Saiba as dicas para sua aula de sábado: dois quebra-gelos e a dinâmica de ‘carne e osso’.
DICA UM
Quebra-gelo – personagens: Para dinamizar a abertura de sua aula, você pode utilizar o seguinte quebra-gelo. Pergunte à classe: “Qual personagem bíblico vem à sua mente quando se fala sobre sofrimento?” Dê um tempo e, após as manifestações, diga que a lição tratará do personagem principal: Jesus, e sua relação com o sofrimento humano.
LEIA MAIS:
Promessa Game Show vai levar duas pessoas para a Argentina; entenda
DICA DOIS
“Dinâmica de ‘carne e osso’: Para o item 1: ‘Jesus e a encarnação’, aplique a seguinte dinâmica: quando estiver explicando o texto que diz que ‘a Palavra se fez carne’ (Jo 1:14), peça a todos que se levantem, olhem para a pessoa ao lado ou à frente, estendam as mãos e troquem um abraço. Após todos realizarem essa ação, explique-lhes: vocês perceberam que tocaram em mãos, braços e corpos de carne e osso, assim como Jesus, que se encarnou em um corpo igual ao nosso, mas sem pecado, veio ao mundo para nos salvar.”
DICA TRÊS
Quebra-gelo – empatia: Para aplicar no item 2 utilize Is 53:4 NVI: “Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido.”
Após a leitura do texto, pergunte à sua classe: “Como você completaria o texto pensando em sua vida? ‘Ele tomou sobre si as nossas dores’, qual é o nome do seu sofrimento? Os sofrimentos de Jesus se parecem com os seus?”
Após as perguntas, dê um tempo para reflexão e, em seguida, questione se alguém se sente à vontade para compartilhar alguma parte de sua história. A ideia é enfatizar como a presença de Jesus é próxima e como ele alcança nossos dilemas quando reconhecemos o seu cuidado.
Por: Editora Promessa