Skip to content

Dicas da Lição 06 – A Terra corrompida

Confira os recursos para auxiliar sua aula de Escola Bíblica sobre o dilúvio.  

 

DICA UM – Cartaz Tempos de hoje, tempo de Noé 

Para a abertura da aula, exiba em um cartaz ou slide o texto de Mateus 24:37: “Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem.”

Em seguida, disponibilize um microfone e pergunte aos alunos: “Quais sinais você percebe ao seu redor que indicam que a Terra está corrompida, assim como nos dias de Noé?”

Após a participação dos alunos, explique que a lição abordará:

  • O juízo divino para aquela geração;
  • A solução de Deus;
  • As lições para a geração atual.

 

DICA DOIS – Vídeos sobre o Tamanho da Arca

Uma reportagem  (espanhol) e um vídeo destacadas mostram réplicas da Arca de Noé construídas com base nas dimensões bíblicas. O objetivo é ilustrar a aula, principalmente no item 2, com um recurso que desperte a curiosidade sobre esse evento marcante e conecte o tema ao ensino da lição.

Após a exibição dos vídeos, proponha questionamentos sobre a construção da arca e sua relação com a fé:

  • Como deve ter sido para Noé construir a arca sem nunca ter visto chuva?
  • O que será que as pessoas perguntavam a ele?
  • Qual a importância de sua obediência?

A seguir, destacamos as reportagens em português e espanhol:

📌 Vídeo (YouTube):

 

📌 Reportagem em espanhol (CBN): https://www.youtube.com/watch?v=sNSbvdn5zkI

 

DINÂMICA TRÊS – Dinâmica Andar com Deus

Para aplicar na parte prática da lição, organize um caminho na sala, passando entre os bancos ou em outro espaço disponível. No percurso, espalhe cartões quadrados com as palavras-chave: Ouvir, Escolher, Amar e Obedecer.

Peça a quatro alunos que encontrem os cartões e, em seguida, respondam às questões relacionadas, citando um texto bíblico e explicando a importância daquela palavra em suas escolhas.

📌 Ouvir: Como podemos discernir a voz de Deus em meio a tantas influências?
📌 Escolher: Quais escolhas Noé precisou fazer para se manter fiel? Que escolhas difíceis enfrentamos hoje para andar com Deus?
📌 Amar: Noé se preocupou com sua família e obedeceu por amor. Como o amor por Deus e pelas pessoas influencia nossas decisões?
📌 Obedecer: O que nos impede de obedecer a Deus mesmo quando entendemos Sua vontade?

Conclusão – O Impacto de Nossas Escolhas

Reforce que Noé foi fiel mesmo sendo minoria e que, hoje, nossas decisões também refletem se estamos realmente andando com Deus. Encoraje os participantes a refletirem sobre como podem aplicar esses princípios no dia a dia.

Dinâmica: com informações de ChatGPT. 

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC) e Editora Promessa.

Notícias