Skip to content

De olho na Copa, de olho na Bíblia: Diga aos abatidos, não perca a fé!

Esse texto começa ser redigido trinta minutos após a derrota do Brasil pela Croácia na Copa do Mundo, há pouco os vizinhos cantavam, amigos torciam, familiares chegavam para animados para assistir ao jogo juntos, existia um clima de esperança em toda parte. Um país que passou por tantas tribulações nos últimos meses, viu no esporte um motivo para silenciar as diferenças e ter um pouco de alegria e esperança juntos. Ouvi de um especialista no assunto: Tem tudo para dar certo. Vamos confiar!
Mas não foi como o esperado e o silêncio que escutamos neste momento é muito diferente do clima de festa vivenciado horas antes. O sentimento de “mas e se…” de quem assistiu essa partida e o olhar desolado dos jogadores brasileiros em campo após a derrota, me levou à uma reflexão. Nossas experiências de vida estão sujeitas a seguir caminhos similares ao desse evento esportivo, em um instante tudo desaba e somos invadimos por um sentimento de angústia, desesperança, medo e impotência diante de algo que verdadeiramente nos assusta.

Ao longo da minha vida profissional, pude conhecer pessoas vivendo dores dilacerantes e muitas vezes me faltou palavras, quando me indagaram: “Será que conseguirei passar por isso?” Nós seres humanos somos muito diferentes um dos outros, nossa personalidade, história familiar, convívio social e ideologias nos fazem únicos, mas tem um algo que podemos chamar de denominador comum, todos nós sofreremos por algo nessa vida, inevitavelmente. E isso nos perturba, não temos o controle de tudo.

Quando somos tirados de nossa zona de conforto e somos obrigados a enfrentar situações que muitas vezes fogem dos nossos recursos humanos, somos expostos a fragilidade da nossa existência diante do mundo. Nesse momento devemos exercitar a fé e a confiança em Deus, por meio da oração e de um mergulho profundo na sua palavra, em busca das respostas e do alento de que precisamos nos instantes de dúvidas e dor.

O alívio vai chegar, o sofrimento não vai durar para sempre. Não perca a esperança, Deus pode restaurar todas as coisas. Enquanto você espera, Ele está cuidando de tudo, suas misericórdias se renovam todos os dias, mesmo quando não sentimos, por estarmos atordoados pela dor. Como diz o salmista: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, Ele é o meu auxílio.” (Salmos 42:5). “Como são felizes os que de ti recebem forças, os que decidem percorrer os teus caminhos. Quando passarem pelo vale do Choro, ele se transformará num lugar de fontes revigorantes; as primeiras chuvas o cobrirão de bênçãos. Eles continuarão a se fortalecer, e cada um deles se apresentará diante de Deus” (Salmos 84: 5-7).

Viver com Cristo, não significa ganhar sempre, mas tê-lo ao nosso lado nos dá condição de enfrentar qualquer situação. Nossa alma pode se abater, momentaneamente, porém somos mais que vencedores por meio dele, mesmo quando o placar do jogo da vida não nos favorece. Não perca a fé!

Jéssica Fernanda Pupo Vermelho | Psicóloga, congrega na IAP do Jardim Urano em São José do Rio Preto/SP.

Publicado por: APC Jornalismo.

Notícias