Skip to content

Dicas da Lição 3 “Há um tempo certo?”

Dinamize sua aula da Lição 3 com quatro dicas: imagens sobre tempo, dinâmica, mapa mental e perguntas-chave.

 

Dica um | Imagens sobre o tempo

Para ajudar na visualização do conceito de tempo e a reflexão sobre o tema, utilize imagens de ampulheta, relógio e calendário para estimulá-los a pensar, como veem o tempo e sua relação com a soberania, a provisão e a justiça de Deus.

Dica dois | Dinâmica sobre espera

Pergunte a seus alunos: “Qual espera em sua vida causou mais ansiedade?”. Peça que pare e pensem no episódio mais marcante, e como esperaram e viram a “mão de Deus” naquela realidade.

Ao final, justifique a pergunta, com uma frase da introdução da lição: “Questões relacionadas ao tempo e ao propósito da vida ocupam espaço importante de interesse em Eclesiastes”.

 

Dica três | Mapa Mental sobre o cuidado de Deus

Para ajudar na fixação do item 2 “confiança na provisão de Deus”, compartilhe com sua classe, o mapa mental que traz a explicação de “como ter confiança no cuidado de Deus?”. Utilize-o quando for explicar este ponto do estudo. Baixe a imagem:

Dica quatro | Perguntas-chave da lição

Para melhorar a condução do estudo, de maneira virtual ou presencial, você pode fazer um direcionamento à classe através das perguntas:

 

Pergunta 01: Você consegue ler o trecho de Eclesiastes 3:1-8, que trata da soberania de Deus;

Pergunta 02: Você lê o trecho de Eclesiastes 3:11-14, que trata do cuidado e provisão de Deus;

Pergunta 04: Você lê o trecho de Eclesiastes 3:15-20, que trata da justiça de Deus.

Já as perguntas da parte aplicativa (05 e 06) conduzem a depoimentos pessoais, sobre a demonstração de fé diante dos fatos que acontecem na vida, e da confiança no tempo de Deus.

 

Notícias