las sobre a importância de estudar a Palavra de Deus.”

Ela também apresentou os projetos pensados pela secretaria até o momento, analisou o cenário da evasão da Escola Bíblica e trouxe o aluno ao protagonismo dessa revitalização: “Qual é o papel do aluno? É se envolver, ter sede da Palavra de Deus: buscar, pesquisar, perguntar, se informar, para que haja crescimento.”

Longe de considerar o conhecimento algo restrito às quatro paredes, Célia enfatizou que o ensino cristão estimula à missão, ao “ide” de Jesus. “Nosso objetivo é ensinar a Palavra que transforma vidas e faz a diferença na comunidade onde estamos.”

 

Entrevista na Íntegra

Mais um trimestre começa: fale da importância de coordenadores e professores da EB motivarem seus alunos para os estudos? 

 

Ms. Célia Beltran: Mais um trimestre se inicia, com uma lição com um título tremendo. Porque ela vai fazer com que a gente olhe para nossa igreja: “Um povo. Uma missão. Múltiplas formas.” Nós somos esse povo, temos uma missão e podemos servir a Deus de várias maneiras. 

Coordenadores e professores devem estar conscientes da missão que receberam de Deus, que é coordenar uma escola cujo objetivo é levar o aluno a ter uma vida totalmente transformada por Deus; crescimento espiritual e maturidade cristã, que alcançamos através do ensino da Palavra de Deus. 

Para isso, tanto coordenadores quanto professores precisam ter essa conscientização, estimular seus alunos a participarem, chegarem no horário na Escola Bíblica, estudarem durante a semana a lição bíblica, tirarem suas dúvidas; o espaço ali durante a EB é exatamente para isto: para que a gente cresça e aprenda cada dia mais.

Talvez muitas pessoas tenham desistido da Escola Bíblica. Como Líder da Secretaria da Escola Bíblica, diga como pastores, coordenadores e professores podem contribuir para o resgate deste público?

Estamos observando, principalmente pós-pandemia, que houve uma queda muito grande na frequência da Escola Bíblica. Já vínhamos notando essa queda, e a pandemia afetou demais a frequência das pessoas à igreja. Como podemos estimular? 

Falando aos pastores, coordenadores e professores que trabalham diretamente com seus alunos, é de vital importância visitar essas pessoas que não estão frequentando, fazer com que elas entendam a importância de ir à Escola Bíblica. 

Vivemos em um mundo onde ouvimos muitas vozes; o cristão liga a TV e tem um culto evangélico, acessa as redes sociais e pode escolher a igreja, o pastor que quer ouvir, sem sair de casa; nossos irmãos ouvem muitas vozes e a voz do pastor local vai ficando para trás, e o estudo da Lição perdeu a importância. O que será que nossos alunos estão ouvindo? Será que são verdades que foram extraídas da Palavra? 

Para conhecer a verdade e viver livre das garras do inimigo, livre do pecado, preciso conhecer a Palavra de Deus. Preciso ter o discernimento para saber que vozes estou ouvindo e questionar tudo que ouço: ‘Será que o que estou ouvindo está de acordo com a Palavra de Deus?’. 

Devemos divulgar a Escola Bíblica, falar sobre ela em todas as oportunidades que tivermos, mas especialmente visitar as pessoas que não estão frequentando e alertá-las sobre a importância de estudar a Palavra de Deus.

 

Falando da Secretaria da EB, conte para nós qual o propósito dela na Educação Promessista, e sobre seus primeiros planos e projetos.

Sou muito feliz por ter sido escolhida pela Diretoria Geral para dirigir essa secretaria. É algo novo na nossa igreja, desafiador, e já enfrento dificuldades, mas pretendo “abrir o caminho” para que esta secretaria seja uma realidade. É importante que as pessoas sejam educadas na Palavra de Deus.

 

Nos próximos dias, vamos realizar uma pesquisa em todo o Brasil para termos uma noção de como estão nossas escolas bíblicas, para termos esse feedback e a partir daí trabalhar nas deficiências; junto com o CETAP, tem uma plataforma que está sendo organizada, onde pretendemos estabelecer cursos para professores, coordenadores e, mais para frente, uma pós-graduação na área de Educação Cristã; pensamos em promover treinamentos junto aos regionais, estarmos mais próximos da nossa liderança e suprir o que for possível.

 

Também em nosso projeto para esses quatro anos está um congresso na área da Educação Cristã, com CETAP e MCA, incluindo a Escola Bíblica e a Educação Cristã como um todo; pretendemos ter uma revista semestral para professores; na plataforma, pretendemos colocar auxílios para professores, além do que já trabalhamos, como as Dicas da Lição; estamos abertos às dificuldades que eles precisarem. Nosso propósito principal é que haja um despertamento e um crescimento na área de Educação.

Em sua visão, como o aluno pode colaborar para um espaço de ensino/aprendizagem mais eficiente? Qual é o papel dele?

O papel do aluno é se envolver, ter sede da Palavra de Deus: buscar, pesquisar, perguntar, se informar, para que haja crescimento intelectual, e como ele provém da Palavra de Deus, também afeta nossos valores, nossa forma de ver o mundo, tudo para melhor, porque quando Cristo está à frente, nossos olhos são abertos. 

Ele colabora também frequentando a Escola Bíblica: opinando, convidando outras pessoas para irem à Escola Bíblica e fazerem a diferença na nossa igreja local. O objetivo é que nossa igreja cresça firmada na Palavra de Deus, e um dos canais para que isso seja uma realidade é a Escola Bíblica. 

Esta é nossa visão nesta secretaria. Que nossas igrejas retenham mais os membros, e a retenção vem através do conhecimento. Quando conheço, se está de acordo com a Palavra de Deus, me sinto seguro em congregar e em anunciar, convidando outras pessoas a virem e participarem, fazendo a diferença no reino de Deus. Nosso objetivo é ensinar a palavra que transforma vidas e faz a diferença na comunidade onde estamos.

 

Texto: APC Jornalismo. 

Notícias