Confira quatro dicas para sua aula de Escola Bíblica: depoimentos, questionamentos e respostas, uma dinâmica e uma atividade.
DICA UM – DEPOIMENTOS
Você pode selecionar previamente um de seus alunos ou mais para fazer um depoimento, se já foram contra algo que Deus lhes disse para não fazer ou seguir e deu errado. A ideia é compartilhar a história no dia da aula e conectar com o tópico 1 “inimigos unidos”; mostrar como as coisas não dão certo quando seguimos nossa própria intuição sem levar em conta a direção dada pelo Senhor, como Acaz fez ao pedir proteção da Assíria.
DICA DOIS – QUESTIONAMENTOS E RESPOSTAS
Pergunte à sua classe como eles fazem para estar presentes na vida de sua família e amigos. Questione-os se eles praticam atitudes intencionais para que essas pessoas percebam que eles se importam e estão presentes.
Após os depoimentos, explique o item 2 que mostra como Deus se faz presente na vida de seu povo em pelo menos três momentos: quando os corrigiu, quando exerceu juízo contra os adversários e quando fez promessas de redenção.
DICA TRÊS – DINÂMICA AMOR SEM PALAVRAS
Para envolver seus alunos na aula, aplique a dinâmica “amor sem palavras”. Comece questionando em como eles demonstram afeto ou presença sem usar palavras. Oriente-os que usem objetos, gestos e os recursos que tiverem.
Após esperar que as demonstrem, explique: Deus tem diversas formas de mostrar Sua presença com Seu povo e fez isso por meio da morte de Jesus. Em seguida, reforce: em poucos minutos vimos que temos muitas formas de manifestar companheirismo uns para com os outros, assim devemos ser em nosso dia a dia. As pessoas saberão que Deus está presente muitas vezes, por meio do nosso afeto.
DICA QUATRO – RECADOS DE ENCORAJAMENTO
Para que você ajude seus alunos a viverem a aplicação 1 e o Desafio Semanal (p. 32), que incentiva os alunos a compartilharem uma palavra de encorajamento, distribua folhas de sulfite ou papel criativo cortadas ao meio e caneta/ou lápis e peça que escrevam um recado que leve em conta a mensagem do “Deus conosco” acompanhado de um momento para orarem junto (escolha um dia da semana); Sugira que podem fazer um pequeno vídeo ou áudio de um contato que tenham em seu telefone e já mandar na hora da aula.
Por: Editora Promessa e APC Jornalismo.