Skip to content

DICAS DA LIÇÃO 06 – A aparente demora de Deus

Confira 4 recursos para uso na Escola Bíblica: citação e interação, dinâmica do calendário, conceitos importantes e um vídeo sobre 2 Pedro 3. 

 

DICA UM – CITAÇÃO E INTERAÇÃO: 

No item 1, a lição traz a explicação de Pedro, onde o apóstolo combate os falsos mestres que negavam o retorno do Senhor, afirmando que ele é testemunhado no Antigo Testamento, pelo próprio Jesus e apóstolos. Ao explicar o item, peça que seus alunos procurem em suas bíblias referências da vinda de Cristo em cada uma das partes citadas (AT, Jesus e apóstolos). Ao encontrarem, que leiam e expliquem por que é importante esse testemunho das Escrituras.

 

DICA DOIS – DINÂMICA DO CALENDÁRIO

Leve para a sala de aula um calendário (em papel, junto com uma caneta para marcarem a data dos fatos em suas vidas, ou no celular). Na explicação do item 4, a aparente demora, abra-o, explique sua funcionalidade e ofereça uma oportunidade para seus alunos. Tomando-o nas mãos, peça que falem sobre uma data importante que esperam ou esperaram muito, e que se realizou ou acreditam que acontecerá.

Após as participações, explique que assim como esperamos por coisas desta vida e elas demoram certo tempo, da mesma forma, a volta do Senhor acontecerá no momento certo. Utilize, em seguida, o conteúdo proposto na revista que aborda o propósito da aparente demora de Jesus.

 

DICA TRÊS – CONCEITOS IMPORTANTES

Na lição, há conceitos e palavras-chave que não podem deixar de ser mencionados pelos professores na hora da ministração do estudo. Primeiramente, dedique uma parte do início da aula para a leitura alternada do trecho que serve de base para o estudo 6: 2 Pedro 3:1-9. Familiarizar-se com essa leitura ajudará seus alunos a sintonizarem-se melhor com o assunto. 

Em segundo lugar, os falsos mestres são chamados de “escarnecedores”, e a lição ensina que o “escárnio” nesse contexto é um pecado proposital. A pessoa, deliberadamente, nega a fé em Jesus Cristo, sendo esse pecado comparado à apostasia, ou pecado para morte, entre outros. 

Por último, reforce a ideia do porquê Jesus parece demorar, como explicado no item 4. Nele, você entenderá que o desejo de Deus é salvar a todos, dependendo da fé em Cristo e do arrependimento pessoal, afastando-se do universalismo.

 

DICA QUATRO – VÍDEO SOBRE 2 PEDRO 3

Indicamos a animação que explica um pouco sobre a expectativa pela volta de Jesus Cristo, a aparente demora de Deus e a perseverança em crer no retorno do Rei. O vídeo ilustra muito bem o contexto presente na lição e reforça o conteúdo; por isso, indicamos que seja exibido ao final da aula e compartilhado nos grupos. 

 

Por: Editora Promessa.