Skip to content

DICAS DA LIÇÃO 05 – Como identificar os falsos mestres

Confira três dicas para sua aula de Escola Bíblica: uma dinâmica, um vídeo e três indicações de conteúdo. 

 

DICA UM: Dinâmica Lupa

Utilize uma lupa para falar da importância de analisar lideranças que parecem ser divinas, mas enganam muitos. Pergunte à classe sobre a utilidade de uma lupa e, em seguida, mencione os sete falsos mestres na igreja hoje: o herege, o charlatão, o falso profeta, o divisor, o abusador, o bajulador, o especulador. Antes de discutir cada um, peça aos alunos que definam suas características enquanto seguram a lupa. Posteriormente, traga as explicações do artigo disponível neste aqui. Se preferir, compartilhe com a classe o artigo para lerem as explicações juntos.  

DICAS DOIS: Vídeo sobre identificação de notas falsas

Conhecer o nosso dinheiro é essencial para detectar uma nota falsa. Portanto, o Banco Central disponibiliza materiais para entender os detalhes. Por exemplo, ao utilizar a nota de Dez Reais, abaixo está o vídeo e o endereço do site:

Relacione essa análise do dinheiro com a necessidade de os crentes conhecerem mais as verdades do evangelho bíblico para evitar enganos. Utilize as características dos falsos mestres trazidas pela lição: difamadores; imorais; avarentos (interesse em lucrar). Aplique dizendo que conhecer profundamente a Bíblia e entender o que ela diz sobre falsos mestres afasta de uma fé ingênua.

DICA TRÊS: INDICAÇÕES DE LIVROS

A Bíblia é o livro que norteia todas as nossas ações e práticas. Dito isso, enfatize que há publicações que auxiliam no aprofundamento da Palavra de Deus. Além do livro sagrado, leve para a aula exemplares de “O Doutrinal”, “Trilho de Discipulado” ou “A Fé que Professamos”, explicando seus conteúdos e a importância de conhecê-los como ferramentas para aprofundar sua fé.

Outra dica aos alunos é assistir aos programas exibidos na TV Viva Promessa, como “Texto e Contexto” às segundas, 20h (horário de Brasília), e o “Evangelho em Foco” às terças-feiras, 20h. Abaixo, estão dois dos episódios mais recentes:

 

 

 

Compartilhe em classe, seja mostrando no datashow ou enviando nos grupos de WhatsApp.

Por: Editora Promessa.