Skip to content

DICAS DA LIÇÃO 11 – O Servo do Senhor

Confira as dicas de vídeos e duas dinâmicas para aula da Escola Bíblica. 

 

DICA UM: VÍDEO EM ANIMAÇÃO – O SERVO SOFREDOR 

Abra sua aula exibindo no datashow ou enviando previamente para seus alunos assistirem, o vídeo “O Servo sofredor”. Ele é uma narração em formato de animação que conta os últimos momentos de vida terrena do Salvador: desde a sua morte até a ressurreição. 

Após assistirem, pergunte a sua turma, quais as impressões e reflexões que eles tiveram ao ver as cenas e o que sentem e pensam ao lerem Isaías 53, um dos capítulos que fala do Servo sofredor, tema da aula 11. Assista aqui: 

 

DICA DOIS: DINÂMICA LUZ CONTÍNUA

Os dois primeiros tópicos enfatizam bastante a figura da luz como ilustração para o ministério de Jesus Cristo, Luz para as nações. E foi para cumprir esse propósito que Ele veio. Ele veio iluminar com a luz de Deus (figura da salvação): Ler Isaías 50:10. Neste momento, chame um aluno e acenda uma lanterna, pode ser de celular, mirando em alguma pessoa (direcionar a luz na cabeça, não nos olhos), para mostrar que assim Deus faz com os que dependem Dele: ilumina os seus passos e traz luz à sua vida. 

Já os que creem em si mesmos, que confiam em suas obras para se salvar, rejeitam a luz de Deus e tentam se iluminar com a sua própria: ler Isaías 50:11. Depois, peça que um aluno cuidadosamente risque um fósforo, e fale que ele irá acender e se apagar rapidamente; assim, é todo aquele que depende de si mesmo e rejeita a luz de Deus.

Conclusão: é melhor andar na luz do Senhor, mesmo em trevas como diz o profeta, do que seguir os próprios caminhos e ir na direção contrária de Deus.

 

DICA TRÊS: Dinâmica Mesa preparada

Um dos textos mais belos do livro profético é o de Isaías 55:1-3, em que, por meio de um banquete, Deus chama pecadores a participarem de graça de sua salvação. Para tornar o convite mais visível, como sugere a aplicação 1, coloque em uma mesa algumas das comidas e bebidas que o texto menciona (você deve pedir antes do dia da aula que cada aluno traga um alimento): leite líquido, pão, suco de uva, uvas em cacho, água e achocolatado (e outros que desejar).

Na hora da aula, ao chegar nessa parte, cite os alimentos e peça que cada aluno responsável leve-os à mesa. Depois, explique que, figuradamente, é isso que o Senhor faz: nos convida de graça para nos alimentarmos, numa figura da salvação que Ele oferece por meio do Servo Sofredor. Termine dizendo que é nosso dever compartilhar deste banquete com quem tem fome e precisa conhecer a Deus.

Por: Editora Promessa e APC Jornalismo. 

Notícias