Skip to content

DICAS DA LIÇÃO 09 – A nova vida em Cristo

Veja cinco recursos para a explicação da lição do próximo sábado. 

 

DICA UM

Pesquisa virtual: Antes da aula de sábado, solicite que seus alunos perguntem em suas redes sociais como seus seguidores definiriam o que é a “nova vida em Cristo”. Peça para coletarem as respostas e, no dia da aula, compartilharem em classe. Após os compartilhamentos, o professor deve fazer apontamentos de acordo com o conteúdo em estudo. Essa dinâmica pode ser aplicada na hora da introdução ou no item 1.

 

DICA DOIS 

Pesquisa presencial: Dê a cada aluno uma folha em branco (papel sulfite), uma caneta ou lápis, e peça que escrevam ou desenhem algo que os ajude a definir o que é a nova vida em Cristo. Dê um tempo para que formulem suas respostas e depois exponham o que pensaram.

Nota: Se você optar por fazer essa dinâmica presencial, talvez não precise fazer a virtual por serem semelhantes. Ou diga que, junto com a dinâmica virtual, levem um conceito de casa para a aula.

 

DICA TRÊS 

MAPA MENTAL: Para ajudar na fixação do conteúdo do item 2 – Os benefícios, utilize o mapa mental disponível para download, que traz as principais palavras relacionadas à posição do cristão e à prática do cristão. Mostre no datashow, envie pelo WhatsApp ou imprima e distribua em classe.

Baixe a imagem a seguir: 

DICA QUATRO

Dinâmica da taça: Para explicar sobre a vida “controlada pela carne” e a “vida controlada pelo Espírito”, sugerimos a dinâmica da taça. Para sua execução, leve para a aula duas taças de médio a grande tamanho, um litro de suco em pó de uva e um litro de água, e uma bandeja média a grande.

Como fazer? Em uma mesa, coloque a bandeja e as duas taças uma ao lado da outra. Ao entrar no item 3 – As responsabilidades, explique que uma vida “controlada pela carne” é semelhante ao excesso de vinho que leva à devassidão, como diz Paulo (Ef 4:19). Nesse momento, derrame a jarra de suco de forma rápida, o que levará a derramar o líquido de forma excessiva e causará estragos. Após, fale sobre a vida “controlada pelo Espírito” e, lentamente, encha a outra taça de água, mostrando que a vida em Cristo é governada de forma equilibrada para produzir o bem.

 

DICA CINCO

Relembre as promessas: enfatize aos seus alunos que a nova vida em Cristo, vislumbre da vida eterna, foi uma promessa presente no Antigo Testamento: Deus faria algo novo; nova aliança; novo coração e novo espírito; novo nome; nova canção; novo céu e nova terra.