Skip to content

Dicas da Lição 10 – Existe certo e errado?

Veja as dicas para sua aula na Escola Bíblica: organização e dinâmica de aula, em formato de arena, vídeo para aula e para aprofundar o conteúdo do estudo. 

Dica 01 – Organização da aula

O professor/professora deve pontuar conceitos que aparecem no decorrer de todo o estudo. A introdução, abre a lição com pelo menos, três teses que serão explicadas no item 2, sobre relativismo, ceticismo ético (teoria que tenta mostrar que não há como provar valores morais) e moral como construção histórica.

Também será explicado, o conceito de ética cristã, sobre ela ser universal e absoluta, com base na Bíblia. Ao destacar esses pontos do estudo, o professor/professora facilita a participação dos alunos, o contato em sala de aula e torna mais dinâmico o estudo; Se utilize de, quadro, data-show ou papel para escrever os pontos, como cartolinas e papel 40kg ou madeira. 

 

Dica 02 – Dinâmica ‘Arena da Palavra’

Sugerimos um formato de aula, que chamaremos de “Arena da Palavra”, nele o professor apresenta a aula e interroga dois convidados. Você pode combinar, antes da aula, que o convidado 1, faça apontamentos sobre a ética cristã, enquanto o convidado 2, apresenta as teorias éticas, e ao final, o professor pede que eles façam apontamentos bíblicos que combatam as teorias, num total de 50 minutos de aula. 

 

Divisão da aula

Bloco 1: Abertura – O professor/professora separa 5 minutos para perguntar aos alunos, se existe certo ou errado, na igreja e fora dela. 

Bloco 2: Convidado 1 fala sobre a ética cristã – aproximadamente 15 minutos; após, 5 minutos de perguntas e respostas sobre esse assunto; 

Bloco 3: Convidado 2 fala sobre o tema das teorias éticas – aproximadamente 15 minutos; após, 5 minutos de perguntas e respostas sobre esse assunto; 

Bloco 4: Considerações finais, de apontamentos bíblicos, e fechamento da lição (10 minutos).  

(Adapte a realidade de sua igreja local) 

 

Dicas 03 – Vídeo: O que causa inversão de valores na sociedade?

O vídeo indicado ajudará a classe a compreender, que uma das desordens de valores na sociedade, é justamente, a inversão de valores, causada, principalmente, pelo pecado. Para ilustrar esse conteúdo, que tem a ver com o estudo da semana, é usado o exemplo de Ló, que para proteger hóspedes em casa, ofereceu às filhas. O vídeo, do Pr. Marcos Granconato, da Igreja Batista da Redenção traz uma reflexão sobre isso, a partir deste exemplo. Depois da exibição, questione seus alunos sobre o conteúdo e a conclusão que tiveram. Ao final, faça um link com a lição 10. 

Assista o vídeo aqui:

 

Dica 04 – Assista o Programa Escola Bíblica Especial

Aprofunde seu conhecimento para a aula, assistindo o Programa  Escola Bíblica Especial, na TV Viva Promessa. O programa traz um debate sobre a lição da semana. Ele é exibido às quartas-feiras, às 20h, e você pode assistir no link abaixo: 

 

Baixe os slides e materiais de divulgação em: https://promessistas.org/licoes-biblicas/lb340/

Por: Editora Promessa. 

Notícias