Confira os recursos de aula para o próximo sábado (03): vídeo, dinâmica e a frase da lição.
Dica 01 – Abertura de aula
Comece sua aula dando ênfase ao ponto central da lição: o templo de Salomão e as reflexões a partir dele. Comece citando as informações sobre seu tamanho: 27 metros de comprimento x 9 metros de largura, por 13,5 de altura (1 Reis 6:2 NTLH). Para ajudar na visualização do conteúdo, exiba o vídeo TEMPLO DE SALOMÃO 3D – A BÍBLIA EM CENAS. Assista-o a seguir:
Depois da exibição, você pode fazer perguntas sobre o templo e ouvir o que a classe tem a dizer. Caso não tenha Datashow em sala, envie o link via WhatsApp antes da aula e faça perguntas sobre o vídeo no dia do estudo.
Dinâmica 2 – Dinâmica “Templo de pessoas”
Para ajudar na fixação do ensino de que o templo, na nova aliança, são os discípulos e discípulas de Jesus, faça a dinâmica “Templo de pessoas”. A ideia é deixar mais evidente que, no Novo Testamento, há um ensino claro de que o templo em si não tem a sacralidade como no Antigo Testamento, e que pessoas de todos os povos, línguas e nações, reunidas em nome de Cristo, formam a casa do Senhor, onde se reúnem, seja um templo, casa ou em qualquer lugar.
Para executar a dinâmica, use alguns elementos que explicam o “Templo de pessoas”. Utilize seus alunos e peça que carreguem os elementos, que podem ser feitos de cartolina:
Cruz – Por meio de Cristo, Sumo Sacerdote e Salvador, as pessoas que creem nele fazem parte da Igreja;
Chama de fogo – Por meio do Espírito Santo, Deus se faz presente e une os discípulos.
Coração – Os dez mandamentos que estavam dentro da arca, agora, estão dentro de cada cristão, transformado pelo Espírito.
Sacerdotes (aluno com tecido na cabeça) – Os crentes em Cristo são chamados assim, porque podem estar diretamente na presença de Deus, além de levar a palavra de Deus às pessoas que não tem fé.
Depois que cada aluno/aluna fizer sua parte na dinâmica, enfatize que esse “Templo de pessoas”, deve adorar a Deus, em espírito e em verdade (Jo 4:23-24), onde estiverem reunidos em nome de Cristo.
Dicas 3 – Frase da Lição
A Frase da Lição sintetiza o conteúdo para que a classe se lembre do que foi ensinado. O professor/professora deve compartilhar a imagem, imprimi-la e/ou distribuir aos alunos e alunas, ou colocá-la nos slides. Pode ser citada também ao final da lição e postada nas redes sociais com a #ODeusDasAlianças.
Neste estudo, destacamos a seguinte frase: “Importa mais como se adora do que o local onde isso acontece (Jo 4:23-24)”. Baixe a seguir a imagem:
Dicas 5 – Programa Escola Bíblica Especial
Aprofunde seu conhecimento para a aula, assistindo o Programa Escola Bíblica Especial, na TV Viva Promessa. O programa traz um debate sobre a lição da semana. Ele é exibido às quartas-feiras, às 20h. A seguir, veja o último programa: https://www.youtube.com/watch?v=9EcGbOvQgZA&t=1136s
Por: Editora Promessa.