Dicas da Lição 02 “Expectativas para jornada”

Confira as dicas da Editora Promessa para aula da lição 02, uma dinâmica que ajuda na fixação do assunto, um desafio para o trimestre e o uso das perguntas, para maior interatividade no estudo.

Dica um | Dinâmica Expectativa x Realidade

         Faça a dinâmica “Expectativa x Realidade” para ensinar aos seus alunos, as expectativas que Deus tem de todos nós. Na imagem abaixo, há um espaço para colocar a “Expectativa: Conhecimento, Comportamento, Fortalecimento, Perseverança”, sendo os tópicos do estudo, e a “Realidade, que neste caso, serão opostas as apresentadas”. Para anotar tanto a “expectativa como a realidade”, você pode usar um cartaz estilo cartolina, quadro branco, ou ir anotando no ‘slide’ enquanto ministra os estudos.

Para isso, o professor/professora, deve perguntar a classe o que seria oposta a essas características. Ao final do preenchimento, deve ser perguntado “qual dos lados está sua vida?”. Enfatize que essa resposta não precisa ser alta ou na hora, mas deve ser refletida. 

Dicas dois | “Desafio de plantar”

Uma das metáforas centrais do ensino de Paulo, explicado na lição 2 e em Colossenses 1:10, é a que compara a vida cristã com a agricultura, de acordo com o item 2 (p. 17). Nele, é ensinado, que: “Como uma planta saudável cresce e dá frutos, também cristãos saudáveis crescem no conhecimento de Deus e produzem boas obras e atitudes que expressam mansidão, misericórdia, amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade e fidelidade (Mt 5:1-16; Gl 5: 22-23; Ef 2:10).”

Ao ensinar no trecho, sobre a agricultura, indicamos ao professor/professora que dê a um aluno ou mais, de acordo com as condições,  sementes ou muda de árvore e/ou planta. Quem receber a muda, tem de ser alertado que ao final do trimestre, quando chegar ao estudo treze da série de lições, uma foto da planta deve ser compartilhada em sala, mostrando o trabalho de cuidar e o crescimento dela. Assim, além de colaborar com o meio ambiente, os alunos visualizaram, durante o trimestre, como a vida cristã deve se desenvolver. 

Observação: Para marcar o início do desafio, post nas redes sociais uma foto com a muda e/ou semente, com a ‘hashtag’ #FirmadosEmCristoDesafio, esta mesma  ‘hashtag’, deve ser usada quando sair a foto no final do trimestre. 

Dicas três | Perguntas de interação 

A própria lição desta semana, traz perguntas que ajudam na interação entre a classe, elas podem ser usadas para que mais alunos participem do momento em sala e assim aprendam melhor. Segue abaixo as questões: 

Perguntas de interação: 

  1. Converse com os demais estudantes a respeito das características que devem marcar o percurso da vida cristã segundo Cl 1:11-12. Baseie-se no comentário item 4. 
  2. Dialogue com os estudantes sobre a importância de estudar a doutrina correta, mas também de colocá-la em prática. Você acha que às vezes tendemos a enfatizar mais uma do que a outra? 
  3. Fale sobre como é necessário perseverança e alegria na caminhada cristã e de como podemos contar com o fortalecimento do Senhor. Se tiver uma experiência pessoal, compartilhe-a.

Por: Editora Promessa.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x