Confira os recursos didáticos para o estudo: duas dinâmicas, vídeo e um questionário missional.
DICA UM – DINÂMICA A GRANDE COMISSÃO
Pergunta: você sabe o que é a grande comissão e onde está localizada na Bíblia? Justifique sua resposta. (Distribua papéis e canetas para registrarem suas respostas.)
Depois das respostas: exiba em tela ou peça que seus alunos leiam o texto de Mateus 28:18-20: “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: — Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.” Após a leitura, estimule-os a destacarem a importância de saber sobre a grande comissão, e principalmente, vivê-la.
Destaque aos seus alunos a matéria do Portal Guiame que, em uma pesquisa de 2018, mais da metade dos cristãos norte-americanos participantes não sabiam, desconheciam ou não entendiam claramente a grande comissão. Acesse o conteúdo aqui: Mais da metade dos cristãos não sabe sobre a Grande Comissão, segundo pesquisa.
Conclua: é tão importante saber como viver a grande comissão.
DICAS DOIS – VÍDEO “O QUE É A MISSÃO?”
Para ajudar nas explicações e discussões dos itens 1 e 2, exiba o vídeo “O que é missão?”, que ajuda a explicar que “Deus não tem uma missão para a igreja, mas uma igreja para a missão!”. Após assistirem ao vídeo, destaque a frase e, junto com o conteúdo exibido, peça que destaquem a importância de saber que a missão da comunidade local é de Deus e como eles veem o Senhor ter permitido que participassem desta obra.
Assista o vídeo aqui:
DICA TRÊS – DINÂMICA SAL FORA DO SALEIRO
Para ilustrar a importância da atuação da igreja como agente de missão, faça a dinâmica “sal fora do saleiro”. Mostre aos seus alunos em uma mesa os seguintes objetos:
- Um saco de pipoca caseira sem sal acompanhado de um saleiro ou vasilha com sal.
- Um prato com hortaliças de salada acompanhado de um saleiro ou vasilha com sal.
- Ovos cozidos acompanhados de um saleiro ou vasilha com sal.
Comece a dinâmica perguntando aos alunos: “Para que serve o sal?” Ao ver as respostas, convide alguns para provarem os alimentos. Em seguida, você explica: o sal ao lado deles não faz diferença alguma. Após essa reflexão, convide outros a irem provar e diga para colocarem sal a gosto. Depois de comerem e falarem do sabor que sentem ao provar uma comida salgada, diga que assim como o sal dá sabor apenas fora do saleiro, a igreja só cumpre a sua essência se sair e anunciar Jesus em tudo que faz. Por isso, ela deve pensar em como utilizar sua vida diária por meio do serviço, do amor ao próximo e da adoração para manifestar Cristo ao mundo.
Termine: nossa igreja tem sal fora do saleiro ou apenas está presente mas sem fazer a diferença?
Dica quatro – Questionário missional local.
Tanto na parte aplicativa quanto na parte do “meu desafio”, o professor pode aplicar um questionário para diagnóstico em sua igreja local, da seguinte forma:
a) O que mais impede a igreja de nossos dias de cumprir a missão de alcançar os perdidos?
b) Como nosso modo de ser no mundo e todas as nossas ações, atividades, eventos e programas podem ser alinhados com a natureza missional da igreja de Cristo?
c) Como a escola bíblica, o pequeno grupo, as vigílias, os cultos públicos, os espaços de comunhão e as ações sociais da nossa igreja local podem servir para a missão? Dê exemplos no que podemos melhorar.
Material: Utilize papel sulfite e caneta, ou sugira que seus alunos respondam na hora no celular e enviem para seu contato. Compile as respostas e leve no próximo sábado, dando uma cópia ao pastor como sugestões em ações missionais na igreja local.
ASSISTA NA TV VIVA PROMESSA:
Por: APC Jornalismo e Editora Promessa.