Skip to content

Dicas da Lição 05 “O Cristão e as cidades”

Confira dicas para sua aula, com duas dinâmicas e os pontos-chave da lição.

 

Dica Um | Dinâmica do saleiro

Utilize um saleiro, e coloque dentro dele, pequenos papéis escritos (palavras abaixo), as virtudes que o cristão precisa ter na sua vivência na cidade. Esses valores são correspondentes aos itens de todo o estudo da lição 05. Escreva nos papéis:

Apreço pela cidade
Viver em Santidade
Lutar pelo bem-estar

Depois que tiver colocado os papeis no saleiro, peça que três alunos tirem e explique a temática sugerida. Se por acaso sentirem dificuldade, diga para pedir ajuda de outros alunos. A ideia é movimentar a aula, e dizer que o sal faz sentido fora do saleiro, temperando o mundo.

 

Dica dois | Dinâmica do coração

Imprima a imagem do coração escrita “Eu amo minha cidade” (no fim do texto), em linhas gerais, todo conteúdo deste estudo trata desse apreço pela cidade. Após a explicação de todos os itens, distribua os corações, e quando todos receberem, peça que cada um diga uma peculiaridade da sua cidade, e pense em algo que pode fazer para mudar algumas realidades ao seu redor. Ao final, faça uma selfie com a classe, poste nas redes socais com a hashtag #EuAmoMinhaCidade, e se comprometa a pôr em prática uma ação que sirva de testemunho do Evangelho na cidade:

(Imagem para impressão)

 

Dica três | Pontos-chave da lição

Os pontos-chave da lição ajudam o professor e professora, a ministrar a aula destacando na hora do ensino as partes mais importantes do estudo.

Texto-base: a lição utiliza a cidade de Nínive, além de outras, que segundo a Bíblia tinha cerca de 120 mil pessoas. Você pode abrir sua aula, perguntando a cerca da população de sua cidade e até de seu bairro, e fazer o aluno refletir como a cidade é importante por ter as pessoas que Deus ama.

Itens 1, 2 e 3: cada item apresenta os valores que os cristãos devem viver na cidade, procure deixar claro na aula quais são eles e porque é importante fixar na mente e vivê-los no cotidiano das cidades.

Aplicação 2: você pode trazer uma relação de projetos sociais de sua igreja, bairro ou cidade para que seus alunos se envolvam. Ressalte a importância que o serviço seja feito como testemunho da fé cristã.

Desafio Missional: reforce o compromisso de amar a cidade e se comprometer com ações que testemunhem do Evangelho.

Notícias