Skip to content

Dia do Pastor e Esposa Promessista: a parceria de José de Oliveira Neto e Dsa. Magda de Oliveira

Casal conta experiências de chamado e caminhada juntos no ministério pastoral. 

 

O ministério pastoral é, via de regra, um ministério vivido com muitas parcerias para a execução da obra de Deus. Seja com o próprio Senhor, o cônjuge ou a igreja local, é na união de esforços que as cargas do pastoreio são amenizadas e Deus atua para louvor da Sua glória. Neste dia 22 de julho de 2024, a Igreja Adventista da Promessa celebra o Dia do Pastor e Esposa, Missionária e Esposo Promessista, um momento importante para lembrar a relevância dessa parceria.

Assim é o ministério pastoral vivido pelo Pr. José de Oliveira Neto, de 71 anos, e sua esposa, Dsa. Magda de Oliveira, de 70 anos. Há cerca de 36 anos no pastoreio integral de igrejas e na administração eclesiástica, os dois exemplificam bem o sentido da Escritura que diz que a mulher é uma “ajudadora idônea”. “O homem sem a mulher é nada, e a mulher sem o homem é nada. Por isso nós nos unimos, e Deus nos deu tudo isso para administrarmos. Magda é uma protagonista, ela não é uma mera espectadora”, disse o Pr. Zezinho, como é conhecido, durante um culto pelos 35 anos de seu ministério.

A parceria do casal tem sido vital para todos esses anos de ministério integral, como contou Magda ao Promessitas.org: “Nosso ministério foi sempre juntos”, explicou. Ela também disse que antes do esposo ser chamado, Deus a preparou para encarar os desafios que viriam, com muito desprendimento e contentamento. “Ele [Pr. Zezinho] foi chamado para cuidar da igreja, e eu para cuidar deles [dos filhos]”, afirmou, destacando uma direção que Deus lhe deu e a ajudou a compreender as exigências da vida pastoral, como o desafio de criar os filhos. 

 

O Pastor concorda com a esposa. Ele reforçou que, em um tempo onde os pastores andavam sozinhos, ela o acompanhava tanto na rotina da igreja local como em atividades administrativas ou ministeriais da Convenção Geral, como, por exemplo, no Ministério Jovem, na época, FUMAP. “Valeu muito a pena tudo. Eu passaria por tudo de novo”, testemunhou Magda, que foi formada em Teologia pelo Instituto Bíblico Adventista da Promessa (IBAP). 

 

Um ministério cheio de poder do Espírito

O atual Vice-Superintendente da Convenção Paulistana Central (CPC) relembra com carinho das grandes atuações do poder de Deus por meio de seu ministério pastoral. Para ele, o ministério concedido pela graça de Deus é um lugar de grandes milagres e muitas lutas: “Minhas maiores experiências como pastor são cuidar realmente do rebanho do Senhor e se levantar contra os lobos”, reforçou ao relembrar da experiência em que foi convocado pela direção geral para conter rebeliões doutrinárias.

Junto ao ministério frutífero, obras como a expulsão de demônios, curas e operação de maravilhas têm sido realizadas: “Eu nunca coloco eu, mas que o Senhor te repreenda. Coloco Jesus na minha frente”. Ele tem experimentado o pastoreio local junto a Magda na Promessa Tatuapé em São Paulo (SP), mas já passou por outras igrejas locais de diversos estados e ocupou cargos na Diretoria Geral, Diretorias Regionais e até no Seminário Interno da Igreja, muitos na década de 1990 e início dos anos 2000.

“O principal para mim é dunamis (poder de Deus), mas o kratos (administração) Deus acabou me colocando”. Ele reforça que, mesmo nos cargos administrativos, sempre tem um olhar de cuidado ao rebanho. “Um pastor regional, com um olhar pastoral, sempre olhando pelas coisas espirituais: nem por força, nem por violência”, pontuou. 

Ele também enfatizou a importância da formação teológica e em áreas próximas ao pastoreio, como MBA de gestão empresarial estratégica que fez na Universidade de São Paulo, USP, e em Psicanálise e Psicologia, com foco no pastorado, e pontuou: “Pessoas são libertas em maior número em gabinetes pastorais do que na nave do templo”, apontando a importância do aconselhamento. 

Para saber mais sobre a história do ministério do Pr. José de Oliveira e Magda de Oliveira, veja o culto realizado no ano de 2023 na Promessa Tatuapé, organizado pelos filhos Thaís e Anderson, com a participação de familiares e amigos: 

 

Texto: APC Jornalismo.

Fotos: Arquivo Pessoal/Reprodução. 

Notícias