Para dinamizar as aulas dessa semana, a Editora Promessa traz uma dica pedagógica, um vídeo sobre nossa identidade em Cristo e a dinâmica “Isso é minha vida”. Confira:
Dica um | Leia o contexto
Sempre tire um tempo da aula para ler os trechos que estão em estudo, nesta semana Cl 3:1-4. Isso ajuda os alunos, e principalmente os que não tiveram acesso ao estudo, entenderem melhor do que trata a lição. Além disso, enfatize a sua classe palavras que são destacadas, ou expressões que jugar necessárias. Destacamos, duas do item 2:
Paulo apresenta dois verbos que explicam a nova vida (Cl 3:1-2):
- O primeiro é “buscai” (gr. zeteite), com o sentido de “investigar”.
- O segundo é “pensai” (gr. phroneo) e tem a ideia de “fixar a mente sobre”.
- Os dois, no presente, indicam ação contínua e habitual.
Dicas dois | Vídeo “Sua identidade em Cristo”
O vídeo “Sua identidade em Cristo” traz reflexões importantes que ajudam na explicação do item 1 “Uma nova possibilidade”. O vídeo procura responder a clássica pergunta “quem sou eu?” explicando o que somos em Cristo. Envie o vídeo antes da aula ou exiba em sala, sempre criando alguma discussão e conexão com o assunto da aula. Assista o vídeo aqui:
Dicas três | Dinâmica “Isso é minha vida”
Explicação: Paulo explica algo maravilhoso sobre a vida cristã em Cl 3:4: Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória. Na explicação dada pelo contexto, na lição bíblica 07, a expressão “Cristo que é nossa vida”, conforme explica o teólogo William Barclay, quando alguém diz: “A música é minha vida, ou, o esporte é minha vida e o trabalho é minha vida!”.
Execução: Para tornar mais clara a explicação do trecho e do item 3, leve para sala um instrumento musical, como o violão; uma bola de vôlei, futebol ou outro elemento esportivo; e, um martelo, jaleco, estetoscópio e etc.
O sentido da dinâmica: Professor (a), fale sobre o amor que as pessoas têm pelas coisas descritas acima; após a explicação, mostre uma cruz (seja imagem ou de isopor) e peça que alguém a tome nas mãos, diga que ela significa que a vida tem que está centralizada no Salvador, e que esse é o sentido do texto “Cristo que é nossa vida”, indicando que Jesus deve ser o primeiro lugar na vida das pessoas.
Por: Editora Promessa