Skip to content

Dicas da Lição 07 – Para onde vou depois de morrer?

Confira quatro dicas para sua aula de sábado, na escola bíblica: Organizando o conteúdo, um infográfico, uma dinâmica e mais conteúdo. 

Dica 01 – Organizando o conteúdo

Para ajudar na exposição do item um, na hora da aula, é ideal que o professor marque em sua revista, as explicações, de diversas visões sobre vida pós-morte, ao invés de ler todo o conteúdo durante a aula. O professor pode também pegar cada uma das visões e distribuir entre os alunos, para que pesquisem e tragam no dia da aula. 

Visões pós-morte:

1) Ateísmo, naturalismo e materialismo: morte como ponto final. 

2) Catolicismo romano: após a morte, a alma tende a ir para o céu, para o purgatório (última oportunidade de salvação), onde, caso não se converta, vai para o inferno. 

3) Vertentes cristãs (presbiterianos, assembleianos, batistas e etc.): vida pós-morte; justo vão para o céu e ímpios, para o inferno. 

4) Espiritismo/religiões orientais: após a morte, o espírito passa por espécie de “purgatório” temporário e, quando estiver pronto, reencarna em um novo corpo. 

5) Hinduísmo: Dependendo do mérito adquirido em vidas passadas, o espírito se reencarnará em uma família de alta ou baixa classe. 

Nota para as explicações: essas visões devem ser respondidas biblicamente (1 Tm 4:1). 

(com base no item 1, p. 62, da Lição 7). 

Dica 02 – Infográfico “O ser humano não tem uma alma, ele é uma alma!”

Para esclarecer seus alunos/alunas sobre a constituição do ser humano e sobre a ressurreição, compartilhe com a classe o infográfico “O ser humano não tem uma alma, ele é uma alma!”. Ele ajuda na fixação do ensino e traz os pontos-chave da questão explicada no item 2 da lição. Você pode enviar para seus alunos, inserir nos slides da aula ou imprimir a imagem. 

Dicas 03 – Dinâmica “corpo sem ar é um defunto”

Para ilustrar e ajudar na compreensão da frase “não temos uma alma, somos uma alma”. Sugerimos a dinâmica “corpo sem ar é um defunto”. A ideia, é esclarecer ainda mais, a doutrina bíblica do ser humano, como um ser integral. 

Material necessário: Uma garrafa plástica de 350ml e/ou 600ml + jarra com água. 

Explicando: Mostre a garrafa vazia e ressalte que ela é uma simples garrafa; após, encha-a com a água, e diga que tem agora uma função e propósito – matar a sede; Depois, esvazie a garrafa, derramando a água na jarra e mostre a garrafa vazia e que volta a ser apenas garrafa; Assim, o ser humano sem o ar (espírito) é um defunto, ele só é alma, quando recebe o espírito (respiração). 

Dicas 04 – mais conteúdo

Há alguns conteúdos que podem ser destacados para sua aula, sobre a mortalidade da alma. Na TV Viva Promessa, uma série de episódios, do Programa ‘Texto e Contexto’, ajuda a aprofundar e tratar de temas importantes sobre a doutrina bíblica. Para acessar, veja os programas no link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLOqIoJkick42RJjTr5SxOHd50H07nhFeW

Obs: O professor/professora pode destacar algum trecho do programa, e exibi-los durante a aula. 

 

Baixe os slides e materiais de divulgação em: https://promessistas.org/licoes-biblicas/lb340/

 

Por: Editora Promessa. 

Notícias