Skip to content

DICAS DA LIÇÃO 03 – Não seguimos fábulas

Saiba qual o vídeo e as dinâmicas para sua aula do próximo sábado. 

 

DICA UM: VÍDEO Burj Khalifa | Os segredos de sua fundação incrivelmente forte

Escolhemos um vídeo que explora a construção do Burj Khalifa, um arranha-céu em Dubai, para destacar a incrível profundidade de seu alicerce, assim como deve ser o discipulado na fé. Você pode iniciar sua aula compartilhando o vídeo completo ou uma parte significativa dele. Em seguida, explique que da mesma forma que um edifício alto requer uma base sólida para sustentação, nossa fé também precisa de uma base robusta nas escrituras para nos mantermos firmes. Link do vídeo: 

DICA DOIS: Explicação do termo “fábulas”

No item 3, há uma explicação do que é fábula, com base no termo que aparece em 2 Pe 1:16: “A palavra grega utilizada aqui é mythos, que podemos traduzir por mitos, histórias inventadas ou fábulas.” 

Após ler esse trecho e o texto bíblico, pergunte para seus alunos quais exemplos de fábulas famosas eles conhecem. Em seguida as respostas, diga que uma das características dessas histórias é começar com um “era uma vez”. Como escreveu o teólogo Tim Keller: “Assim começam os contos, lendas, mitos e a Guerra nas estrelas. ‘Era uma vez’ sinaliza que provavelmente a história não aconteceu ou que não sabemos se aconteceu (…).”*

Aí termine dizendo que, quando Pedro argumenta sobre ter sido testemunha de Jesus, que Paulo fala sobre quase 500 pessoas terem visto o Senhor ressuscitado (1 Co 15:5), mostra que o Evangelho é substancial, verdadeiro e digno de confiança, diferente das famosas fábulas que conhecemos, ou de crenças embasadas em sonhos e visões. 

Você pode utilizar essa dinâmica, na introdução ou no item 3 do estudo. 

*Keller, Timothy. O natal escondido. Tradução: Jurandy Bravo. São Paulo: Vida Nova, p. 36.

 

DICA TRÊS: Fé gelatinosa x fé sólida

Você pode ilustrar a necessidade de ter uma base sólida de fé, tema do estudo e, principalmente, dos temas 1 e 2, aplicando a dinâmica Fé gelatinosa x fé sólida. Para a realização, utilize uma gelatina feita ou uma slime e coloque-a em uma bandeja ou tampa (elas devem está em um formato de bolo ou algo parecido; uma Bíblia; um objeto com um peso (pode ser um boneco, ou um livro e etc.). 

Para aplicar, comece a explicar que há vários tipos de base onde é possível construir a fé, dependendo do ensino: com as fábulas, a fé é construída sobre uma base gelatinosa, e em seguida, ponha o objeto em cima e veja o que ocorre; após isso, coloque o objeto sobre a Bíblia e veja a consistência da formação da fé com a Palavra de Deus, elas é uma base segura e sólida. 

Após executar a dinâmica, explique: é bem óbvio essa ilustração, mas no dia a dia não. Muitas vezes nos alimentamos por conteúdos sobre um Jesus que não é bíblico, vindo de coaches, teólogos e líderes que ensinam com base apenas em experiências que, apesar de parecerem sobrenaturais, nos afastam do Senhor. Por isso, conheça mais Jesus e as escrituras com base na Bíblia.

Por: Editora Promessa. 

Notícias