Skip to content

Depois das cinzas

Apenas Jesus tem a “água viva” que mata a sede de alegria
“No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.” (João 7.37 NVI)”. Que festa era essa? A festa dos Tabernáculos ou cabanas. Os judeus de Jerusalém comemoravam com muitos rituais (instituídos por Deus, através de Moisés, como está em Levítico 23.33-36) a benção de Deus sobre a nação.
Eles agradeciam pela colheita e, também, pelo cuidado de Deus com o povo no deserto. Porém, nem os líderes religiosos e nem o povo entendiam o significado espiritual da festa, até que veio Jesus e deu um significado real para o acontecimento.
“Toda manhã, durante essa semana, alguns sacerdotes pegavam água do tanque de Siloé e a derramavam sobre o lado oeste do altar de bronze localizado no pátio do templo. Isso lembrava o povo de como Deus forneceu água para seus ancestrais durante a difícil jornada para Canaã”, segundo Warren W. Wiersbe, no livro “Jesus Presente”.
Por isso, Jesus levanta-se no último dia da festa dos Tabernáculos e diz que ele tem uma água diferente para o povo, ele pode de fato saciar a sede das pessoas. Ele mesmo fez esta afirmação: “venha a mim quem tem sede”. E falou mais: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde, receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado (João 7.38 NVI).
Hoje, depois do carnaval, vem a quarta-feira de cinzas, festa totalmente humana, que lembra a finitude da humanidade, de que todos somos pó e ao pó retornaremos, como ouvi um padre falar. A verdade é que você talvez tenha ficado em “cinzas”. Talvez seu coração tenha ficado dilacerado, com tantas pessoas que você “ficou” e, no final, nenhuma delas ficou com você. Talvez o retiro em que você esteve envolvido deixou você “doente” de tanta preocupação, e agora o que restou foram apenas angústia e uma sensação de esgotamento.
Ao certo, o carnaval parece ser uma festa bem alegre. Pelo menos é uma alegria que passa. São alguns dias de folia em que mais se mostra o que se é por dentro (no sentido de natureza pecaminosa). Para muitos é apenas uma brincadeira, mas para outros, o carnaval é um momento que deixa sequelas.
Com quais sequelas você ficou depois de participar do carnaval? Ou talvez mesmo indo para um retiro de igreja? Você voltou o mesmo, pois não aconteceu nada de tão extraordinário? Depois dos dias de folia ou dos dias de retiro, o que restaram foram apenas as “cinzas” da quarta-feira?
Deus tem boas novas para você. Deus tem uma “quinta-feira de vida”! É Jesus falando: “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me escolheu para levar as boas notícias de salvação aos desanimados e aflitos. Ele me mandou consolar os que têm o coração partido, anunciar liberdade aos presos e dar vista aos cegos.
Ele me mandou anunciar a chegada do dia em que o Senhor vai mostrar a todos a sua graça, e também o dia em que Deus vai se vingar de seus inimigos. Ele me mandou consolar os que estão chorando” (Is 61.1-2 BV). Isso nos lembra que Deus é aquele que nos consola, como nos diz uma canção de João Alexandre: “Mas, teve alguém que chegou quando a festa acabou, quando já era tarde. Trouxe alegria melhor e um sorriso maior de tanta felicidade”. A letra da canção nos revela que alguém pode nos socorrer, quando os amigos faltam, quando os irmãos não nos consolaram, quando tudo que restou só foi você.
Esse alguém é Jesus: o Rei da Alegria! Enquanto a Igreja Romana ofereceu cinzas na testa, na “quarta de cinzas”, como uma espécie de “limpeza” de consciência para quem participou da festa da “carne”, Jesus tem outra mensagem para você.
Uma mensagem de paz e de transformação, como nos disse o Espírito Santo através de Isaías: “e dar a todos os que estão de luto em Israel uma bela coroa em vez de cinzas sobre a cabeça, perfume de alegria em vez de lágrimas de tristeza no rosto, roupas de festa e louvor em vez de um espírito triste e abatido. Porque o Senhor vai plantar esse povo; eles serão fortes e belos como carvalhos, e darão glória a Ele.” (Is 61.1-3 BV).
Por isso, “entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará” (Sl 37.5). Deixe Deus alegrar seu coração, invadir sua vida e te fazer realmente feliz. Ele não vai estar com você só nas alegrias, mas vai estar em todos os momentos! Você ainda lembra o que Jesus disse na festa das Cabanas? Que tinha água para “matar” a sede espiritual do povo! Você lembra que Jesus estava falando do Espírito Santo, que ele daria quando fosse glorificado? Pois é, Jesus já foi glorificado, o Espírito já foi dado (Atos 2.1-4), você pode vir a Jesus e receber a água viva. Se ainda não reconheceu a Jesus, entregue-se a ele. Venha, beba, mate a sede, acabe com a “ressaca da alma” e chame outras pessoas para descobrir o real significado de viver!
Andrei C. S. Soares congrega na IAP em Pq. Edu Chaves (São Paulo, SP) e é colaborador do Departamento de Educação Cristã.

Notícias