Faça uma aula diferente: as dicas da lição desta semana, trazem a “dinâmica das máscaras”, as palavras-chave do estudo e as certidões da “velha e nova vidas”.
Dica um | Dinâmica das máscaras
Para ensinar os três tópicos da lição, que tratam dos falsos ensinamentos de mestre fraudulentos: legalismo, misticismo e ascetismo, faça em aula a dinâmica das máscaras.
Material e execução: Escolha previamente, três alunos, e use três máscaras que cobrem o rosto todo. Em cada uma delas, deve estar escrito o nome dos ensinos que falsamente foram difundidos na igreja de Colossos e combatidos por Paulo: legalismo, misticismo e ascetismo.
Explicação: As máscaras representam os falsos ensinos, a medida que for ensinando, peça que o aluno com a máscara correspondente, coloque-a ou entre com ela na sala. Explique os principais pontos dessas doutrinas e procure envolver a classe, perguntando se sabiam desses ensinos e como se manifestam hoje.
Não se esqueça de enfatizar que eles foram combatidos pelo apóstolo: O poder para vencer o pecado vem de crer e viver de acordo com a obra de Cristo na cruz e seu perdão (Leia Cl 2:16).
Dica dois | Palavras-chave
Marque em sua lição, os termos principais que aparecem em cada tópico. Utilize-os na explicação em classe. Isso ajuda a não ler a lição na hora do estudo para ter um contato visual e dinâmica melhor. Abaixo, veja os destaques:
- Item 1
- Legalismo: mistura de elementos judaicos e filosofia grega. Exemplo: carnes proibidas na dieta e obrigatoriedade de guardar sábados cerimoniais.
- Gnosticismo: propagava a ideia de que a matéria é má, portanto, todo cristão precisa se abster dos prazeres do corpo para agradar ao Senhor.
Item 2
- Misticismo: crenças baseadas em experiências pessoais, como visões. Exemplo: adoração a anjos.
- Expressão “Árbitro”: um juiz que pode desqualificar alguém e não lhe dar o prêmio.
Item 3
- Ascetismo: crença baseada no crescimento espiritual, com abstenção de coisas e flagelação corporal.
- Expressão “Submeter”: ser orientado pelo que os outros dizem.
Dicas três | Certidão da “velha vida e da nova vida”
O item aplicativo 2 “Você foi liberto por Cristo: não seja mais escravizado na luta contra o pecado!” enfatiza que somos libertos por Deus, pela fé na obra de Cristo, e habilitados a viver nova vida, por isso preparamos duas certidões: a que simboliza a velha vida (óbito) e outra que simboliza a nova vida. A ideia é que os alunos entendam o que aconteceu desde que se renderam a Cristo. Veja as imagens e o pdf dos certificados:
Ao final da explicação, utilize a seguinte frase:
Por causa de Cristo, carregamos “numa mão a certidão de óbito da velha vida e na outra a certidão do novo nascimento”.
Evangelize: Se desejar, diga a seus alunos para compartilharem as imagens em suas redes sociais, com uma foto em que seguram em cada uma das mãos as duas certificações, a fim de, explicarem o que Cristo fez em suas vidas. Use a hashtag #LibertosEmCristo