Skip to content

Dicas da Lição 06 “A igreja e a cidade”

Para ajudar na sua aula de sábado, na Escola Bíblica, confira as dicas para a lição 06, com: mapa mental, perguntas reflexivas e uma dinâmica.

 

Dica um | Mapa mental

Utilize o mapa mental abaixo, que explica sobre a “urbanofobia” e a “urbanofilia”, e a, visão adequada que a igreja deve ter do contexto urbano. Compartilhe com sua classe a imagem, ajudando na fixação do conteúdo, da introdução.

(Baixe o Mapa mental)

Dica dois | Perguntas reflexivas

Reflexão sobre o culto

No item 1, a conexão com Deus, após explicado o conteúdo, pergunte a seus alunos/alunas, sobre o culto da igreja que frequentam. Ele tem sido uma adoração transformacional? Vale ressaltar, que a ideia desse momento não é apontar dedos, mas pensar, e propor mudanças para um culto que de fato conecte a Deus.

Reflexão sobre PG

Faça uma avaliação, caso você participe de um PG, sobre a importância da comunhão nos ambientes urbanos. Utilize o seguinte trecho, do estudo 06: “Os pequenos grupos podem se reunir no trabalho, em escolas, cafeterias e clubes ou debaixo de uma árvore em um parque” ou em ambientes virtuais.” (item 3, p. 51). Aponte com a classe, a importância de um PG para uma comunhão mais intensa.

Reflexões sobre cultura

A aplicação 1, p. 54, indica a possibilidade da igreja utilizar pontos positivos da cultura na missão da igreja, e de desafiar o que há de negativo nela. Fomente entre seus alunos/alunas, o debate de como podem usar a cultura a favor dessa tarefa da igreja.

 

Dica três | Dinâmica do sino

Segundo o item 2, a conexão com o evangelho, a igreja como a figura de um sino que emite som, deve propagar a palavra de Deus na cidade. Para aula, leve para essa explicação, um sino pequeno ou vuvuzela, e mostre que o conteúdo de 1 Tessalonicensses 1:8, com a expressão “ekseketai”/soou/repercutiu, tem esse sentido sonoro (toque após explicar). Debata com seus alunos/alunas o aprendizado. A igreja precisa sonorizar a cidade, o evangelho de Deus.

 

Notícias