Skip to content

Dicas da Lição 07 – Sejam santos

Confira a dinâmica – pulseiras de identificação, os objetos pedagógicos e a Frase da Lição que ajudam a ensinar de forma mais prática o conteúdo da Lição da semana. 

Dica 1- Dinâmica – Pulseiras de Identificação 

Para ajudar na explicação do termo “santo”, que aparece diversas vezes no Antigo Testamento, utilize pulseiras de identificação, de sua cor preferida, e, ao início da aula, na chegada de seus alunos, coloque-as em seus braços. De início, não explique o propósito, mas quando explicar o item 1, “O sentido da santidade”, diga-lhes que, um dos sentidos da expressão “santo”, tem a ver com ser “marcado” ou “ser separado do uso comum”. 

Mostre a eles, que assim como pulseiras são colocadas quando vamos a um evento, são colocadas em nós e dão acesso e responsabilidades nesses lugares, a santidade que vem do Senhor, nos eleva a uma condição de alcançados por sua aliança e responsáveis em viver e compartilhar as virtudes de Deus na Terra. 

 

Dicas 2 – Objetos ilustrativos

Ao longo dos itens 2, 3 e 4, e seus respectivos assuntos, é possível o professor/professora, usarem objetos ilustrativos para clarear o entendimento dos alunos/alunas. No item 2, “a origem da santidade”, sugere-se um mapa e uma Bíblia, que traz o ensino sobre orientação a uma vida de santificação; No item 3, “o proveito da santidade”, pode-se levar uma lâmpada ou lanterna, para dizer que são os valores bíblicos que orientam o caminho; e no item 4, “a referência da santidade”, uma bússola ou uma seta, para mostrar a direção dada por Deus à vida. 

(o professor/professora pode modificar os objetos que melhor se adequar a sua aula). 

 

Dicas 3 – Frase da Lição 

A Frase da Lição sintetiza o conteúdo para que a classe se lembre do que foi ensinado. O professor/professora deve compartilhar a imagem, imprimi-la e/ou distribuir aos alunos e alunas, ou colocá-la nos slides. Pode ser citada também ao final da lição e postada nas redes sociais com a #ODeusDasAlianças. 

Neste estudo, destacamos a seguinte frase: “Buscar a santidade é um item que deve constar na lista de todo aquele que serve a Deus”. Baixe a seguir a imagem:

Dicas 4 – Programa Escola Bíblica Especial

Aprofunde seu conhecimento para a aula, assistindo o Programa Escola Bíblica Especial, na TV Viva Promessa. O programa traz um debate sobre a lição da semana. Ele é exibido às quartas-feiras, às 20h. A seguir, veja o último programa: 

 

Por: Editora Promessa. 

 

Notícias