Confira nas dicas de hoje a “dinâmica do suco da graça barata”, trechos de livro, uma pergunta reflexiva e um recurso pedagógico para aplicação do estudo.
DICA UM – DINÂMICA “SUCO DA GRAÇA BARATA”
A lição destaca o pensamento do escritor cristão que morreu na Alemanha nazista em 1945. Ele se opôs ao regime de Hitler, o que lhe custou a vida. Entre suas obras, no livro “Discipulado”, de 1937, cunhou o termo “graça barata”. Para explicar seu significado e abordar os males de um cristianismo sem santidade, sugerimos a seguinte dinâmica, que precisará de dois copos com suco de laranja (ou outro sabor), sendo um de sabor artificial e outro da fruta, natural.
Coloque os dois sucos em uma bandeja e peça a um aluno que prove (pode distribuir em mais copos, para maior participação). Em seguida, fale sobre as distinções de um e de outro: o suco artificial, apesar de ser barato, é uma simulação do natural, enquanto o suco artificial gera uma série de problemas de saúde; já o suco natural, apesar de dar trabalho para ser feito, tem os benefícios das vitaminas e é mais saudável.
Conclusão: Assim como o suco artificial simula o natural, a graça barata simula o evangelho. Parece verdadeira, mas sem os verdadeiros nutrientes; por outro lado, a graça preciosa é verdadeira, transforma e contém os nutrientes que nos fazem crescer no discipulado cristão para a glória de Deus. Explique que é sobre essa graça verdadeira que trata a aula do estudo 10.
DICA DOIS – Trechos sobre a graça barata?
Para aprofundar seu conhecimento sobre o tema da lição, sugerimos que leve trechos do livro de Dietrich Bonhoeffer para a sala de aula. Você pode imprimir o texto e distribuir para os alunos lerem em conjunto, exibir no datashow ou enviar para o WhatsApp dos seus alunos. Acesse o link aqui.
DICA TRÊS – Pergunta reflexiva
“Qual batalha enfrentamos hoje?” Explique aos seus alunos os desafios enfrentados pelos cristãos da época de Judas, como mostram os itens 1 e 4, e pergunte quais os falsos ensinamentos mais disseminados nas igrejas e mídias sociais que tentam misturar a graça de Deus com permissão para o pecado. Diga quais os perigos dessa “mistura” e a importância de combater esses desvios doutrinários.
DICA QUATRO – RECURSO PEDAGÓGICO PADRÃO DE CRENÇAS
Distribua para seus alunos uma folha de papel e caneta/lápis e sugira que escrevam 10 doutrinas bíblicas professadas pela Promessa. Dê um tempo para que escrevam, e depois pergunte qual a dificuldade de lembrar e a importância de saber. Reforce que “batalhar pela fé vai além de debater, mas viver a fé no dia a dia”.
ASSISTA NA TV:
Texto por: Editora Promessa.
Publicado por: APC Jornalismo.