Skip to content

Dicas da Lição 10 – para vencer o comodismo

Confira os materiais para aula de Escola Bíblica deste sábado: Dinâmica coroa de folhas e coroa de ouro, vídeo corra a corrida! e dinâmica pista de corrida. 

Dicas 1 – Dinâmica coroa de folhas e coroa de ouro

Para ilustrar o item 4 “um atleta persistente”, faça pelo menos uma coroa de folhas e uma coroa de ouro (de plástico), para ajudar na explicação do contexto, em que Paulo fala do prêmio que os que, em Cristo, perseveram na corrida da fé. Com essas coroas é possível explicar de forma mais clara o prêmio que os atletas recebiam nos jogos olímpicos e a superioridade do prêmio da conclusão da salvação dada para quem tem fé em Jesus. 

Dicas 2 – Vídeo corra a corrida!

O vídeo legendado – corra a corrida! –  traz leituras bíblicas (Hb 12:1-3; Ef 2:8-10; Hb 12:1-2; 1 Co 9:24-25 e 2 Tm 4:7) narradas enquanto um corredor corre em uma cidade, durante mudanças climáticas, rumo a seu destino final. O vídeo de 2min49s, vai trazer reflexões importantes de perseverança na fé cristã. Você pode abrir a aula, usar para o item 2 e/ou fechar sua aula com ele e sugerir comentários de seus alunos sobre o seu conteúdo. Veja o vídeo aqui: 

Dicas 3 – Dinâmica pista de corrida 

Faça o contorno de uma pista de atletismo, no chão de onde dá sua aula, o material usado para fazer isso, pode ser uma fita isolante, e como medida básica, você pode usar as seguintes: 100 cm de altura X 50 cm de largura, e fazer de duas a três raias (Veja a imagem ilustrativa abaixo). 

Na parte antes da linha de chegada, onde começa a pista, fale que é o início da corrida cristã, quando se confessa que Jesus é o Salvador; já o meio da pista, representa a santificação, onde se vivencia a salvação e a obediência, e o final, na liga de chegada, é a glorificação, onde se recebe o prêmio da fé. Você pode pedir o auxílio de um aluno (a) para ajudar na explicação. 

Como símbolo da perseverança, você pode dar uma medalha ao final da aula, ao aluno que ajudou a exemplificar o assunto. Se preferir, compre medalhas e distribua a toda classe, para simbolizar que todos devem perseverar na fé e receber, na volta do Senhor, o prêmio da vida eterna. 

Dicas 4 – Materiais Escola Bíblica

Utilize os recursos da área da Escola Bíblica, no Promessistas.org, nele você encontra os podcasts (lições em áudio), os slides dos estudos e as imagens para ser compartilhadas: https://promessistas.org/licoes-biblicas/lb339/ 

 

Por: Editora Promessa. 

 

Notícias