Confira os recursos da semana para sua aula: dinâmica, interação e anotações.
DICA UM – Setas de Sinalização – “Princípio das Dores”
Para utilizar na explicação do item 1 – as descrições dos sinais, representar visualmente o período do “princípio das dores” por meio de setas sinalizadoras com os eventos e sinais correspondentes.
Para fazer: em um local visível da sala, coloque a frase “Princípio das Dores” para que seja o ponto central da atividade.
Setas Sinalizadoras: crie setas grandes e bem visíveis. Em cada uma delas, escreva um dos seguintes sinais do “princípio das dores”: Engano religioso, Guerras, Grandes terremotos, Fome e epidemias, Perseguição e martírio dos cristãos, Apostasia e traição e Pregação do evangelho.
Posicionamento: Distribua as setas pela sala, direcionando-as para o ponto onde está escrito “Princípio das Dores”. Assim, todos os sinais estarão apontando para o conceito central.
Atividade em grupo: Peça que seus alunos andem pela sala para uma breve reflexão sobre cada sinal. Discuta o que cada um significa e como se relaciona com nossos dias.
DICAS DOIS – Sobre o conteúdo
Aproveite as subdivisões dos itens 2 e 4, pois elas ajudam a fixar o conteúdo do estudo e permitem que o professor tenha mais contato visual com os alunos. Isso evita que o professor apenas leia o conteúdo em sala, incentivando uma explicação mais detalhada. Você pode ler cada subdivisão e pedir à turma que explique, criando momentos de interatividade.
DICA TRÊS – Bloquinhos para anotação
A lição sugere, no desafio para a vida, que o aluno anote, ao longo da semana, as áreas em que sua espiritualidade vacilou recentemente; também orienta a convidar alguém que tenha feito o exercício para orarem juntos. Incentive-os, fornecendo uma folha de papel ou um bloquinho e ajudando a formar duplas para orarem durante a semana. Peça que, no próximo sábado, compartilhem seus testemunhos sobre a importância do exercício.
Texto: APC Jornalismo e Editora Promessa.