Confira três recursos para aula da Escola Bíblica de sábado: ilustração com ideia de encenação, placas de aviso e perguntas reflexivas.
DICA UM – ILUSTRAÇÃO DO LADRÃO (item 1)
Utilize a ilustração do ladrão, com base em 2 Pedro 3:10, 1 Tessalonicenses 5:2-6 e Lucas 12:40; distribua essas leituras entre a classe, e após serem lidas, pergunte a seus alunos se eles já passaram por um assalto. Questione-os: pensando hoje, havia algo que poderiam fazer para evitar que fossem assaltados? Em seguida, pensando nos textos bíblicos, diga que expliquem o que a Bíblia quer dizer quando os autores e personagens bíblicos utilizam essa ilustração para falar sobre o retorno de Jesus? Espere suas observações e explique o sentido que a Palavra de Deus dá.
Caso seja possível, escolha um aluno que coloque um capuz ou algo que faça referência a um assaltante e simule uma cena de roubo; após, faça as ponderações necessárias do ensino bíblico.
DICA DOIS – Placas de aviso (item 1)
Utilize pequenas “placas de aviso”, com os seguintes textos: “O Juízo Final vem!”; “Mesmo sem hora, o Apocalipse virá!”; “A volta de Jesus será surpreendente para os ímpios”; “Você tá preparado para a volta de Jesus?”. Coloque-os em plaquinhas e leve para aula; na hora da explicação do conteúdo, mostre cada mensagem a seus alunos, diga-lhes que a igreja deve ser a portadora da mensagem e deve anunciá-la a todos, assim como os escritores bíblicos fizeram.
DICA TRÊS – PERGUNTAS REFLEXIVAS
Na parte aplicativa da lição, você pode fazer um momento de autorreflexão com seus alunos. Muitas vezes, a mensagem do juízo é pregada apenas para os outros, e nunca paramos para refletir sobre nossa vida. Por isso, utlize os seguintes questionamentos:
- Você aguarda esperançosamente a volta de Cristo, e após o juízo final, o novo céu e nova terra?
- De acordo com o estudo, você demonstra no seu dia a dia, por meio de uma vida comprometida com Jesus, que deseja viver eternamente com o Senhor?
- Você compartilha com convicção ou tem vergonha de anunciar a volta de Jesus, o juízo final e a mensagem sobre o novo céu e nova terra?
Por: Editora Promessa.