Skip to content

Dicas da Lição 08 “Um novo jeito de andar”

Apresentamos duas dinâmicas e uma pergunta reflexiva, que podem ajudar na sua aula da Escola Bíblica. Confira as dicas:

Dica um | Dinâmica das camisas 

Para explicar os itens 1 e 2 utilize a dinâmica das camisas, que consiste na seguinte proposta: 

Camisa rasgada (cinza ou vermelha): pinte ou grude, com fita apropriada, os nomes das práticas pecaminosas mencionadas no item 2 “intenções transformadas”: 1. Prostituição (Cl 3:5a); 2. Impureza (3:5b); 3. Paixão lasciva (3:5c); 4. Desejo maligno (3:5d); 5. Avareza (3:5e). 

Explique que essas práticas são da velha vida, sem Cristo, e quem já se entregou ao Senhor, deve se livrar delas; caso deseje fixar as palavras na camisa, veja qual momento melhor de fazer isso, enquanto explica ou na camisa, antes de aluno vestir. 

O aluno deve retirar a velha roupa e colocar nova roupa; 

Camisa nova (branca): pinte ou grude com fita apropriada os nomes das práticas transformas, que fazem parte da nova vida em Cristo: 1. Domínio Próprio; 2. Práticas Saudáveis; 3. Intenções controladas; 4. Bons desejos; e, 5. Contribuição voluntária. 

Explique que essas práticas são da nova vida, com Cristo, e quem já se entregou ao Senhor, deve praticá-las. Provavelmente, “na igreja primitiva era comum um candidato ao batismo retirar suas roupas antigas para depois da imersão receber roupas novas e brancas”. Assim, “as antigas roupas são uma referência aos antigos comportamentos e as novas roupas os novos padrões de comportamento que adquirimos, em Cristo”. 

Dicas dois | Dinâmica das pegadas

Para explicar o item 3, que trata das Relações transformadas, sugerimos que o professor imprima as pegadas em papel, que são as barreiras ligadas às relações, que chamaremos de “passos errados” e o “jeito certo de andar”, decorrente da nova vida em Cristo. O professor deve espalhar essas pegadas no chão e explicar onde não se pode andar e onde se deve andar, ajudando na compreensão do item 3. Leia antes o trecho bíblico: Cl 3:8-11. 

Baixe as imagens para colocar na sala: 

Dicas três | Pergunta reflexiva

Termine a lição com a pergunta “Em seus passos, como andaria Jesus”. Enfatiza a reflexão de colocar suas vidas no rumo certo, nos passos do Senhor.

 

Por: Editora Promessa

Notícias