Skip to content

DICAS DA LIÇÃO 10 – Uma comunidade com cristãos engajados

Confira as dicas para sua aula de Escola Bíblica: Conceito – o que é engajamento?, dinâmica salva-vidas, contextualização e imagens ilustrativas. 

 

DICA UM 

Conceito – O que é engajamento?: Nada mais atual para alguns de seus alunos e alunas, que a palavra engajamento, por isso, nossa sugestão é que você inicie sua aula perguntando o que é engajamento; depois, dê o seguinte conceito: 

Engajamento é um conceito que representa a proximidade entre uma empresa e os consumidores. Ou seja, o quanto essas duas partes se relacionam e interagem de forma natural. Portanto, na prática, quanto maior o engajamento, mais próximas estão as duas partes e, teoricamente, maior será a relevância da sua marca.” (saiba mais: Engajamento: o que é, para que serve e como aumentá-lo?).

Após esta ponderação, comece a introdução que uma igreja em modo missão é engajada com a palavra de Deus e com sua missão, ou seja, ela tem compromisso com os objetivos traçados pelo seu Senhor, exatamente do que vai tratar o estudo 10. 

 

DICA DOIS

Dinâmica salva-vidas: Para explicar o item 1, que fala sobre ‘compromisso com a fé’, utilize alguns objetos que ilustram nossa necessidade da graça de Deus, como: colete salva-vidas, salva-vidas ou uma bóia. Com estes objetos, ensine sobre a necessidade que uma pessoa tem de ‘usá-los’, quando não sabe nadar ou precisa de socorro. 

Após essa explicação, diga que da mesma forma, os seres humanos precisam da graça de Deus, então uma igreja em modo missão, precisa reforçar seu compromisso com essa mensagem. Ao final, cite os seguintes textos bíblicos:

  • Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. (Hebreus 11:6)
  • Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5)

 

DICAS TRÊS: 

A importância de um tutor: Para ensinar sobre ‘compromisso de discipulado’, a lição fala sobre o papel de um ‘treinador’, assim, você pode aproveitar e perguntar à classe sobre professores e técnicos de times: sua função e importância no ensino e preparo das pessoas, e assim, faça conexão com o papel dos discipuladores e a importância de igrejas comprometidas com o discipulado.

 

DICAS QUATRO: 

Imagens ilustrativas: O item 3, que fala sobre o ‘compromisso com o chamado’, mostra três imagens que Paulo usou para falar do compromisso que os discípulos de Cristo devem ter com Ele, consigo mesmo, com os eleitos (item 4), com o ensino (item 5) e a santidade (item 6); Ponha estas imagens nos slides ou envie-as aos seus alunos para explicação na aula. 

Por: Editora Promessa. 

 

Notícias