Confira as dicas da lição dessa semana: texto de apoio, um vídeo, uma dinâmica e a frase-chave da lição.
- Dica um | Texto “Um ambiente espiritual”
O autor cristão Henry Nouwen¹, propõe a necessidade de se “criar” um ambiente espiritual, onde se possa cultivar a vida espiritual. Nouwen não sugere a ausência da cidade e nem da missão, mas a escolha por lugares de intimidade com Deus, a fim de se buscar encher-se do Espírito. Esse conteúdo, ajuda na explicação do item 1, a importância da espiritualidade. A seguir, leia alguns trechos do autor:
“Não podemos ter uma vida espiritual sozinhos. A vida do Espírito é como uma semente que precisa de terreno fértil para florescer (…).
É muito difícil uma vida de oração num ambiente onde ninguém (…) [ora] ou fala com carinho de oração (…).
Quando levamos a vida espiritual a sério, somos responsáveis por criar um ambiente onde a mesma possa crescer e amadurecer (…).
Podemos, por exemplo, escolher amigos, livros, igrejas, arte, música, lugares para visitar e gente com quem estar que, no seu conjunto, contribuem para criar um ambiente (…) espiritual (…).”
(Mosaicos do Presente: vida no Espírito. Tradução: Américo Casado. São Paulo: Paulinas, 1998, pp. 90-91).
- Dica dois | Vídeo “Seja cheio do Espírito Santo”
Na explicação do conceito de ser “cheio do Espírito” ou espiritual, o pr. Douglas Gonçalves explica, a partir de Ef 5:18, os desdobramentos de ser preenchido pelo poder de Deus. O vídeo ajuda na compreensão do conteúdo estudado no item 2, especificamente, mas também pode ser exibido em outros momentos da aula, de acordo com seu planejamento. Você pode enviar antes e suscitar a sua classe, o que foi aprendido nele. Veja o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Zi0kx8lvFZY.
- Dica três | Dinâmica “Espiritualidade efervescente”
Para ilustrar o tema da lição, com base em Efésios 5:18, você pode em vez de exibir o vídeo a seus alunos/alunas, aplicar a ilustração feita no vídeo acima, ela mostra de maneira pedagógica a ação do Espírito dentro do cristão, que é conduzido por Deus, através de sua palavra.
Material: Copo de vidro médio; efervescente; e água.
Execução: Ao logo da explicação de ser cheio do Espírito, e de seus benefícios (item 3), pegue o copo em mãos, sinalizando ser ele nossa vida. Em seguida, coloque o efervescente dentro do copo, e explique que podemos dizer ser ele o Espírito dentro de nós, quando recebemos o Salvador. Depois, de analisar a necessidade de ser espiritual e apontar como isso se manifesta (comunhão, adoração, gratidão, submissão e evangelização), encha o copo com água e explique que isso significa o efeito da obediência à Palavra de Deus.
Explicação: Crentes cheios do Espírito tem uma “espiritualidade efervescente” e essa deve ser a busca de cada cristão que deseja estar em missão na cidade.
- Dica quatro | Frase-chave
A lição trata de conceituar a espiritualidade cristã, e de como ela se manifesta na vida do cristão, em missão na cidade. Busque manter o foco nesse ponto principal, sintetizado na seguinte frase do estudo:
“Na igreja verdadeiramente espiritual, pessoas dão espaço para que o Espírito as encha, continuamente, e isso se manifesta em toda a vida, em comportamentos de santidade e devoção.” (Lições Bíblica, p.78).
Por: Editora Promessa