Nas dicas da semana você tem: a dinâmica “o orgulho destrói”, a localização atual das nove nações e as ênfases do conteúdo.
DICA UM – Dinâmica “o Orgulho destrói”
Um pecado foi determinante para o juízo de Deus sobre as nove nações em estudo: o orgulho. Portanto, sugerimos uma dinâmica para mostrar como esse sentimento é contrário a uma vida que Jesus deseja que tenhamos.
Material:
02 figuras de gangorra
01 balão
Papéis pequenos
01 caneta
Modo de fazer:
– Coloque num quadro, cartolina, ou ainda na imagem do datashow, a figura de uma gangorra desequilibrada.
– Fale que quando uma pessoa está cheia de orgulho é como se ela estivesse no alto da gangorra.
Então, nesse momento, coloque o nome ORGULHOSO no alto da gangorra, ou exiba a imagem. O orgulhoso está cheio de coisas mesquinhas e enxerga as pessoas do alto, considerando-as de pouco valor. Então, peça que a classe fale três nomes de ações orgulhosas, além dos nomes das nove nações (tente escrever três em cada 3 papéis, e no total, serão seis tiras pequenas), e ponha-os dentro do balão.
Depois, comece a encher o bolão e fale: o orgulhoso está cheio destas coisas e está inchado de vaidade e pensamento mesquinhos.
– Leia Pv 16.18 “O orgulho leva a destruição e a arrogância conduz à queda”.
– Nesse momento, estoure a bola e mude a posição do ORGULHOSO de lugar na gangorra, agora na parte baixa (conforme imagem), enfatizando sua queda; leia os papéis para reforçar o assunto.
Gangorra equilibrada
– Agora, apresente uma gangorra em equilíbrio (ver imagem)
– Coloque a palavra JESUS no centro da gangorra.
– Fale: Devemos observar o exemplo de Jesus para termos equilíbrio.
Link com a lição: As nações do estudo confiaram em suas riquezas, exércitos e ídolos, Deus as repreendeu com o objetivo de mostrar-se a elas também. O orgulho nunca é bom!
Fonte: EBD Interativa/Adaptada.
DICAS DOIS – Localização atual das nove nações
Segundo a Bíblia Arqueológica (Ed. Vida), há localizações próximas e/ou exatas para as nove nações citadas no estudo:
Item 1:
– Egito (moderno).
– Filisteus, provavelmente a atual faixa de Gaza.
Item 2:
– Moabe e Amom eram provavelmente regiões onde situa-se a atual Jordânia.
Item 3:
– Damasco é na Síria.
– Edom, provavelmente atual Jordânia.
Item 4:
– Quedar e Hazor, embora não existam mais, há lugares com características semelhantes, em desertos no Oriente Médio e Norte da África.
– Elão, situava-se provavelmente na parte sul do Irã moderno.
Ideia: insira nos slides, um mapa do mundo para mostrar os países; ou peça que os alunos pesquisem, na hora da aula, no Google; você pode também imprimir um mapa para ajudar na visualização.
DICAS 3 – Ênfases do conteúdo
No estudo 11, você vai perceber que há palavras-chave que ajudam a direcionar melhor o conteúdo em aula: #Orgulho #Soberba #Idolatria são termos que repetem-se nos itens e textos bíblicos, contemplados nesta lição.
Importante dar ênfase ao propósito do juízo divino, que não apenas serve à destruição, mas a manifestação do poder de Deus, com vistas ao conhecimento dele a estes povos.
Por: Editora Promessa.