Skip to content

DICAS DA LIÇÃO 11 – SOMOS IGREJA: “Ser igreja é… Cultivar relacionamentos santos”


1. Professor, essa lição vai demonstrar a importância do crente cultivar relacionamentos santos. Para ajudar, aproveite para baixar os slides desta lição que estão disponíveis em http://portaliap.org/slides-licao-somos-igreja/. Além disso, aproveite também os comentários adicionais que estão disponíveis no portal IAP (http://portaliap.org/wp-content/uploads/2015/07/301-2013-abr-jun_COMENTARIOS-ADICIONAIS-Ok.pdf) e que vão abordar a questão da sujeição uns aos outros, da sujeição entre marido e mulher, e a relação entre pais e filhos. Esses comentários auxiliarão no desenvolvimento da lição.
2. No tópico 1, divida sua classe em grupo de duas ou três pessoas, e peça que eles debatam e depois compartilhem com a classe sobre a seguinte questão: como podemos colocar em prática o princípio bíblico de termos que nos sujeitarmos uns aos outros no temor de Cristo? É importante que os alunos compreendam que a sujeição que Deus requer de cada um de nós está baseada no respeito mútuo e no amor ao próximo.
3. No tópico 2, Marido e Esposa, você pode convidar um casal de sua igreja que viva um relacionamento baseado na palavra de Deus, no amor, no companheirismo e na submissão. Peça que eles reforcem que para viver um relacionamento conjugal santo, é fundamental que o casal seja submisso a Cristo, que o marido ame a esposa de forma sacrificial como Jesus ama a igreja e que a esposa seja submissa ao marido. A mulher desse casal pode frisar que ser submissa não significa ser inferior, mas quer dizer caminhar juntos, enfrentando os obstáculos da vida, sempre respeitando e sendo fiel à liderança do marido.
4. Ao abordar o tópico 3, Pais e Filhos, você pode passar o vídeo que está disponível no youtube em http://www.youtube.com/watch?v=F_CIt09ulqw. Esse vídeo vai abordar a questão do tempo, como um fator da vida do ser humano que não volta. Comente que pais e filhos que possuem um relacionamento santo sabem aproveitar o tempo da melhor forma possível, para a glória de Deus! Por isso, é importante a obediência dos filhos aos pais, e que estes disciplinem e admoestem seus filhos no temor do Senhor.
5. Ao abordar o tópico 4, Patrões e Empregados, compare os avanços que os empregados alcançaram ao longo da história (como carteira de trabalho, jornada de oito horas, férias, décimo-terceiro). Esclareça que todos esses avanços são importantes na relação patrão-empregado, mas o principal é que entre um e outro haja respeito, combate à exploração e sinceridade. Essa é a vontade de Deus. Que por meio dessa lição, seus alunos sejam motivados a cultivar relacionamentos santos para que Cristo seja glorificado por meio de nossas vidas e por meio de nossos relacionamentos.

Notícias