Skip to content

Dicas da Lição 08 – Louvem ao Senhor

Confira duas dinâmicas e um vídeo para movimentar sua aula na Escola Bíblica. 

Dica 1 – Dinâmica Respiração e louvor

Comece o estudo com uma dinâmica intuitiva e fácil de fazer. Depois de cumprimentar seus alunos e alunas, peça que façam silêncio e de olhos fechados, caso seja possível, desligue as luzes de onde você ministra a aula. Após cerca de 30 segundos a 1 min, peça que pensem num louvor a Deus (dê cerca de 1 minuto). 

Ao fim desse tempo, diga “Todo ser que respira louve ao Senhor”, diga para abrirem os olhos, e de forma organizada, pergunte a cada um em qual louvor pensaram, depois, devem cantar um trecho. No final, explique que todo ser que tem vida, deve sempre louvar a Deus e viver em serviço de adoração. 

 

Dicas 2 – Dinâmica Identifique o Salmo

Use um quadro branco ou um cartaz na parede, divida esse espaço em quatro partes, conforme as divisões da lição em estudo: Canções de louvor, de oração, ensino e reais; em seguida, utilize os Salmos destacados de cada item, respectivamente: 1. Sl 8:1; Sl 150; 2. Sl 3:4; 60:1; 3. Sl 1:1; 119:105; Sl 2:6; 99:1; Embaralhe-os e pergunte: “A qual categoria pertence esse Salmo?”. Deixe que eles pensem e digam a classificação correta, e, à medida que forem escolhendo, quando acertarem, explique sobre aquele tipo de canção. A aula será mais movimentada e diferente. 

 

Dicas 3 – Como ler o livro de Salmos

O vídeo que sugerimos, trás informações que acrescentam ao estudo, esclarece sobre a organização dos Salmos e aplica-no para o cotidiano. É um vídeo ilustrativo, fácil de entender. Por isso, você pode exibi-lo na parte aplicativa ou ao final da sua aula. Não esqueça de enviar a cada aluno/aluna, por meio do WhatsApp, caso necessário. 

Veja aqui:

 

Dicas 4 – Frase da Lição 

A Frase da Lição sintetiza o conteúdo para que a classe se lembre do que foi ensinado. O professor/professora deve compartilhar a imagem, imprimi-la e/ou distribuir aos alunos e alunas, ou colocá-la nos slides. Pode ser citada também ao final da lição e postada nas redes sociais com a #ODeusDasAlianças. 

Neste estudo, destacamos a seguinte frase: “A adoração a Deus é um mandamento”. Baixe a seguir a imagem:

 

Dicas 5 – Programa Escola Bíblica Especial

Aprofunde seu conhecimento para a aula, assistindo o Programa Escola Bíblica Especial, na TV Viva Promessa. O programa traz um debate sobre a lição da semana. Ele é exibido às quartas-feiras, às 20h. A seguir, veja o último programa: 

 

Por: Editora Promessa. 

Notícias