Cuidados que devemos ter nos cultos e reuniões
Hoje o Ministério da Saúde confirmou um caso de coronavírus em São Paulo. Com isso, o Brasil se torna o primeiro país da América Latina a notificar a doença. Em todo o mundo, são mais de 80 mil pessoas infectadas e perto de 2.800 mortes, até o momento.
A prevenção é um fator de grande importância para a manutenção da saúde. Apresentamos a seguir algumas informações a respeito do Coronavírus.
Ainda não está clara sua forma de transmissão, embora se saiba que o contágio da família coronavírus acontece pelo ar, por meio de: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Os sinais e sintomas clínicos dessa doença são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Pode, também, haver infecção do trato respiratório inferior – as pneumonias. Os principais sintomas são: febre, tosse, dificuldade para respirar.
Cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, de acordo com o Ministério da Saúde:
- evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas, ou que apresentarem sintomas da doença;
- lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente e utilizar álcool gel;
- cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, principalmente em público;
- higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- manter os ambientes bem ventilados.
Diante disso, é recomendável que cada IAP, PG ou pessoas em outras reuniões adotem os seguintes cuidados:
- no ambiente da igreja, manter um bom padrão de limpeza, especialmente dos bancos/cadeiras/mesas/ corrimão de escadas etc.
- sugerimos que pessoas que apresentarem febre sejam monitoradas, levadas ao médico e se necessário mantenham-se de repouso em suas casas.
- orientamos que seja disponibilizado álcool gel para uso de todos.
- Estas medidas, informações e recomendações tem o objetivo de prevenir o aparecimento da doença em nossas casas, igrejas e mesmo em nossa comunidade, por isso, contamos com a colaboração de todos.
Para mais informações, acesse o Ministério da Saúde – https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus
Genilda Murta é enfermeira, jornalista, empreendedora e congrega na IAP em São Caetano do Sul (SP).









