Skip to content

DICAS DA LIÇÃO 02 – Julgamentos e promessas

Confira duas dinâmicas e um vídeo para dinamizar sua aula da Escola Bíblica.

 

DICA UM – Dinâmica das promessas

No item um, são enfatizadas as promessas futuras que Deus falou a Israel, as quais até agora não se cumpriram. Solicite que seus alunos leiam os textos Isaías 2:1-4 e 4:2. Após a leitura, questione-os: “Essas promessas já se cumpriram?” Aguarde as respostas e então diga: “Agora, compartilhem sobre as promessas específicas que Deus fez a vocês e que Ele cumpriu!” Após ouví-los, conclua: “Portanto, assim como Deus cumpre promessas pessoais, certamente cumprirá o que Sua Palavra diz.”

O objetivo desta dinâmica é lembrar e reforçar a certeza no que Deus fala.

 

DICA DOIS – VÍDEO 

Mostre em sala de aula o vídeo ‘Como Vencer o Orgulho’, do canal Jesus Copy. Nele, o apresentador Pr. Douglas Gonçalves discute sobre o que é esse pecado e como vencer essa tentação. Antes de exibir o vídeo, faça a leitura de Isaías 2:12, texto da lição que mostra que o julgamento veio sobre Israel devido ao orgulho da nação. Após a leitura, exiba o vídeo e, em seguida, peça aos alunos que apontem o que aprenderam e qual relação estabelecem entre o conteúdo do vídeo e o que Isaías fala.

Veja aqui: 

 

DICAS TRÊS – DINÂMICA

Para a reflexão na parte aplicativa da lição “Viva de Modo Confiante”, sugerimos aplicar a dinâmica “Quem Está no Trono do Seu Coração”. A ideia é mostrar algumas coisas que podem substituir a centralidade de Deus. No PDF fornecido, temos exemplos dessas coisas. Imprima as folhas e, na parte de trás, escreva falas específicas e distribua entre os alunos para que eles interpretem as falas.

  1. ANÉIS: “Olá. Sou este par de alianças e represento os relacionamentos. Embora seja algo bom, em pouco tempo deixei de pensar no próximo, na leitura da Bíblia e na oração, porque só consigo pensar em nossa relação.”
  2. DINHEIRO: “Olá. Sou o dinheiro. Embora não seja ruim em si mesmo, muitos são aqueles que me colocam no coração e não no bolso. Muitos matam, morrem e me adoram.”
  3. PRAZERES: “Olá. Embora os seres humanos possam desfrutar de muitas coisas boas, eles me usam desenfreadamente, a ponto de muitos perderem a família, a fé, o trabalho, a saúde e até Deus.”
  4. TRABALHO: “Oi. Sou o trabalho. Fui criado antes do pecado, mas depois dele muitos trabalham tanto, às vezes devido à exploração, e às vezes porque são viciados. Muitos deixam de descansar no sábado ou abandonam a família por minha causa.”
  5. ESTUDOS: “Oi. Sou algo necessário na vida de todo mundo, mas alguns não sabem lidar comigo, tanto, que muitos ser perdem e deixam de crer por causa de mim.” 
  6. Deus: “Oi. Eu sou o Criador de todas as coisas: relacionamentos, dinheiro, bons prazeres, trabalho e estudos. Porém, nada pode me tirar do trono do seu coração. Afinal, você vai confiar nas coisas criadas em vez de confiar em mim?”

Após as falas, o desafio de cada aluno é refletir se estão colocando as coisas terrenas acima de Deus e por sua confiança no Senhor, como profetizou Isaías. 

Por: Editora Promessa e APC Jornalismo.

Notícias