Skip to content

DICAS DA LIÇÃO 10: Foi assim que Jerusalém caiu

Confira os recursos pedagógicos da aula 10: o vídeo – o iceberg e o TITANIC, Dinâmica das leituras, a importância da interação e aplicações importantes. 

 

DICA UM: Vídeo – O iceberg e o TITANIC 

 

Para iniciar o estudo em classe sugerimos que o professor/professora exiba, sem explicar, a cena do filme “Titanic”; após, faça a colocação proposta na INTRODUÇÃO da lição: “Imagine se houvesse uma pessoa no navio Titanic capaz de prever e avisar o capitão e a tripulação que havia um iceberg adiante. Ele seria chamado de louco. Esse homem era Jeremias, e o Titanic era seu país.” 

Após exibir, pergunte o que acharam do trecho do filme e faça a conexão sugerida com o profeta e a situação de seu país. 

(Nota: Caso não haja Datashow em sua sala, envie antes da aula e/ou peça que assistam em duplas e trios, e após, conversem sobre o vídeo). 

 

DICAS DOIS: Dinâmica das leituras

No item 1, sugerimos a aplicação desta dinâmica: 

  • Escreva em papéis post-it, as dez referências colocadas no início do item  1 “A queda de Jerusalém”: Jr 6:6; 19:8, 9, 11, 12, 15; 21:10; 26:6, 11; 27:17; elas fazem referência a queda de Jerusalém; 
  • Após a anotação, cole os papéis nos bancos, antes da chegada da sua turma. 
  • Quando explicar o item, peça que os alunos perto de cada post-it, leia-o, e pergunte demos de todas as leituras: “Qual o assunto predominante nas referências?”
  • Explique que, aquilo que Deus determina em fazer, não há como mudar, a não ser que Ele decida fazer isso. Jeremias estava certo.

 

DICAS TRÊS: A importância da interação

Não esqueça de manter contato visual e de interação com seus alunos. Nesta semana, como a lição cita várias histórias, procure definir pontos a “gastar” mais na aula. Anote esses pontos em uma folha separada. 

 

Item 2: Os acontecimentos em Judá

– Há três personagens de destaque neste item e na pergunta 2: Gedalias, Ismael e Joanã. Busque pontuar o que fizeram, peça que leiam alguns dos textos citados e comente em classe. Algumas palavras podem ser usadas como termos de fixação: #Conspiração #Traição. 

Item 3: Os acontecimentos no Egito

– O conteúdo trata basicamente da tentativa de muitos judeus se refugiar no Egito, desobedecendo uma ordem de Deus e praticando idolatria. Palavra-chave: Desobediência. 

– Outro ponto destacado desse item, é a frase: “Alguns judeus disseram que quando adoravam a rainha do céu, tudo estava bem, tinham muita comida e uma vida próspera”. Esse trecho é uma ótima oportunidade para questionar e debater com os alunos, uma vida próspera, não necessariamente é sinal de obediência à Palavra de Deus. 

 

DICAS QUATRO: Aplicações importantes

Utilize as duas perguntas da seção “assumindo compromissos”, para saber a opinião da prática de seus alunos, sobre a temática da confiança e obediência a Deus. Elas questionam como é possível ter as duas atitudes no dia a dia. 

 

Por: Editora Promessa. 

 

Notícias