Skip to content

De olho na notícia, de olho na Bíblia: Você é o seu nome

Os nomes mais escolhidos esse ano no Brasil, foram Helena (Luz) e Miguel (Ninguém é como Deus). É interessante ver que um nome que representa luz e outro que nos lembra que não há nada nem ninguém como Deus continuam no topo da lista de nomes escolhidos.

Quando marido e esposa descobrem uma gravidez, uma das primeiras coisas, além da curiosidade de saber se vem menina ou menino por aí, é fazer uma lista de nomes. Que nomes cada cônjuge gosta mais? Se for menino vai ser… E se for menina vai ser…

Esse ano de 2022, passei por exatamente este processo. Descobri a gravidez, veio a curiosidade de saber se era menino ou menina e a lista de nomes foi para uma análise criteriosa. Preciso confessar que eu já tinha uma lista no meu bloco de notas desde muito antes de namorar o meu marido, mas ele foi o único com quem compartilhei esse documento precioso. Essa lista mudou ao longo dos anos e mudou ainda mais depois de casados, porque duas pessoas têm gostos diferentes, e a lista se tornou uma junção de quem somos e do que gostamos.

No entanto, além do gosto em si, da junção de letras e sonoridade de um nome, o que leva um casal a escolher por determinado nome? Acredito que a maioria, até hoje, busque o significado por trás desse pronome próprio. Não queremos um nome com um significado ruim; me lembro de gostar de certo nome e ao pesquisar o significado, descobrir que significava “ilusão” ou “pessoa iludida”, esse resultado não me agradou e o nome saiu da lista imediatamente.

 

Se hoje fazemos isso por um capricho, é interessante lembrar que, nos tempos bíblicos, os nomes eram algo muito sério, seu significado não era apenas algo para ser belo, mas o seu nome era você, ele representava o que você viveria, ele falava muito sobre você. Jacó, que desde o ventre brigava com seu irmão, que enganou o mesmo e ao pai, tinha esse significado: “enganador”. Mais tarde, o próprio Deus muda seu nome: Israel: “homem que luta com Deus” ou “homem que vê Deus”. José, por exemplo, significa “aquele que acrescenta” ou “Deus multiplica” e não foi isso que Deus fez através da vida de José? Multiplicou o alimento para época da seca, através de sabedoria e planejamento. E o que dizer de Jesus? “O Senhor salva”, não pede nem explicações.

Os nomes mais escolhidos esse ano, de acordo com uma matéria da CNN Brasil, foram Helena (Luz) e Miguel (Ninguém é como Deus). Nesse mundo cada vez mais caótico e secularizado, que busca se afastar de Deus, esquecer dos princípios e viver uma vida voltada para os prazeres imediatos e momentâneos, é interessante ver que um nome que representa luz e outro que nos lembra que não há nada nem ninguém como Deus continuam no topo da lista de nomes escolhidos.

 

Não sei o significado do seu nome, mas sei que o Deus Todo Poderoso, Ele que nos enviou o Senhor que Salva, Ele que transformou e usou vidas para transformar, Ele que morreu e ressuscitou, Ele que criou o mundo, criou a mim e a você, Ele que comanda a história e nossas vidas, tem poder para ressignificar sua vida. Você pode até ser o seu nome, mas essa não é sua identidade principal; nossa identidade perfeita é encontrada e definida quando estamos em Cristo, quando já não somos nós que vivemos, mas Ele que vive em nós. Que você permita que o dono do universo, esse que te conhecia muito antes de seus pais escolherem um nome, comandar sua vida e te contar quem você é. Nomes importam, mas o que Ele diz sobre você importa mais!

 

Por: Mari Mendes.

 

Assita na TV Viva Promessa: o último “De olho na notícia, de olho na Bíblia” sobre a derrota do Brasil na Copa e a vitória da Argentina, na última edição do Promessa Notícias:

 

 

 

Notícias